Barulho na correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por everton sh »

Pessoal meu monza faz um barulho q pra mim é um pouco irritante, é como c estivesse grilando, fui a três mecanicos e eles disseram q todo monza faz isso, q é porcausa do modelo da correia utilizada nos monzas e q naum tem solução, mas lembro q antes de ser feito o motor há alguns anos ele naum fazia esse barulho..
O q sera q pode ser :?:
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

everton sh

Seja bem-vindo ao fórum.

Antes de mais nada, é necessário definir qual correia está grilando. O mais comum é ser a correia de acessórios, que pega na polia do alternador e bomba da direção hidráulica.

Para saber se é ela é só encher uma garrafinha com água e despejar cuidadosamente sobre a correia, com motor funcionando.
Se o barulho parar imediatamente é a correia do alternador que está chiando.
A causa pode ser correia frouxa ou que já funcionou frouxa por algum tempo. Pode ser também alguma polia desalinhada ou o rolamento do tensor da correia prendendo.

De fato no meu GLS 94 de vez em quando eu ouço um chiadinho da referida correia, principalmente logo após a partida do motor, quando o alternador está dando o máximo para repor a energia gasta pela bateria.

Se o barulho não parar ao despejar água, o chiado pode estar vindo da dentada. Nesse caso muito provavelmente é o tensor da correia que está prendendo e fazendo a correia deslizar (sobre o tensor). Se for isso leve o carro urgentemente para trocar o tensor e a correia, pois se a mesma partir vc vai ficar na rua.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3596
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por tyo »

e troque de mecanico o monza não faz esse barulho normalmente
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por DÉCO »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:everton sh


Se o barulho não parar ao despejar água, o chiado pode estar vindo da dentada. Nesse caso muito provavelmente é o tensor da correia que está prendendo e fazendo a correia deslizar (sobre o tensor). Se for isso leve o carro urgentemente para trocar o tensor e a correia, pois se a mesma partir vc vai ficar na rua.

Abs
LUIZ CARLOS c ta sendo otimista com nosso amigo, pior que ficar na rua é o risco de QUEBRAR VALVULAS,ENTORTAR,QUEBRAR COMANDO,BALANCINS c pegar no pistao, quebrar biela, c nao quebrar biela, mas o pistao "bater" na valvula, desalinhar o virabrequim etc, etc,etc.

Concordo tambem com o TYO, barrulho nao tem nada de normal, o normal e ser muito silencioso.

Pode ser até que nao apertaram direito as porcas da capa da correia e a capa fica "pegando" na correia (aconteceu comigo, meu mecanico deixou TODAS PORCAS soltas :smt021 ) sorte que nao cheguei a perder nenhuma ou pior, ELAS CAIREM NA CORREIA :smt021 e arrebentar tudo :smt010
E BOM VERIFICAR EXATAMENTE O QUE É E LOGO :smt023
C for o caso "grava" o som e posta pra gente ouvir que fica mais facil identificar !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por everton sh »

Pessoal segue estes videos que eu fiz do meu monza com motor ligado e motor desligado.D pra escutar o barulho irritante q ele faz..c alguem ja teve esse problema e conseguiu solucionar, me da uma luz.





Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17898
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ta bom de trocar de reparador mesmo. Dizer que esse ruído é normal do Monza é falta de competência ou de conhecimentos.

Esse ruído pode ter causa no desgaste natural da correia, correia de má qualidade, erro no torque da correia e nesse caso terá de substituir a correia ou polias desalinhadas.
Das imagens dá para ver que a correia fica muito fora do tensionador, indicando uma possível falha de alinhamento. Nesse caso a correia tem pouca durabilidade e não deu para perceber se a sujeira escura na longarina é pó de correia. Se confirmado, está mesmo desalinhado. O mais comum é esquecerem de colocar um calço que usa entre o alternador e o suporte de fixação, deixando o alternador com a polia desalinhada.

Se a correia for antiga e não está acabando logo, faça a troca e use o torque correto. Existe um equipamento para medir as condições das canaletas desse tipo de correias. Se estiver com as canaletas (Rib's) muito fundo indica desgaste e necessidade de troca.

De qualquer forma as condições que a correia passa no tensionador está errado e deve ser reparado, contribuindo ou não para o sintoma.

PS: Se o ruído vem da correia, basta jogar ou pulverizar água de torneira que o ruído deve sumir por algum tempo e retorna em seguida.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por everton sh »

E se eu substituir a correia, o tencionador e as polias por novas, é possivel que este barulho desapareça? que problemas pode ocasionar no motor c eu naum arrumar isso logo?
Qual o nome desse equipamento usado para as medições?

Valew pela atenção Carlos.
Brigadão mesmo.
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17898
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se tiver polias desalinhadas, a troca desses componente pode resolver por pouco tempo. Troque apenas o que estiver ruim e veja se o alternador não está desalinhado, faltando o espaçador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder