Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
bugnet
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 226
Registrado em: 07 Mai 2013, 23:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por bugnet »

Amigos, depois de quase 10 anos de posse do carro, um carro que já peguei surrado, e surrei um pouco mais, tive de deixar no tempo (por conta de nao ter garagem onde morava), batida, troca e sumiço de algumas peças, outras que nunca teve, algumas coisas que nunca funcionaram, bom, basicamente não é um restauro, pois não viso transformar num igual ou parecido a 0km, é por ora apenas uma recuperação, principalmente das partes mais criticas, que são sensiveis ao tempo seja em questão de dificuldade de achar, problema por apodrecimento/enferrujamento, etc etc, e por isso tenho muitas DUVIDAS que peço ajuda e orientação.

1 - A tampa traseira, fora o furo do brucutu, limpador traseiro e furos do aerofolio, é igual a do hatch certo ?
pergunto pois minha tampa está completamente podre, quando peguei o carro ela ja tinha sinais, hoje o que ela não tem é chances, comprei uma tampa do hatch nova e pretendo utiliza-la;

2 - O meu aerofolio está mega judiado, eu ja tenho um novo pra subsituir ele, mas pergunto, qual a melhor forma de fazer os furos na tampa, dar fundo, pintar, enfim, prepara-la pra não ter mais problemas de apodrecimento futuros ?
pergunto porque vi no topico de outras restaurações e recuperações uso de varios materiais, mas nada detalhado pra explicar pro funileiro como proceder, se alguem (inclusive desses que fizeram esses trabalhos) puder indicar um funileiro, me interesso;

3 - Os amortecedores da tampa do meu nunca suportaram o ENORME peso da tampa + limpador traseiro + fechadura + aerofolio + uma jamanta que deve ter amarrada ali, consultando CEP CHEV vi o codigo de peça e todos que acho são ´exceto S/R´, então qual o correto pro S/R ? cheguei a ver indicação de modelo pra outros carros até pra uso no S/R, se nao achar os corretos, quais ?

4 - Os Adesivos da tampa traseira, alguem sabe quem faz, ou tem disponivel ?
o carro é preto, os adesivos devem ser vermelhos;

5 - Os amortecedores do carro vi em algum lugar indicações de ´exceto S/R e Automatico´, preciso trocar os quatro, existe algum codigo especial do S/R pra essas peças ou alguem sabe onde encontrar ?
esse carro peguei rebaixado, arrumei mas mantive rebaixado, até não dar mais e hoje ele é torto (frente alta demais como no monza sl/e) implorando por correção;

6 - Os frisos laterais vermelhos, alguem sabe onde encontro ou alguem que vende ?
atualmente ele tem alguns vermelhos, outros pedaços pintados e com a tinta saindo, tenho alguns pedaços disso guardado nas minhas peças mas não creio que valha a pena;

7 - Quanto vale o show por uma antena elétrica pra esse carro ?
essa é uma das peças que sumiu numa reforma de batida, o funileiro deu fim no negocio e danou-se tudo;

8 - O escapamento desse carro, é mais fácil mandar fazer em casa de escapamento que molde tubos ou ainda é possivel encontrar pra troca ? o tubo seria de 2" ?
a 10 anos na minha mão e um pouco antes já com o antigo dono, ele está com os resistentes (a corrosão e ao rebaixamento) Mastra original, mas do hatch, fino como canudo de suco;

9 - Vidros, riscados, marcados de estrada (areia, pedra), trocar ou é possivel polir e recuperar ? o Desembaçador é recuperável/reformável ?
desde sempre o vidro dianteiro é cheio de furinhos de estrada, e os laterais riscados por borracha de vidro suja;

Agradeço qualquer informação, pretendo que meu S/R tambem entre pra lista dos mais proximos de estarem decentes e apresentaveis dentro de um ano ou dois !
Monza S/R 1988/88 Black Onix em fase de personalizaçào e recuperação - Fotos
Renault Logan Privilége 2009/09 1.6 8v High Torque Prata
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, quando eu comprei meu monza há quase 10 anos, eu vi o seu blog, fantástico. Tenho um amigo ai de SP que gosta bastante de SR, talvez vc o conheça, o Rafael Santos, cara muito gente boa! Ele já teve um SR branco turbo, a coisa mais linda do mundo.... e ajudou muito na restauração daquele SR prata que tem as fotos no Monza Clube.

Vamos as respostas:

1 - A tampa traseira, fora o furo do brucutu, limpador traseiro e furos do aerofolio, é igual a do hatch certo ?
pergunto pois minha tampa está completamente podre, quando peguei o carro ela ja tinha sinais, hoje o que ela não tem é chances, comprei uma tampa do hatch nova e pretendo utiliza-la;

Ao que tudo indica, com a exceção dos furos comentados por vc, a tampa é a mesma!

2 - O meu aerofolio está mega judiado, eu ja tenho um novo pra subsituir ele, mas pergunto, qual a melhor forma de fazer os furos na tampa, dar fundo, pintar, enfim, prepara-la pra não ter mais problemas de apodrecimento futuros ?
pergunto porque vi no topico de outras restaurações e recuperações uso de varios materiais, mas nada detalhado pra explicar pro funileiro como proceder, se alguem (inclusive desses que fizeram esses trabalhos) puder indicar um funileiro, me interesso;

O Ideal é furar antes de preparar a tampa. Faz todos os furos que julgar necessário, depois faz o procedimento de proteção, preparação e pintura. Esse processo se resume no seguinte: remova toda aquela tinta preta que vem na tampa, quando nova, para isso use removedor pastoso. Lixe toda a tampa, até ela ficar literalmente brilhando, desengraxe tudo muito bem, para em seguida aplicar o WASHPRIMER, é esse produto que vai dar proteção à lata!!!! Em seguida primer de enchimento, usa-se primer PU de boa marca, depois faça o controle de lixamento, terminada essa etapa, aplique tinta e verniz. Antes de montar o aerofólio, aplica algum produto tipo anti-ruste nos furos que vc fez na tampa, para prevenir a corrosão. Faça o mesmo na parte interna da tampa, com o auxílio de uma pistola, aplique anti-ruste, ou produto similar, por toda extensão interna da tampa. Pode aplicar sem dó, até ficar pingando, que nunca mais vc vai se incomodar com ferrugem.

3 - Os amortecedores da tampa do meu nunca suportaram o ENORME peso da tampa + limpador traseiro + fechadura + aerofolio + uma jamanta que deve ter amarrada ali, consultando CEP CHEV vi o codigo de peça e todos que acho são ´exceto S/R´, então qual o correto pro S/R ? cheguei a ver indicação de modelo pra outros carros até pra uso no S/R, se nao achar os corretos, quais ?

Os amortecedores da pálio weekend, salvo engano, servem perfeitamente, tanto em extensão, encaixe, como na pressão!

4 - Os Adesivos da tampa traseira, alguem sabe quem faz, ou tem disponivel ?
o carro é preto, os adesivos devem ser vermelhos;

Não é original, mas serve: http://www.olddesign.com.br/comercio/ad ... vrolet.php

5 - Os amortecedores do carro vi em algum lugar indicações de ´exceto S/R e Automatico´, preciso trocar os quatro, existe algum codigo especial do S/R pra essas peças ou alguem sabe onde encontrar ?
esse carro peguei rebaixado, arrumei mas mantive rebaixado, até não dar mais e hoje ele é torto (frente alta demais como no monza sl/e) implorando por correção;

Amortecedor pro SR não acha mais. Pode colocar os comuns, mas ai o carro fica mole demais, ou então mandar fazer um sob medida, com mais pressão, diria uns 20% a mais de pressão! Fica excelente

6 - Os frisos laterais vermelhos, alguem sabe onde encontro ou alguem que vende ?
atualmente ele tem alguns vermelhos, outros pedaços pintados e com a tinta saindo, tenho alguns pedaços disso guardado nas minhas peças mas não creio que valha a pena;

Esse é "difícil", mas eu já vi por aqui. Se vc não achar ai, posso ver pra vc. Mas o que eu vi, é do escort, não sei se é o mesmo!

