Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
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Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Olá
Meu monza é 94 original gasolina mas passado a Álcool, Esta acontecendo o seguinte quando ligo o carro ele quase chega no vermelho em 5 minutos no máximo, Já troquei válvula Termostática, Já verifiquei radiador, já verifiquei se tem mangueira entupida ou rachada, sem vazamento está tudo OK, o Mais estranho é que a água do reservatório fica geladinha não esquenta, tirei o ar do sistema mas mesmo assim continua esquentando, Será que é bomba de água? Faz uns 5 anos que não troco bomba de água, Elice de plastico e não uso aditivo na água...Quando abro abro a tampa do reservatório com o motor quente a água sobe com pressão mas sai geladinha não esquentada nada, mas o motor fica pelando de quente....Será que é bomba mesmo?
Meu monza é 94 original gasolina mas passado a Álcool, Esta acontecendo o seguinte quando ligo o carro ele quase chega no vermelho em 5 minutos no máximo, Já troquei válvula Termostática, Já verifiquei radiador, já verifiquei se tem mangueira entupida ou rachada, sem vazamento está tudo OK, o Mais estranho é que a água do reservatório fica geladinha não esquenta, tirei o ar do sistema mas mesmo assim continua esquentando, Será que é bomba de água? Faz uns 5 anos que não troco bomba de água, Elice de plastico e não uso aditivo na água...Quando abro abro a tampa do reservatório com o motor quente a água sobe com pressão mas sai geladinha não esquentada nada, mas o motor fica pelando de quente....Será que é bomba mesmo?
- Carlos A. Freire
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Como foi feita essa adaptação de gasolina para álcool? Tem ar quente?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Olá
Foi feito a uns 5 anos atrás quando o motor fundiu, na época o mecânico cobrou 400,00 reais a mais para passar ele a álcool, ele colocou um injetor de gasolina, e acredito que trocou as velas o Chip, bomba de combustível, e bico injetor.... estranho que o reservatório de agua não esquenta, aparentemente parece que a agua não está circulando pois quando eu deixo a tampa do reservatório aberta a agua não baixa e em alguns minutos com o carro ligado começa transborda a agua fria, quando eu coloco a tampa do reservatório e deixo o carro esquentar o ponteiro de temperatura passa da metade e aciona a ventoinha, quando abro o reservatório começa sair agua fria e não quente....e quando eu abro o cebolão com o motor quente ao invez de sair agua sai apenas vapor quente, ai abro a tampa do reservatório a agua começa sair pelo cebolão bem quente, eu acredito que a bomba tenha quebrado a pás de plástico já que faz tempo que não troco a bomba de agua, já passou muito mais de 50 mil Km, Bom amanhã vou abrir ele e ver se é a bomba, se eu ver que é a bomba eu levo ao mecânico.... o problema que todos estão lotados de serviço e para agendar tem que esperar 1 semana ou mais......Vou tirar umas fotos e postar aqui, ele ta bem detonadinho pois o mecânico que fez o motor é relaxado comprei peças novos e fui dando aos pouco por que não tinha dinheiro para pagar a retifica e as peças de uma vez só, cada mês eu comprava as peças e levava para ele, no final quando tinha todas peças que ele pediu ele usou as novas em outro carro e colocou algumas usadas no meu ;\.
Foi feito a uns 5 anos atrás quando o motor fundiu, na época o mecânico cobrou 400,00 reais a mais para passar ele a álcool, ele colocou um injetor de gasolina, e acredito que trocou as velas o Chip, bomba de combustível, e bico injetor.... estranho que o reservatório de agua não esquenta, aparentemente parece que a agua não está circulando pois quando eu deixo a tampa do reservatório aberta a agua não baixa e em alguns minutos com o carro ligado começa transborda a agua fria, quando eu coloco a tampa do reservatório e deixo o carro esquentar o ponteiro de temperatura passa da metade e aciona a ventoinha, quando abro o reservatório começa sair agua fria e não quente....e quando eu abro o cebolão com o motor quente ao invez de sair agua sai apenas vapor quente, ai abro a tampa do reservatório a agua começa sair pelo cebolão bem quente, eu acredito que a bomba tenha quebrado a pás de plástico já que faz tempo que não troco a bomba de agua, já passou muito mais de 50 mil Km, Bom amanhã vou abrir ele e ver se é a bomba, se eu ver que é a bomba eu levo ao mecânico.... o problema que todos estão lotados de serviço e para agendar tem que esperar 1 semana ou mais......Vou tirar umas fotos e postar aqui, ele ta bem detonadinho pois o mecânico que fez o motor é relaxado comprei peças novos e fui dando aos pouco por que não tinha dinheiro para pagar a retifica e as peças de uma vez só, cada mês eu comprava as peças e levava para ele, no final quando tinha todas peças que ele pediu ele usou as novas em outro carro e colocou algumas usadas no meu ;\.
- Carlos A. Freire
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Não informou se tem ar quente e se o problema ocorreu depois de uma manutenção recente. Também não informou se foi colocado pistões de álcool nesse motor, peça importante para mudança do tipo de combustível.
O Monza EFI não usa cebolão. Precisamos entender como está seu carro para tentar fazer um diagnóstico. Fazer uma avaliação sem estar com carro presente é complicado e o carro não estando original, fica pior ainda.
A sangria do sistema de arrefecimento é feita no sensor de temperatura CTS, que fica no alojamento da válvula termostática.
Verificou se a água circula pelo radiador? Quando o motor começa a aquecer, a mangueira de entrada do radiador começa a esquentar e de saída fica fria. Depois as duas ficam muito quente, indicando que a água está circulando no radiador. Com motor quente, um mangueira quente e outra fria ou as duas frias é sinal de problemas com a circulação de água.
