Monza bebendo muito :(

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
julio_monza84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 10 Ago 2013, 20:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por julio_monza84 »

Amigos do foum, possuo um monza sedan 84 carburador simples solex alpha 1, não gosto de levar carro em oficina, eu mesmo fuço em casa,
mas acontece que a numeraçao de giclagem dele original é a 172(alta) ele faz no maximo 2,900 com 1 litro, coloquei um gigle com a numeraçao 160 e ta fazendo no maximo 4 km por litro, e ainda ta meio fraco, em carburador sou meio leigo, tenho amigos que tem monza com o carburador 2E e faz em media 7 a 8 por litro, to desesperado, e muito decepcionado nesta parte, meu carro é antigo, mas está conservadissimo, sou bem cuidadoso, oque poderia fazer o carro beber tanto? como disse ja troquei o gigle da alta e não resolveu, tem alguma outra regulagem??? por favor me ajudem se puder =/ agradeço desde ja lembrando também que já troquei velas,cabos,copinho,bobina juntas do carburador liguei todas as mangueiras... oque faz o carro beber tanto?
FOTOS Monza 84 viewtopic.php?f=33&t=27802
Não escolho ano, e sim conforto e potencia, por isso escolhi o monza, que derruba qualquer um da concorrencia!!!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao Julio, vou tentar te ajudar ok :smt023

SEMPRE a melhor configuraçao de giclagem é a original do carburador e o carburador que o carro veio equipado (logico que pode ser dado um up, mas tem que ser tudo reconfigurado para ficar eficiente como o original) .

Desaconselho qq mudança em giclagem onde vc troca 6 por meia duzia : giclê menor = mais acelerador.

procure a tabela aqui ou no gogle em 5 minutos vc encontra as medidas corretas de giclagem para seu carburador. O meu que é 1.8 alcool 2E original faz pouco mais de 7 km/l na cidade, entao o seu é para fazer isso ou até mais (depende do pé tambem). Mantenha tudo original e descubra o por que do consumo excessivo.
Existem mais de 15 fatores que podem dar alteraçao de consumo, começe com o basico , verifique: furo no tanque, vazamento de alguma mangueira inclusive a de retorno, bomba de combustivel, ajustes de carburaçao (conforme tabela) troca de reparos, boa limpeza, qualidade do combustivel
IMPORTANTE Nao troque absolutamente nada sem ter 100% de certeza de defeito - vai gastar dinheiro a toa - (ja fiz isso no começo por nao ouvir os caras mais experientes do forum :smt021 )
C estas avaliaçoes estiverem corretas, vai ter que ir agora para outro caminho : Sincronismo da correia dentada, ponto de igniçao, cabos de velas, velas, bobina, c seu carro for platinado, troca, c nao resolver ,guarda o usado para uma futura emergencia.
Até a calibragem dos pneus podem influenciar no consumo, desgaste natural do motor etc...
Existem tópicos que ensinam a testar, e todos os valores corretos de cada avaliaçao.
C vc pesquisar encontra absolutamente tudo aqui no forum, pesquise bastante, o que nao servir para o seu problema neste momento, vai ficar como aprendizado.
C vc fizer uma rapida pesquisa aqui no forum sobre consumo usando a ferramenta "busca" neste tópico e no mecanica vai encontrar muita informaçao.

Espero ter ajudado :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
julio_monza84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 10 Ago 2013, 20:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por julio_monza84 »

Agradeço muito amigo, vou verificar tudo isso e te falo, porque o gigle original dele faz apenas 2km por litros, tem algum muito errado, vazamento no tanque não é, pq testei com uma garrafa la na frente com um litro de alcool certinho, bobina, cabo de velas, e velas tambem nao pode ser, pois troquei esses dias por prevençao, ele sempre foi beberrão, com o gigle 145 ja consegui fazer 5.5km, mas o carro fica amarrado na rodovia eu sofro muito, vou verificar o ponto da correia,e da igniçao, eu nao sei mecher nessa parte mas vou pesquisar, pois pior que ta não fica kkkk :) a atenção de vocês aqui sao otima, agradeço pela ajuda, logo mais vou postar resultados
FOTOS Monza 84 viewtopic.php?f=33&t=27802
Não escolho ano, e sim conforto e potencia, por isso escolhi o monza, que derruba qualquer um da concorrencia!!!
Avatar do usuário
Marcelo Brancão
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Ago 2011, 22:05
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por Marcelo Brancão »

Olá,julio_monza84 !!! Também tenho um 84 e já penei para deixar o meu arrumadinho sabe, hoje ele dá 8 na cidade e 11 na estrada!!! Mas depois de você ler este apanhado que eu peguei aqui no Monzeiros e no Monza clube, para dar manutenção no Brancão talvez você consiga resolver o seu problema,Mas leia com atenção! Boa sorte!!!


