Como ele é álcool / GNV, você pode aumentar a taxa de compressão para melhorar a eficiência nos dois combustíveis (se fosse gasolina / GNV ficaria mais complicado de chegar a um número intermediário que funcionasse bem nos dois).
A forma mais barata de se fazer isso é rebaixando o cabeçote. Como seu carro é original à álcool, já parte de 12:1. Eu mandaria para uns 14:1 (ainda longe do ideal para rodar com GNV, mas já vai ficar bem melhor que os 12:1 originais).
É preciso tirar o cabeçote, buretar e calcular o quanto deve ser desbastado para atingir esta taxa. ACREDITO que deve encontrar algo perto de 1,5mm em relação ao standard.
O procedimento é simples. Mas nem por isso pode ser feito por qualquer mexânico. E se não tiver surpresas desagradáveis ao abrir o motor (é bom estar preparado para i$$o), creio que consiga resolver com uns R$1.000, entre peças (jogo de juntas, basicamente), mão-de-obra e revisão/retífica do cabeçote.
Mas lembre-se que com isso, o sistema de ignição será mais exigido e pode começar a ter problema com falhas e com o isolamento dos cabos. Mas pode deixar para investir nisso em um segundo momento, se a grana estiver curta.
E esta medida melhora o desempenho e o consumo, já que deixa o motor mais eficiente.
