Resistência do ventilador do radiador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
DaviLopes
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Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por DaviLopes »

Olá monzeiros, descobri que meu veículo só funciona na segunda velocidade do ventilador que refrigera o radiador! A pergunta é, adianta instalar a resistência para ele funcionar com menos barulho? Tipo ela baixa para 9v? sempre quis saber!! Porque se for para ela diminuir muito pouco a potência nem coloco!! (Sei que esse é um assunto polêmico)..

Agradeço quem puder me responder essa pergunta!!
teste
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por teste »

Seu carro tem A/C?..................................................................................
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
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Carlos A. Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Davi, não foi fabricado Monza Class ano 95 modelo 96. Atualize seu perfil.

Somente os Monza com A/C de fábrica é que possui duas velocidades na ventoinha do radiador. Sem o equipamento, a ventoinha só funciona em uma velocidade.

Quando tem as duas velocidades, além da resistência, tem mais um relê e, no caso do Monza EFI, a primeira e segunda velocidade são controladas pela UCE.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por DaviLopes »

Atualizado Carlos!

Ele possui ar condicionado, mas o dono me falou que não tinha e colocou.... preciso verificar se a informação dele é verdadeira... estou com o carro desde janeiro apenas...!!

A dúvida é porque só existe a segunda velocidade que faz um imenso barulho e queria colocar a resistência para diminuir... por isso a grande dúvida... penso que com a resistência baixe para 9v ou algo do gênero!!

Abraços!!
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Carlos A. Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Davi, verifique se o A/C é original ou adaptado. O adaptado, raramente o pessoal colocam tudo que é preciso para uma boa adaptação.
A ventoinha, hélice da ventoinha e radiador dos modelos com A/C são diferentes dos modelos sem esse equipamento.
Sendo a hélice maior e de 5 pás, e radiador próprio, se consegue um fluxo de ar maior, por isso é possível usar velocidade reduzida. Se usar a hélice menor e de 4 pás, radiador diferente, diminui o fluxo e se diminuir a velocidade, pode complicar a refrigeração do motor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por DaviLopes »

Meus caros, descobri que foi instalado realmente o ar condicionado. Mas pelo que vi as peças são originais...

Só tem um problema... O cebolão do ar condicionado é de uma fase, ou seja, ao chegar na temperatura de 82 graus ele dispara até cair para 77.... o que vocês acham? queria resgatar a originalidade... Tem como deixar as duas velocidades? afinal... a diferença da primeira para a segunda qual é? 9v para 12v? algo do genero?


Abraços!!!
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Carlos A. Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o ar é adaptado, nunca ficará igual ao original, que tem muitas mudanças na carroceria, coxins de motor, instalação elétrica, radiador, ventoinha e hélice da ventoinha, acionamentos e no caso do Monza EFI, monitoramento pela UCE, que desliga o A/C em regime de emergência.
No Monza EFI, não é cebolão do radiador mesmo sem A/C.
Verifique as instruções já passadas nesse tópico.

Se a ventoinha e hélice da ventoinha forem para aplicação sem A/C, o fluxo de ar será menor e se diminuir esse fluxo, pode ter problemas com arrefecimento do motor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Resistência do ventilador do radiador

Mensagem não lida por DaviLopes »

Entendi, mas tenho outra pergunta agora que prestei atenção ao sistema!

Percebi que quando o ponteiro chega na metade do painel o sistema "cebolão" dispara os ventiladores e os deixa lá em baixo... é normal ele ficar assim ou manter a temperatura sempre no mesmo local?

Teoricamente não era para manter a temperatura em um local?

Obrigado pelas respostas!!!
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