REGULAGEM DO CARBURADOR 35 ALFA1 SOLEX

A regulagem do carburador alfa 1 se resume em 4 coisas.
1º Giclagem
2º Altura da bóia
3º regulagem do parafuso da mistura
4º regulagem do parafuso da marcha lenta

Giclagem, como você diz estar mantendo a original, então não devemos mecher.

Altura da boia; o funcionamento da passagem de combustivel é dada por dois fatores dentro de um carburador, abertura da borboleta e a passagem de ar gerada no dulto que segue ao difusor. A velocidade do ar quando passa no canal até o difusor (o dulto que segue da borboleta do afogador à borboleta do difusor), cria um ponto de baixa pressão nesse dulto, com isso, faz com que o combustivel saia da cuba. A altura da bóia o que faz? Quanto mais baixa a sua altura, menos combustivel você terá na cuba, com isso, a depressão no coletor vai ter que ser maior para poder fazer o combustivel sair da cuba e ir até o difusor, quanto mais força temos de ar, significa que mais ar entra no carburador com a mesma quantidade de gasolina que se utilizava antes, resultando numa mistura mais próxima da perfeita.
- Então neste caso, o que você irá fazer, com o maior cuidado você vai retirar somente a tampa do carburador para que possa indentificar a quantidade de gasolina que se encontra na cuba, desta forma, se perceber que a cuba se encontra cheia demais, você pode abaixar o nivel de duas formas, uma é intortando a aste da boia de modo que fique mais baixa, a outra é abaixando mais a agulha, você retira a agulha e coloca mais 1 arruela onde ela é fixada, fazendo com que ela feche a passagem de combusivel mais cedo.
Neste caso você já deve verificar se a sua boia não esta vazando, por mais que seja nóva, retire a agulha e assopre-a apertando no orificio inferior da agulha, verificando se á vazamento ou não, no caso de vazamento faça já sua substituição.

Parafuso de mistura de combustivel, ele se encontra ao lado direito do carburador, esta acima do parafuso da lenta, este parafuso esta embutido dentro de um vazado do carburador, diferente do da marcha lenta que esta esposto para fora do carburador.
Desta forma, você irá fechando a mistura gradativamente, e sempre lembrando do numero de voltas você esta dando para o paraduso, pois caso não surta efeito, você podera retroceder, conforme você for apertando, você estara diminuindo a passagem de combustivel, de certa forma a lenta c0meçara a abaixar, com isso você terá que ir compençando no outro parafuso, neste caso, afrouxando-o. OBS: Sempre contando e se puder anotando o numero de voltas dadas no parafuso.
Você perceberá que conforme você meche nas regulagens, os barulhos de passagem de ar irão mudando, vale a pena ressaltar que estamos falando de pequenas grandesas, de meia a três voltas nos parafusos e que também estamos mechendo com um equipamento muito fragil, carburadores não necessitam de apertos excessiveis.

Você também deve primeiramente verificar vazamentos e possiveis peças estragadas, como gicles amaçados e agulha vazando, isso é primordial.
Diria também que conforme irá fazendo cada etapa, que as teste antes de passar para a próxima, inicialmente você achara seu carro mais fraco, mas tudo estara na questão do costume, lembre que consumo é diretamente proporcional a força.

Conforme você for fechando a mistura, tente andar com o carro, e sempre faça com o carro ligado as regulagens dos parafusos, assim será mais perceptivel seus avanços, quando você fechar muito a mistura, perceberá que não vai conseguir nem arrancar com o carro, então é sempre bom testa-lo. Acelerações com o carro parado enquanto regula são muito importantes, mas não excessivamente, pois o veiculo pode estar frio e podem ocasionar problemas na lubrificação e páu, já sabe.
Agora antes de tudo, gostaria que você me informace como anda o funcionamento do carburador, se afoga, se estala se tem muito cheiro de combustivel, se tem fuligem no escape, de que cor é a fuligem/fumaça.
Tentarei escanear imagens do manual deste carburador com imagens muito bem ilustradas.
Espero ter ajudado.
Monza SL/e 1.8 86 4 portas, Brosol Solex H35 Alfa1, Completo - AR || Periodo de Ajustes

