Troca do Friso do Vidro

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rick1991
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca do Friso do Vidro

Mensagem não lida por Rick1991 »

Boa noite monzeiros!!

É com grande prazer que venho aqui postar meu primeiro tutorial... Coisa simples mas que podera ajudar.

Não reparem na pintura queimada do meu xodó

:D

Vamos começar com os materiais
1 Rolo de friso de 7 metros próprio para monza (jocar tem)
1 Tesoura
1Tira Grampo (desses de escritório)
1 Palheta 1mm (sim essas de tocar guitarra mesmo só que de 1mm)
1 balde com agua e detergente
1esponja
1 alicate (não foi usado)
E muita, mas muitaaaa paciência

Imagem

Bom primeiro vou explicar o porque de cada material.
A tesoura para cortarmos o friso na medida, o tira grampo para começarmos a retirar o friso e o acabamento de metal (mata junta), a palheta para fazermos o encaixe do novo friso agua e detergente para 2 coisas a primeira limpar a borracha e a segunda para facilitar o deslizamento da palheta pela borracha e a esponja para ajudar na limpeza claro :smt023

Bom mãos a obra:

1ºPasso- Retirar o mata junta e o friso, com cuidado para não "machucar" a borracha

Pra isso vamos usar o tira grampo, vamos enfiar ele rente ao friso velho e forçar para cima com cuidado, após retirarmos o mata junta vamos agora para o friso, apenas enfie o tira grampo por baixo entre o friso e a borracha e force pra cima, assim que a 1º pontinha sair, só puxar sem esforço que ele sai fácil!

Imagem
Imagem
Imagem

2ºPasso- Limpeza do local: Pegue o balde com agua, detergente e a esponjinha, molhe a esponja e esfregue o local use tbm a ponta da palheta para se retirar a sujeira que fica encrostada nos cantinhos e bordas.

Imagem
Imagem

3ºPasso- Colocação: Galera aqui varia muito o lado mais fácil de se colocar pq depende do estado da borracha de cada monza, no meu caso eu tive que testar, primeiro colocando a parte de baixo do friso e encaixando com a palheta por cima e depois colocando a parte de cima do friso e encaixando a parte de baixo... Terão que fazer o teste. Bom decidido qual maneira é melhor vamos para o encaixe

Imagem
Podem ver que aqui eu encaixei a parte de baixo

Coloque uma das partes do friso (de cima ou de baixo) dentro da borracha, molhe um pouco a borracha com a agua e sabão e comece a fazer um pouco de pressão no friso, pegue a palheta e enfie ela entre o friso e a borracha o suficiente para pegar o pedaço da borracha que estava por baixo do friso, nessa parte com calma agente vai fazer assim, levar a parte de cima da palheta em direção ao friso com calma e fazendo um pouco de pressão sobre ele, você vai perceber que a borracha sobe e já pega o encaixe do friso.

Imagem

Isso é bem complicadinho de fazer pois tem que fazer com calma para nao rasgar a borracha não usem o tira grampos para tentar encaixar o friso, ele é de metal e vai estragar todo o acabamento.

4ºPasso e ultimo - colocação do mata junta: Pior parte galera, pois não tem um jeito certo de colocar tem que ser por tentativa e erro. As dicas que eu dou são : Tentem colocar as "quinas" primeiro dentro da borracha... A ajuda de uma 2º pessoa para fazer pressão (que tem que ser um pouco grande) sobre a peça é indispensável.

Bom é isso, tutorial simples, mas que pode ajudar o pessoal que assim como eu não tinha nem ideia de como fazer hehe !!

Segue fotos de como ficou o serviço :lol:

Imagem
Imagem

Abraços a todos e boa noite :smt023
Monza sl/e vinho pintura original gasolina 4 portas completo.

Som Philips (upgrade recente)..Falantes traseiros Bomber Dub 150 wrms, super tweeter, triaxiais seleniun, 2 caixas dutadas com 2 subwoofer 160 wrms corneta e tweeter. Novo projeto de som 2 UXP em caixa dutada sob medida empurrados por sd1500.

Fotos aqui :D http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =33&t=6063
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Troca do Friso do Vidro

Mensagem não lida por teste »

Poxa o meu nao tem como coloca no vidro :(.. mas no parachoq tem uns buraco. sera que fica baum? o meu e vermelho goya
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Rick,

Não importa a simplicidade, o importante é que vai ajudar e encorajar outros amigos a deixarem seus Monzas OK!
Não tinha coragem de mexer em muita coisa até mesmo simples antes de conhecer o site, agora já dá pra fazer muita coisa!

Esses caras aqui tem um lema "Punk" na veia; (Faça você mesmo)!

Um abraço.
Rick1991
Membro GLS (Ní­vel 6)

teste escreveu:Poxa o meu nao tem como coloca no vidro :(.. mas no parachoq tem uns buraco. sera que fica baum? o meu e vermelho goya
Bom dia teste !

Olha o friso sempre da um destaque no carro, acho que ficaria bom sim !

Se resolver comprar para os para-choques compre 7 metros :smt023

Abraços

Som Philips (upgrade recente)..Falantes traseiros Bomber Dub 150 wrms, super tweeter, triaxiais seleniun, 2 caixas dutadas com 2 subwoofer 160 wrms corneta e tweeter. Novo projeto de som 2 UXP em caixa dutada sob medida empurrados por sd1500.

Rick1991
Membro GLS (Ní­vel 6)

Danieldsa15 escreveu:Rick,

Não importa a simplicidade, o importante é que vai ajudar e encorajar outros amigos a deixarem seus Monzas OK!
Não tinha coragem de mexer em muita coisa até mesmo simples antes de conhecer o site, agora já dá pra fazer muita coisa!

Esses caras aqui tem um lema "Punk" na veia; (Faça você mesmo)!

Um abraço.
Bom dia Daniel,

Eu fiz por minha conta em risco, pois não fazia nem ideia de como realizar a troca, fiz o tutorial pq sei que muitos assim como eu tem vontade de trocar e não sabe como fazer !

Sempre que puder vou fazer esses tutoriais "simples" para ajudar meus amigos...

Obrigado pelo apoio :smt023

Abraços e bom ano novo pra vc

gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Mneiro o tuto !! vai ajudar muita gente !!! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
teste

Mensagem não lida por teste »

Rick1991 escreveu:
teste escreveu:Poxa o meu nao tem como coloca no vidro :(.. mas no parachoq tem uns buraco. sera que fica baum? o meu e vermelho goya
Bom dia teste !

Olha o friso sempre da um destaque no carro, acho que ficaria bom sim !

Se resolver comprar para os para-choques compre 7 metros :smt023

Abraços
7 metros so parachock? ou da pra coloca na lateral tb?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
david crozeta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

Boa... :smt023
Esses frisos fazem uma diferença enorme no visual...e pra trocar assim no lugar é difícil mesmo...
Com o para brisa fora se torna bem mais fácil....mas dificilmente alguém vai querer tirar o para brisas só pra trocar esse filete....

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder