Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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500EF
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Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Pessoal, na tentativa de ajudar alguns usuários aqui do fórum em converterem seus EFIs para álcool, através da troca do bico original pelo branco do monza à álcool, e adiantamento do ponto de ignição inicial em mais 6 graus, encontrei um tópico no kadetteiros de um usuário que além do kadett, também tem um monza EFI e fez a conversão nele desta forma.

Já fiz um convite para que ele mesmo entre aqui no fórum para dar seu depoimento e possa ajudar quem tiver dúvidas sobre a conversão.

Como não sei se precisa ser cadastrado lá para ter acesso, vou fazer uma transcrição das partes mais importantes:
Schucht escreveu:09/02/08

Aqui em casa temos um Monza GLS 94, 2.0, a gasolina ,completão. O carro apesar de ser econômico, na faixa de 10,5 km/l, estava pensando em passar pra álcool. Conversando com algumas pessoas, me disseram que se eu colocar o bico injetor do álcool e adiantar o carro uns 6º poderia utilizar alcool sem problemas. Eu já coloquei a bomba elétrica do alcool.
Alguém pode me ajudar sobre o assunto ?
Será que é simples assim ?

Abraço
Schucht escreveu:16/02/08

Hoje coloquei o Monzão no álcool.
Ficou perfeito, nem percebe-se a diferença. Vou ver amanhã cedo pra dar partida.

Valeu pessoal
Schucht escreveu:17/02/08

Sim, é EFI.

O processo é muito simples. Apenas troquei o bico original a gasolina(azul) por um original do monza a álcool (branco). Paguei 100,00 reais em um usado e eu mesmo fiz a troca dos bicos. Depois levei para um mecânico amigo meu adiantar um pouco o ponto do carro.

Ficou muito bom e hoje estava um pouco frio aqui em Goiânia e o carro pegou de 1°. Não sei se é porque ainda tinha um pouco de gasolina no tanque, cerca de uns 4 litros e 35 litros de álcool.

Mas ficou ótimo.
Schucht escreveu:27/02/08

O Monza está se adaptando muito bem.
De manhã está pegando de 1° no máximo uma 2º.

Estou gostando muito do resultado e em breve coloco a média do carro.

Abraço
Eduardo Rettore
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

Sim, realmente é bem simples e funciona! Mas só vale a pena para quem mora onde o álcool é bem mais barato que a gasolina. Andar com taxa de 9,2:1 no álcool deixa o carro beberrão e relativamente fraco comparado a um original a álcool. O correto é trocar os pistões para aumentar a taxa de compressão, que é de 12:1 no Monza/Kadett EFI a álcool.

Só um detalhe: quem fizer a conversão com troca apenas do bico NÃO precisa trocar as velas, pode usar as velas pra gasolina (grau térmico 5) sem problema algum.
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500EF
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Beberrão em termos, né, TheRipper?

Falando assim você assusta o pessoal. hehehe

O consumo, em litros, deve ficar perto de 35% maior que com gasolina.

Aí, a conta básica é a mesma que o pessoal dos carros Flex faz na hora de abastecer: Se o (preço por litro da gasolina x 0,65) for maior que o preço do álcool na sua região, então compensa converter.

Por exemplo: Aqui em BH, a gasolina está na faixa de R$ 2,25 / litro. Fazendo a conta, ( 2,25 x 0,65 ) = 1,46. Como estou abastecendo por R$ 1,39 / litro de álcool (sendo que BH historicamente tem um dos preços por litro de álcool mais caros do país), compensa. E até uns 2 meses atrás, o álcool estava a R$ 1,29, semana passada chegou a 1,47 e agora está recuando novamente.

Quanto a ficar mais fraco que o original à álcool, é verdade, pois eles têm taxa bem mais elevadas. Mas aí o custo para conversão e a facilidade de reversão podem complicar um pouco o processo... Mas em relação ao original à gasolina, não deve perder rendimento, sendo até mesmo possível alguma melhora pequena. :wink:

E a intenção de ter postado estes trechos do tópico lá do kadetteiros, é que esta é uma dúvida bastante frequente por aqui. :smt023

Mais um detalhe, convertendo somente bico e ponto, sem mexer nos pistões, se amanhã ou depois o preço do álcool disparar, basta você voltar o distribuidor para onde ele estava (é bom fazer uma marquinha na posição dele para álcool e para gasolina) e voltar o bico antigo. Coisa que pode ser feita em casa, e em poucos minutos.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eu ja tinha falado com este cara lá no kadetteiros, até chamei ele pra participar aqui do fórum....Ele tava em dúvida sobre como fazer a conversão... ai falei pra ele do bico... o Ripper até comentou neste tópico do Kadetteiros, salvo engano.

Abraço!
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:Beberrão em termos, né, TheRipper?

Falando assim você assusta o pessoal. hehehe

O consumo, em litros, deve ficar perto de 35% maior que com gasolina.

Aí, a conta básica é a mesma que o pessoal dos carros Flex faz na hora de abastecer: Se o (preço por litro da gasolina x 0,65) for maior que o preço do álcool na sua região, então compensa converter.
Aqui não compensa converter, por enquanto. A gasolina não tá 65% mais caro que o álcool. Se eu convertesse, iria gastar quase a mesma coisa no álcool.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Beberrão em termos, né, TheRipper?

Falando assim você assusta o pessoal. hehehe

O consumo, em litros, deve ficar perto de 35% maior que com gasolina.
Heheheh é, não fica nada absurdo, mas creio que supere os 35% de diferença, pois um original a álcool bebe por aí. O meu, com cabeçote preparado e escape livre, está fazendo 8km/l na cidade, com trânsito, mas está com 12,7:1 de taxa. Acho muuuito difícil fazer a mesma marca com apenas 9,2:1.

Ps.: Realmente a questão da reversibilidade é interessante.
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por 500EF »

No meu, onde antes eu tinha média de 9,5 a 10 km/l, hoje faço em torno de 6,0 a 7,0 (dependendo dos engarrafamentos que pego durante a semana, ou das esticadas pressurizando que dou). Isso dá entre 30% e 40% a mais. :wink:
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Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Eduardo vêm me orientando bastante por MP sobre meu problema na conversão. :smt023

Vou descrever um pouco meu problema agora:
Nunca havia usado 100% alcool no carro. Mesmo com modulo flex até uns 90% de alcool ele andava bem até, porém a grande perda de potência em baixa me incomodava muito.
Pois bem, resolvi comprar um bico alcool.
Achei que era por lá o bico e mexer um pouco no ponto. e sair voando pelo canavial. :lol:
Aí começou os problems. :?
Na estrada andava aceitavelmente bem, porém nada de retomadas, acelerações bruscas nem pensar. Mas mantinha a velocidade e aceleração subia suavemente.
Isso porque eu adiantei BEM o ponto. ele ficou alinhado nos limites lá do parafuso do cabeçote. :lol:
Aí na cidade o bicho pegou, comecei a pegar engarrafamento aí começou as tossidas, perda total de força, acho que matei os 108 Cavalos e sobraram uns 2 pra ajudar.. :lol: fora as buzinadas... :?

Mas vou continuar na investigação oque está de errado. Não é possível todo mundo converte e dá certo, tem algo errado no meu monza. :smt093

Preciso por uma placa atrás do carro "Mantenha distância, veículo sob testes" Quase me bateram agora pouco... :shock:
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