EFI NACIONAL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

EFI NACIONAL

Mensagem não lida por DÉCO »

.
BOA TARDE NOBRES MONZEIROS !!

O QUE VOCES ACHAM DISTO ? ALGUEM JA TINHA VISTO ?

https://www.youtube.com/watch?v=ZrOa3pYNTWg

EMPRESA FICA A 100 KM DE CASA.

ABRAÇOS

PS :allguem pode colocar este link direito para abrir direto ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI NACIONAL

Mensagem não lida por vrsilva »

Déco, eu faria uma visita lá cara... Pareceu-me bem interessante...

Meu palpite à respeito é que, eles devem ter pego o projeto mais simples da megaesquirt, feito uma programação baseada na sonda lambda, pra "atender" à qualquer motor, e desenvolveram o tbi... Se o preço não for salgado, acho que vale à pena...

Pois pelo que percebi não precisa de muita intervenção no motor, pois pega sinal de rotação da bobina, tem sensor de borboleta, deve trabalhar com um IAC pra fazer o controle da lenta, e a estabilização fica por conta da Sonda.
Não é um sistema ideal, mas com toda certeza do mundo melhor que carburador...

Gostei do projeto do cara olhando assim por cima...

Eu se fosse tu, ficaria no cangote dele... e como falei, se o preço for bacana é um começo...

É um sistema bem parecido com a MPFI analógica que controla só admissão, deixando a ignição por vácuo mesmo, só que essa tem um target de lenta pela sonda... Ela só seria inferior à EFI por não ter ignição mapeada, mas em contrapartida ela tem retorno por sonda.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Pretendo nos proximos dias dar uma ligada pra eles, a empresa fica em Ribeirao Preto, a uns 100 km daqui .

pelo que vai, acredito que nao deva custar muito caro nao, como tenho o coletor EFI ALCOOL com a resistencia de aquecimento funcionando ficaria no esquema, faria o furo no escape etc . . .

Agora e a robustês ? isso me preocupa, teria que perguntar pra quem colocou . . .

Valeu Vinicius !!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Meu palpite à respeito é que, eles devem ter pego o projeto mais simples da megaesquirt, feito uma programação baseada na sonda lambda, pra "atender" à qualquer motor, e desenvolveram o tbi... Se o preço não for salgado, acho que vale à pena...
não sei pq eu tive a mesma intuição... pq me parece uma empresa não da area, e muito pequena sem nome como as famosas...
alguem se habilita a comprar e fazer um engenharia reversa visual la?

se o MCU for um motorola / freescale ja é meio caminho andando.

de qualquer forma como falei pro Deco, a MS1 ja faz isso, programaçao em EFI, e a MS2 faz programaçao em EFI c/IAC(sistema original multec 700). precisa saber os valores, olhando por cima sem verificar nada como qualidade do hardware, metodo do projeto, e principalmente os valores eletronico e fisico do motor, pareceu bem interessante. pra quem nao tem conhecimento em engenharia e programaçao de motor e ECU é uma boa opção especialmente quem é do carburador.

so fiquei na duvida como eles "setam" a cilindrada e o combustivel, nao falaram nisso...(apesar de eu saber como eles fazem) me parece uma ECU universal.

ainda desconfio que seja uma "copia" re-paginada de alguma MS pra evitar quebra de direitos... mas o programador dessa empresa deve ser como qualquer outro programador de motores da MS, acesso total nos software livre da MS, dae nao tem como provar nada contrario ou quebrar direitos... se for isso nada contra. só estao usando a inteligência a favor deles rsrsrsrs

obs: voce pode criar sua propria ECU baseado em principios basico da Megasquirt. so nao pode comercializar a marca megasquirt e ganhar dinheiro com isso...( a MS BR teve que pedir licenciamento la nos EUA) entao caso seja isso eles errados nao estao. alias, eu pretendo fazer o mesmo em um futuro proximo, projetar uma ECU OEM(programaçao interna) pra monzas EFI original sem fazer adaptaçao alguma, utilizando a engenharia original do carro presente :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
EU nao teria coragem de colocar sem conversar com quem ja tem instalada, imagina eu viajando (1500 km) e essa por.. der pau, como eu fico, ainda mais que ele falou com clareza que ainda via desenvolver um "raster" compativel com ela.(teria que levar um bura na mala kkkkkk)

O INACREDITAVEL é que cheguei a falar a algum tempo atraz c nao era possivel instalar uma efi com leitura por sonda lambda (para evitar instalaçao de varios sensores) para ficar simples e mais eficiente que o bura, usando a TBI dos EFI . . .

abraços
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

DÉCO escreveu:.
EU nao teria coragem de colocar sem conversar com quem ja tem instalada, imagina eu viajando (1500 km) e essa por.. der pau, como eu fico, ainda mais que ele falou com clareza que ainda via desenvolver um "raster" compativel com ela.(teria que levar um bura na mala kkkkkk)
qualquer sistema não esta provido de falhas, seja essa, seja uma MS, seja um carburador seja uma OEM. qualquer uma delas pode estragar. e oque falar das pessoas que andam com um HEI do porta luvas? é confiável um carro assim de fabrica? nao acho que né. entao vale pra todos, tudo ta sujeito a dar problema ou nao. conheço gente que ficou empenhado com carro de 4500 km novo. alternador queimou...

entao nao da pra levar as coisa a esse ponto. como disse antes, é preciso fazer um engenharia reversa do produto pra saber se é bom ou nao. e claro testar.

andar e estragar faz parte da vida, nao existe carro 100% seguro e confiavel.
DÉCO escreveu: O INACREDITAVEL é que cheguei a falar a algum tempo atraz c nao era possivel instalar uma efi com leitura por sonda lambda (para evitar instalaçao de varios sensores) para ficar simples e mais eficiente que o bura, usando a TBI dos EFI . . .

abraços
foi oque te falei por MP. a megasquirt tem instruçoes pra operar 100% do hardware original do monza EFI sem precisar adaptar :smt023 e se ainda quer aumentar a tecnologia, se usa malha fechada em wideband. apenas acrescentando uma sonda no sistema original.

a MS aceita qualquer tipo de motor praticamente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
bkm_br
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por bkm_br »

Olá a todos, sou novo aqui no fórum e estou acompanhando este (e outros) posts, mas achei muito interessante essa postagem e resolvi responder.
Procurando na Internet achei mais esse video que parece ser dos mesmos caras
https://youtu.be/drhyUxR1qyg
Pelos comentários do cara que postou o segundo video ela custa R$1390.00 instalada. Eu cheguei a fazer algumas perguntas nos 2 videos (Como é feita a programação, ajuste dos mapas e otimização, que tipo de bico está sendo usado, se tem sensor MAP ou MAF e tal) mas ainda não fui respondido.
A muito tempo eu vejo coisas desse tipo nos EUA (onde tem esses "carburadores injetados" como MSD Atomic EFI, Edelbrock E-Streem ou Holley Terminator EFI) e pensava se teria algo desse tipo no Brasil, mas pelo o que eu entendi eles fazem um TBI como os TBI da Rochester do Kadett (apenas 1 bico) mas nos EUA tem esses kits da Holley que eles usam 4 bicos no tbi (como se fosse uma injeção "quadrijet"). Fico pensando se daria para fazer algo tipo as americanas (2 bicos no lugar de um carburador corpo duplo por exemplo) que não fosse esses bicos monoponto (que pelo o que eu sei estão cada vez mais caros e mais difíceis de serem encontrados).
Rafaelo, alguma chance de fazer um kit desses que você falou de "conversão" de carburado para injetado?

EDIT: Talvez ma opção interessante para um kit de conversão de bura para IE em um kit desses seria usar o sensor que usam na CG (também chamado de sensor 3 em 1 que tem o TPS, MAP e IAT em uma só unidade) integrado em um TBI próprio (usinado talvez?). Nas lojas de autopeças um sensor desses novo da Thompson custa em torno de $250 e como ele é usado por todas as CGs injetadas, seria fácil garantir a disponibilidade desse sensor por um longo tempo e preços bem em conta.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Boa bkm :smt023

pretendo ligar pra eles segunda feira !!

Vamos aguardar c eles vao responder

abraços
Responder