“Meu carburador estava com a borboleta superior travada, num nivel totalmente aberto, dando excesso em baixa e gastando muito já que o meu só tem um estágio.”
Resposta:
A borboleta que fica na parte superior ou tampa do carburador, é a do afogador e com ele desacionado, deve ficar totalmente aberto com ângulo de 90º. Não pode ficar inclinado, que neste caso sim, poderá aumentar o consumo de combustível. Estando reta a 90º, não causará problemas com consumo ou excesso de combustível.
A borboleta do afogador trava aberta em 90º não tem influência no consumo de combustível. Já o nível errado de combustível na cuba do carburador por problemas na válvula agulha estilete ou bóia, pode influenciar.
E, antes de montar a tampa no corpo do carburador, deve conferir se a válvula estilete está vedando bem e a altura da bóia está certa, verificando o nível de combustível na cuba.
Dúvida: quantos graus deve ser ajustado o ponto do motor? O carburador é Solex simples. Também gostaria de saber o tamanho certo dos esguichos. Meu carro está gastando demais na cidade (em torno de 5,5 km/l). Um amigo, com um carro igual o meu, colocou 1 litro de álcool em um recipiente e conseguiu rodar 8 km, sendo que o carro utilizado é igual ao meu.
Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Rafael, em primeiro lugar, estou estranhando o fato de um Monza 86/87 estar equipado com o carburador Solex (Brosol) de corpo simples (35 Alfa-1) pois, segundo o fabricante, o mesmo equipou o veículo somente nos anos 1984 e 1985 e, a partir de 1986, passou a ser equipado com o carburador Brosol de corpo duplo, modelo 2E7, sendo que em 1986 alguns modelos vieram equipados com o carburador Brosol de corpo duplo 30/34 BLFA.
A calibração do carburador Brosol de corpo simples modelo 35 Alfa-1
Venturi: 28;
Difusor: s/ identificação
Giclêur principal: 172
Giclêur de correção de ar: 170
Giclêur da marcha lenta: 77,5
Corretor de ar da marcha lenta: 95
Tubo injetor: 80;
Alvo do jato: difusor
Econostat: 115
Calibrador da válvula de máxima: 130
Válvula de máxima: 6E
Válvula de agulha: 1,76;
Bóia: 7,3*
Volume da bomba de aceleração: 1,10 +/- 0,15 cm³;
Abertura positiva da borboleta com afogador: 1,0 +/- 0,05mm
Nível sob pressão de 0,2 bar: 23,4 +/- 1,0mm
Abertura da borboleta do afogador: 6,3 +/- 0,2mm.
Após funcionar o motor e firmar a lenta, vá até o escapamento e sinta como os gases estão saindo.Não pode estar "soprado", como se você estivesse tentando assobiar.
Se estiver assim, tem que "fechar" o "ar" apertando.Os gases tem que sair do escapamento sem pressão, quando na lenta.
Observe que, apesar de você ter me pedido somente a medida do tubo injetor, passei a calibração completa, pois o consumo depende de todos eles estarem em ordem. Por isso, cheque-os e ajuste o ponto inicial de ignição em 10°. Caso você coloque um recipiente com 1 litro em seu carro, ele também fará qualquer coisa perto de 8km/l. Isso porque, nestas condições, se ignoram o consumo necessário ao aquecimento do motor.
julio_monza84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 10 Ago 2013, 20:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por julio_monza84 »

amigão muito obrigado pela ajuda, estarei fazendo tudo isso antes de mandar o carro pra oficina, como eu disse nao gosto de mandar em oficinas, farei isso e posto resultados conforme for testando!!!
FOTOS Monza 84 viewtopic.php?f=33&t=27802
Não escolho ano, e sim conforto e potencia, por isso escolhi o monza, que derruba qualquer um da concorrencia!!!
julio_monza84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 10 Ago 2013, 20:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por julio_monza84 »

Amigos eu mexendo em meu carbura notei que o seguinte esguicho(se é assim que posso chamar) está amassado, alguem amassou a ponta para entupir o mesmo, tem algum problema? ou não, veja na foto abaixo (imagem tirada do forum) marquei o esguicho que esta entopido:

Imagem

ou é do ejetor????
FOTOS Monza 84 viewtopic.php?f=33&t=27802
Não escolho ano, e sim conforto e potencia, por isso escolhi o monza, que derruba qualquer um da concorrencia!!!
Avatar do usuário
Marcelo Brancão
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Ago 2011, 22:05
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por Marcelo Brancão »

Não é bom mas tente desamassar ele(retire a tampa do carburador e depois puxe ele com um alicate que sai, ele é só encaixado aí ... ...)depois que vç desamassar é só voltar ele pro lugar ok? antes,coloque uma gota de super bonder no furo para ele para não se soltar!
julio_monza84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 10 Ago 2013, 20:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza bebendo muito :(

Mensagem não lida por julio_monza84 »

vlw amigao vi q vc tem um monza igual ao meu parabens ta zero :)
FOTOS Monza 84 viewtopic.php?f=33&t=27802
Não escolho ano, e sim conforto e potencia, por isso escolhi o monza, que derruba qualquer um da concorrencia!!!
Responder