7 - Quanto vale o show por uma antena elétrica pra esse carro ?
essa é uma das peças que sumiu numa reforma de batida, o funileiro deu fim no negocio e danou-se tudo;

Vc ainda acha antena elétrica.... o preço vai variar de 100 a 300 reais. No mercado livre tem algumas unidades...

8 - O escapamento desse carro, é mais fácil mandar fazer em casa de escapamento que molde tubos ou ainda é possivel encontrar pra troca ? o tubo seria de 2" ?
a 10 anos na minha mão e um pouco antes já com o antigo dono, ele está com os resistentes (a corrosão e ao rebaixamento) Mastra original, mas do hatch, fino como canudo de suco;

Parece que tem uma empresa que fabrica, eu acho que a empresa se chama "tuper", mas não tenho certeza

9 - Vidros, riscados, marcados de estrada (areia, pedra), trocar ou é possivel polir e recuperar ? o Desembaçador é recuperável/reformável ?
desde sempre o vidro dianteiro é cheio de furinhos de estrada, e os laterais riscados por borracha de vidro suja;

Não vale a pena recuperar. Ou deixa como está, ou troca por novos. Se recuperar, pode ser o que os vidros fiquem com "grau", pois o lixamento pode criar degraus. Sem falar que esse procedimento é BEM caro... se Eu fosse vc, não mexeria. A não ser que os vidros estejam realmente BEM feios...

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
bugnet
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 226
Registrado em: 07 Mai 2013, 23:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por bugnet »

Diego vou ver se tiro foto dos vidros e video pra voce entender, realmente não tá legal, amanha vou na duque caçar os frisos e mexer no meu ´guardadinho´ de peças a procura tambem (acho que la so tem do parachoques), tinha visto falar dos da palio weekend tambem, vamos ver, a tampa é o que mais me preocupa vou tomar nota desses procedimentos, pois isso é pra fazer uma vez só e nunca mais, já os amortecedores, nunca vi fazer sob medida, isso vale pros diant e tras ? aqui do lado tem varias empresas que mexem com isso (Drift suspension, é onde foi feito da ultima vez - No Batente e outras) mas nunca vi fazer assim, obrigado pelas dicas !
Monza S/R 1988/88 Black Onix em fase de personalizaçào e recuperação - Fotos
Renault Logan Privilége 2009/09 1.6 8v High Torque Prata
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por xande do abv »

depois dessa vou dar boa sorte ao bugnet :smt023 e um parabens ao diego paiva pelo o empenho ,paciência e dedicação ao amigo Bugnet e aos outros monzeiros como sempre dando sua ajuda :smt023 :smt023 :smt023 :smt023
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por Murillo »

bugnet escreveu:Diego vou ver se tiro foto dos vidros e video pra voce entender, realmente não tá legal, amanha vou na duque caçar os frisos e mexer no meu ´guardadinho´ de peças a procura tambem (acho que la so tem do parachoques), tinha visto falar dos da palio weekend tambem, vamos ver, a tampa é o que mais me preocupa vou tomar nota desses procedimentos, pois isso é pra fazer uma vez só e nunca mais, já os amortecedores, nunca vi fazer sob medida, isso vale pros diant e tras ? aqui do lado tem varias empresas que mexem com isso (Drift suspension, é onde foi feito da ultima vez - No Batente e outras) mas nunca vi fazer assim, obrigado pelas dicas !
Bugnet,

Os amortecedores da tampa pode colocar da Palio Weekend 98, coloquei esses no meu e servem perfeitamente. A pressão é bem maior e terá uma boa longevidade.

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Acompanhando e aguardando photos :smt023
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

A galera aí acima disse tudo, principalmente o Diego, que desconfio que já deve ter restaurado algum S/R...kkkkkk

Quanto aos frisos vermelhos para o S/R:
Para-choques: vc encontra no ML
Frisos vermelhos para os apliques: esse esquece, non exziste!!! kkkk...vc pode achar um pedaço ou outro, mas não todos. Dicas: use o do Escort XR-3. É um pouco mais grosso, mas entra (sem trocadilhos pessoal...kkkkk). Tem também a dica do Malagoli, que acho que fica até melhor: compra o friso do SL/E (cromado) e cobre com fita isolante de boa qualidade na cor vermelha.

Na questão do aerofólio, o Diego falou tudo também. Acrescentaria o seguinte: quando for instalar a peça, circule os furos com massa de calafetar, de modo que quando ele seja assentado sobre a tampa os furos sejam vedados. Adicionalmente, use protetivo ceroso (anti-rust) por dentro de toda a tampa. Daí, o mundo vai acabar daqui a 4 bilhões de anos, mas a sua tampa vai continuar sem ferrugem!kkkkkk - a propósito: a tampa do SR e do hatch normal são a mesma coisa, exceto pelos furos para o aerofólio, limpador e brucutu. Pode procurar num desmanche e comprar sem medo. O difícil é achar. Para o 88 eu comprei uma de hatch, que estava perfeita e toda lubrificada por dentro (talvez por isso estivesse perfeita).
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
bugnet
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 226
Registrado em: 07 Mai 2013, 23:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Recuperação S/R 88 1a parte - 9 duvidas

Mensagem não lida por bugnet »

Murillo escreveu: Bugnet,

Os amortecedores da tampa pode colocar da Palio Weekend 98, coloquei esses no meu e servem perfeitamente. A pressão é bem maior e terá uma boa longevidade.

Abs
Vou procurar, poxa, minha mãe vendeu uma palio weekend 97/98 esses dias rsrs :)
eduardo_saura escreveu:Acompanhando e aguardando photos :smt023
provavelmente vou abrir outro tópico pra detalhar o processo, aqui vão ser só as do antes mesmo, valeu !
Evandro Monza SR escreveu:A galera aí acima disse tudo, principalmente o Diego, que desconfio que já deve ter restaurado algum S/R...kkkkkk

Quanto aos frisos vermelhos para o S/R:
Para-choques: vc encontra no ML
Frisos vermelhos para os apliques: esse esquece, non exziste!!! kkkk...vc pode achar um pedaço ou outro, mas não todos. Dicas: use o do Escort XR-3. É um pouco mais grosso, mas entra (sem trocadilhos pessoal...kkkkk). Tem também a dica do Malagoli, que acho que fica até melhor: compra o friso do SL/E (cromado) e cobre com fita isolante de boa qualidade na cor vermelha.

Na questão do aerofólio, o Diego falou tudo também. Acrescentaria o seguinte: quando for instalar a peça, circule os furos com massa de calafetar, de modo que quando ele seja assentado sobre a tampa os furos sejam vedados. Adicionalmente, use protetivo ceroso (anti-rust) por dentro de toda a tampa. Daí, o mundo vai acabar daqui a 4 bilhões de anos, mas a sua tampa vai continuar sem ferrugem!kkkkkk - a propósito: a tampa do SR e do hatch normal são a mesma coisa, exceto pelos furos para o aerofólio, limpador e brucutu. Pode procurar num desmanche e comprar sem medo. O difícil é achar. Para o 88 eu comprei uma de hatch, que estava perfeita e toda lubrificada por dentro (talvez por isso estivesse perfeita).
Valeu Evandro, os frisos dos parachoques eu comprei ontem por um roubo no ML, mas, comprei, os das laterais amanhã caço na duque, o do XR-3 a 10 anos atrás procurei na duque e não achei o tom de cor bom e não comprei, mas as outras dicas vou pensar, eu nem sei quanto e quais frisos preciso mas é pequeno ali !

A Antena já resolvi, comprei uma universal, aliás, comprei mais uma e se for boa, coloco a venda aqui no fórum ou indico por um preço muito bom !

Eu comprei uma tampa do hatch nova, original, zerada, por uma BALA, mas, é nova : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Imagem Imagem Imagem Imagem
Monza S/R 1988/88 Black Onix em fase de personalizaçào e recuperação - Fotos
Renault Logan Privilége 2009/09 1.6 8v High Torque Prata
Responder