lampada indicadora temperatura
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
lampada indicadora temperatura
galera to querendo uma informação sobre aquela lampada que fica no painel e ascende quando a temperatura sobe. Estou com esse problema ha muito tempo. A minha esta acendendo antes do ponteiro de temperatura chegar ao meio e o carro tambem não ferve.
Minha pergunta e a seguinte: o que faz ela acender e algum rele, (se for onde fica) ou é algum sensor (e onde fica). Meu carro esta sem a válvula termostática, em cima dela leva um sensor será que é esse sensor que ta fazendo ela ficar maluca, ´por falta da válvula termostática, ou algum entupimento da passagem de água.
Minha pergunta e a seguinte: o que faz ela acender e algum rele, (se for onde fica) ou é algum sensor (e onde fica). Meu carro esta sem a válvula termostática, em cima dela leva um sensor será que é esse sensor que ta fazendo ela ficar maluca, ´por falta da válvula termostática, ou algum entupimento da passagem de água.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: lampada indicadora temperatura
coloca o perfil do seu carro que fica melhor te ajudar amigo. :smt023
pois dependendo do ano o rele muda de lugar
pois dependendo do ano o rele muda de lugar
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Injeção: EFi
Roberto Bomba escreveu:galera to querendo uma informação sobre aquela lampada que fica no painel e ascende quando a temperatura sobe. Estou com esse problema ha muito tempo. A minha esta acendendo antes do ponteiro de temperatura chegar ao meio e o carro tambem não ferve.
O sensor é o que fica no cabeçote. Ele informa o mostrador do painel e o relé que fica atrás do fusiveis. (relé de alta temperatura O código dele é 52267685 e o seu correspondente da marca DNI é 0343.)
Agora o sistema da luz de advertência de alta temperatura...
-O pino S recebe sinal do SENSOR de baixa temperatura no cabeçote (03439088).
-E o relé verifica este sinal e qdo o motor está aquecendo o relé manda sinal para a Lâmpada de alta temperatura do motor pelo pino L.
Então quem comanda a lâmpada é esse relé que está recebendo sinal do sensor de baixa temperatura no cabeçote.
(leloy)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- samukanj
- Membro SL/E (Nível 3)
alem doque os amigos citaram acima tambem deve colocar a valvula termostatica o mais rapido possivel, pois andar sem ela e prejudicial ao motor.
-
- Membro GL (Nível 2)
Bom dia !!!
O meu tuba tem o mesmo problema, gostaria de saber do amigo wadir, se devo começar trocando o sensor, ou o relé ? :smt017
desde já agradeço.
abraços !!!
O meu tuba tem o mesmo problema, gostaria de saber do amigo wadir, se devo começar trocando o sensor, ou o relé ? :smt017
desde já agradeço.
abraços !!!
A maior virtude do vencedor é nunca desistir.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Injeção: EFi
Fa Sobral, se vc tiver um multímetro vc pode testar o sensor de temperatura do cabeçote.FaSobral escreveu:Bom dia !!!
desde já agradeço.
abraços !!!
Abaixe o vidro, (para evitar de trancar a porta com o vidro fechado e a chave dentro)

destrave o capô,
vire a chave no 1º estágio
Com o multímetro em 20 V, coloque a ponta preta no negativo da bateria e a vermelha no terminal (fio verde)que é encaixado no sensor
Com o motor frio-frio pela manhã deve acusar entre 7,65 a 7,20V
Ligue o motor e faça algumas medições inclusive no momento que acionar a ventoinha e as voltagens que encontrará está na figura abaixo
admite-se uma variação de mais ou menos 10%.
Se estiver correspondendo o sensor está bom. Caso não troque-o que custa baratinho R$ 15,00 máximo PORÉM, troque-o quando o motor estiver frio
coloque um pouco de desengripante e desatarrache-o com cuidado para não quebrar a rosca. Tem que estar frio pq a contração/expansão do latão é
diferente do alumínio onde está alojado. Ao colocar o novo não precisa apertar muito... encoste no dedo e dê um leve aperto com a chave.
Lembrando que é o sensor de temperatura que fica no cavalete da Válvula Termostástica que envia o sinal para a UCE acionar/desligar a ventoinha.

Se o sensor estiver bom, tem que verificar o relé que deve custar +/- 35,00
Editado:
Para a medição ficar confortável é possivel conectar 1,5m de fio fino no terminal que é encaixado no sensor e trazê-lo
para a cabine (faça com atenção para evitar curto), e o negativo pegar do acendedor ou da porta perto do interruptor (por exemplo).
Conecctar a pontas de prova do multímetro nestes fios e confortavelmente observar o mostrador no painel.
Editado pela última vez por waldir em 05 Jan 2012, 09:03, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
Vlw !!!!
vou fazer os testes.
obrigado pela ajuda!
abraços
vou fazer os testes.
obrigado pela ajuda!
abraços

A maior virtude do vencedor é nunca desistir.
-
- Membro GL (Nível 2)
Obrigado pela dica. Vou trocar o rele, pois fiz o cabeçote que estava entrando água no 1 cilindro e aproveitei para trocar o sensor, pois o problema tbem estava acontecendo com o sensor antigo.