Resistência do ventilador do radiador
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Resistência do ventilador do radiador
Olá monzeiros, descobri que meu veículo só funciona na segunda velocidade do ventilador que refrigera o radiador! A pergunta é, adianta instalar a resistência para ele funcionar com menos barulho? Tipo ela baixa para 9v? sempre quis saber!! Porque se for para ela diminuir muito pouco a potência nem coloco!! (Sei que esse é um assunto polêmico)..
Agradeço quem puder me responder essa pergunta!!
Agradeço quem puder me responder essa pergunta!!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Re: Resistência do ventilador do radiador
Seu carro tem A/C?..................................................................................
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Davi, não foi fabricado Monza Class ano 95 modelo 96. Atualize seu perfil.
Somente os Monza com A/C de fábrica é que possui duas velocidades na ventoinha do radiador. Sem o equipamento, a ventoinha só funciona em uma velocidade.
Quando tem as duas velocidades, além da resistência, tem mais um relê e, no caso do Monza EFI, a primeira e segunda velocidade são controladas pela UCE.
Abs,
Carlos Freire
Somente os Monza com A/C de fábrica é que possui duas velocidades na ventoinha do radiador. Sem o equipamento, a ventoinha só funciona em uma velocidade.
Quando tem as duas velocidades, além da resistência, tem mais um relê e, no caso do Monza EFI, a primeira e segunda velocidade são controladas pela UCE.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Atualizado Carlos!
Ele possui ar condicionado, mas o dono me falou que não tinha e colocou.... preciso verificar se a informação dele é verdadeira... estou com o carro desde janeiro apenas...!!
A dúvida é porque só existe a segunda velocidade que faz um imenso barulho e queria colocar a resistência para diminuir... por isso a grande dúvida... penso que com a resistência baixe para 9v ou algo do gênero!!
Abraços!!
Ele possui ar condicionado, mas o dono me falou que não tinha e colocou.... preciso verificar se a informação dele é verdadeira... estou com o carro desde janeiro apenas...!!
A dúvida é porque só existe a segunda velocidade que faz um imenso barulho e queria colocar a resistência para diminuir... por isso a grande dúvida... penso que com a resistência baixe para 9v ou algo do gênero!!
Abraços!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Davi, verifique se o A/C é original ou adaptado. O adaptado, raramente o pessoal colocam tudo que é preciso para uma boa adaptação.
A ventoinha, hélice da ventoinha e radiador dos modelos com A/C são diferentes dos modelos sem esse equipamento.
Sendo a hélice maior e de 5 pás, e radiador próprio, se consegue um fluxo de ar maior, por isso é possível usar velocidade reduzida. Se usar a hélice menor e de 4 pás, radiador diferente, diminui o fluxo e se diminuir a velocidade, pode complicar a refrigeração do motor.
Abs,
Carlos Freire
A ventoinha, hélice da ventoinha e radiador dos modelos com A/C são diferentes dos modelos sem esse equipamento.
Sendo a hélice maior e de 5 pás, e radiador próprio, se consegue um fluxo de ar maior, por isso é possível usar velocidade reduzida. Se usar a hélice menor e de 4 pás, radiador diferente, diminui o fluxo e se diminuir a velocidade, pode complicar a refrigeração do motor.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Meus caros, descobri que foi instalado realmente o ar condicionado. Mas pelo que vi as peças são originais...
Só tem um problema... O cebolão do ar condicionado é de uma fase, ou seja, ao chegar na temperatura de 82 graus ele dispara até cair para 77.... o que vocês acham? queria resgatar a originalidade... Tem como deixar as duas velocidades? afinal... a diferença da primeira para a segunda qual é? 9v para 12v? algo do genero?
Abraços!!!
Só tem um problema... O cebolão do ar condicionado é de uma fase, ou seja, ao chegar na temperatura de 82 graus ele dispara até cair para 77.... o que vocês acham? queria resgatar a originalidade... Tem como deixar as duas velocidades? afinal... a diferença da primeira para a segunda qual é? 9v para 12v? algo do genero?
Abraços!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Se o ar é adaptado, nunca ficará igual ao original, que tem muitas mudanças na carroceria, coxins de motor, instalação elétrica, radiador, ventoinha e hélice da ventoinha, acionamentos e no caso do Monza EFI, monitoramento pela UCE, que desliga o A/C em regime de emergência.
No Monza EFI, não é cebolão do radiador mesmo sem A/C.
Verifique as instruções já passadas nesse tópico.
Se a ventoinha e hélice da ventoinha forem para aplicação sem A/C, o fluxo de ar será menor e se diminuir esse fluxo, pode ter problemas com arrefecimento do motor.
Abs,
Carlos Freire
No Monza EFI, não é cebolão do radiador mesmo sem A/C.
Verifique as instruções já passadas nesse tópico.
Se a ventoinha e hélice da ventoinha forem para aplicação sem A/C, o fluxo de ar será menor e se diminuir esse fluxo, pode ter problemas com arrefecimento do motor.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Entendi, mas tenho outra pergunta agora que prestei atenção ao sistema!
Percebi que quando o ponteiro chega na metade do painel o sistema "cebolão" dispara os ventiladores e os deixa lá em baixo... é normal ele ficar assim ou manter a temperatura sempre no mesmo local?
Teoricamente não era para manter a temperatura em um local?
Obrigado pelas respostas!!!
Percebi que quando o ponteiro chega na metade do painel o sistema "cebolão" dispara os ventiladores e os deixa lá em baixo... é normal ele ficar assim ou manter a temperatura sempre no mesmo local?
Teoricamente não era para manter a temperatura em um local?
Obrigado pelas respostas!!!