Abs,
Carlos Freire
O Monza EFI não usa cebolão. Precisamos entender como está seu carro para tentar fazer um diagnóstico. Fazer uma avaliação sem estar com carro presente é complicado e o carro não estando original, fica pior ainda.
A sangria do sistema de arrefecimento é feita no sensor de temperatura CTS, que fica no alojamento da válvula termostática.
Verificou se a água circula pelo radiador? Quando o motor começa a aquecer, a mangueira de entrada do radiador começa a esquentar e de saída fica fria. Depois as duas ficam muito quente, indicando que a água está circulando no radiador. Com motor quente, um mangueira quente e outra fria ou as duas frias é sinal de problemas com a circulação de água.
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Carlos ele falou que a troca de combustivel foi feita a 5 anos atrás, será que só agora está dando problemas? Isso é sinal que não é adaptação mal feita senão daria problemas logo nos primeiros Km após a adaptação do alcool. Bom ele disse que vai abrir e verificar se é bomba, vamos esperar o resultado, estou quase certo que é bomba mesmo.
Ele não troca a bomba a muito tempo como ele mesmo disse, Não coloca aditivo no radiador, ... a não... Pode trocar bomba, vareta o radiador e adicionar aditivo de qualidade Certo?
Depois ainda pode verificar a junta, já que o bloco aqueceu .. Vai saber se já não condenou a junta.
Ele não troca a bomba a muito tempo como ele mesmo disse, Não coloca aditivo no radiador, ... a não... Pode trocar bomba, vareta o radiador e adicionar aditivo de qualidade Certo?
Depois ainda pode verificar a junta, já que o bloco aqueceu .. Vai saber se já não condenou a junta.
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- Carlos A. Freire
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Então, precisamos saber desde quando ocorre o sintoma e se começou após manutenção.
Um amigo com Monza Club 94, ficou muitos anos com problema de aquecimento no motor, entre fase fria e aquecimento. O Monza dele não tem ar quente e inverteram as posições na saída do cavalete entre a mangueira e tampão. Dai a VT não abria no '"tempo" certo. Abria com motor atingindo quase 110ºC, e depois de aberta, o comportamento ficava normal.
Postei essa dica a tempos atrás, e um rapaz aqui com Kadett resolveu esse problema depois de conferir também, e estava invertido.
Como disse lá em cima, é complicado avaliar um defeito sem estar com carro presente e, quando mexeram e não está original fica pior ainda.
Abs,
Carlos Freire
Um amigo com Monza Club 94, ficou muitos anos com problema de aquecimento no motor, entre fase fria e aquecimento. O Monza dele não tem ar quente e inverteram as posições na saída do cavalete entre a mangueira e tampão. Dai a VT não abria no '"tempo" certo. Abria com motor atingindo quase 110ºC, e depois de aberta, o comportamento ficava normal.
Postei essa dica a tempos atrás, e um rapaz aqui com Kadett resolveu esse problema depois de conferir também, e estava invertido.
Como disse lá em cima, é complicado avaliar um defeito sem estar com carro presente e, quando mexeram e não está original fica pior ainda.
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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Obrigado pela ajuda pessoal, realmente as "pas" interna da bomba estavam quebradas, o preocupante que não encontrei ela inteira e sim apenas 2 pedaços acredito que o resto foi moído e jogado pelo sistema pois quando tirei a válvula termostática encontrei vários fragmentos pretos mas acredito que ainda a um pedaço dentro do sistema.......Outra coisa quando tirei a polia do virabrequim dei de cara com a lateral da engrenagem do virabrequim quebrada certamente pelo mecânico usando saca polia ou batendo vai se saber......Vou mostrar as fotos... OBS tenho um astra 2001 já com 200 mil km e vou te contar ele só é levado na autorizada e nunca me deu dor de cabeça viajo pra qualquer lugar e nunca me deixou na mão e o motor original sem retifica, agora esse Monza só dor de cabeça depois que foi convertido para Álcool já foi guinchado umas 5 vezes... será que tem haver essa conversão de gasolina para álcool ou é relaxo do mecânico que levo...








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Re: Monza Esquentando rapidamente sem vazamento de agua
Como suspeitei era a bomba mesmo né. Agora Monza é tão bom quanto o Astra. a diferença está que seu Astra é levado em autorizadas como vc mesmo diz, já o Monza foi feito uma adaptação para conversão para Alcool , isso interferi no conjunto mecânico como um todo, já o aditivo do radiador como falei é imprescindível para a conservação dos elementos metálicos que corroem com agua comum, com cloro e acidez elevada. Assim como óleo de qualidade trocado no tempo certo, revisão de correias, tensionadores e polias, rolamentos e freios, parte elétrica que com o tempo de uso começa a dar mal contatos por zinabres no conectores, umidade e cansaço dos reles.
Na minha opinião não sou favorável a conversões de combustivel por envolver muitos itens feitos em linhas de montagem que poucas oficinas tem acesso. Até mesmo o ar condicionado quanto não vem de fábrica envolve uma serie de isolamentos terrmicos que muitas vezes quando adaptados fora da linha torna-se dificil e ignorados por muitos profissionais.
Na minha opinião não sou favorável a conversões de combustivel por envolver muitos itens feitos em linhas de montagem que poucas oficinas tem acesso. Até mesmo o ar condicionado quanto não vem de fábrica envolve uma serie de isolamentos terrmicos que muitas vezes quando adaptados fora da linha torna-se dificil e ignorados por muitos profissionais.
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