Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Pessoal, na tentativa de ajudar alguns usuários aqui do fórum em converterem seus EFIs para álcool, através da troca do bico original pelo branco do monza à álcool, e adiantamento do ponto de ignição inicial em mais 6 graus, encontrei um tópico no kadetteiros de um usuário que além do kadett, também tem um monza EFI e fez a conversão nele desta forma.

Já fiz um convite para que ele mesmo entre aqui no fórum para dar seu depoimento e possa ajudar quem tiver dúvidas sobre a conversão.

Como não sei se precisa ser cadastrado lá para ter acesso, vou fazer uma transcrição das partes mais importantes:
Schucht escreveu:09/02/08

Aqui em casa temos um Monza GLS 94, 2.0, a gasolina ,completão. O carro apesar de ser econômico, na faixa de 10,5 km/l, estava pensando em passar pra álcool. Conversando com algumas pessoas, me disseram que se eu colocar o bico injetor do álcool e adiantar o carro uns 6º poderia utilizar alcool sem problemas. Eu já coloquei a bomba elétrica do alcool.
Alguém pode me ajudar sobre o assunto ?
Será que é simples assim ?

Abraço
Schucht escreveu:16/02/08

Hoje coloquei o Monzão no álcool.
Ficou perfeito, nem percebe-se a diferença. Vou ver amanhã cedo pra dar partida.

Valeu pessoal
Schucht escreveu:17/02/08

Sim, é EFI.

O processo é muito simples. Apenas troquei o bico original a gasolina(azul) por um original do monza a álcool (branco). Paguei 100,00 reais em um usado e eu mesmo fiz a troca dos bicos. Depois levei para um mecânico amigo meu adiantar um pouco o ponto do carro.

Ficou muito bom e hoje estava um pouco frio aqui em Goiânia e o carro pegou de 1°. Não sei se é porque ainda tinha um pouco de gasolina no tanque, cerca de uns 4 litros e 35 litros de álcool.

Mas ficou ótimo.
Schucht escreveu:27/02/08

O Monza está se adaptando muito bem.
De manhã está pegando de 1° no máximo uma 2º.

Estou gostando muito do resultado e em breve coloco a média do carro.

Abraço
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Caso de sucesso na conversão de EFI para álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

Sim, realmente é bem simples e funciona! Mas só vale a pena para quem mora onde o álcool é bem mais barato que a gasolina. Andar com taxa de 9,2:1 no álcool deixa o carro beberrão e relativamente fraco comparado a um original a álcool. O correto é trocar os pistões para aumentar a taxa de compressão, que é de 12:1 no Monza/Kadett EFI a álcool.

Só um detalhe: quem fizer a conversão com troca apenas do bico NÃO precisa trocar as velas, pode usar as velas pra gasolina (grau térmico 5) sem problema algum.
500EF
MODERADOR

Beberrão em termos, né, TheRipper?

Falando assim você assusta o pessoal. hehehe

O consumo, em litros, deve ficar perto de 35% maior que com gasolina.

Aí, a conta básica é a mesma que o pessoal dos carros Flex faz na hora de abastecer: Se o (preço por litro da gasolina x 0,65) for maior que o preço do álcool na sua região, então compensa converter.

Por exemplo: Aqui em BH, a gasolina está na faixa de R$ 2,25 / litro. Fazendo a conta, ( 2,25 x 0,65 ) = 1,46. Como estou abastecendo por R$ 1,39 / litro de álcool (sendo que BH historicamente tem um dos preços por litro de álcool mais caros do país), compensa. E até uns 2 meses atrás, o álcool estava a R$ 1,29, semana passada chegou a 1,47 e agora está recuando novamente.

Quanto a ficar mais fraco que o original à álcool, é verdade, pois eles têm taxa bem mais elevadas. Mas aí o custo para conversão e a facilidade de reversão podem complicar um pouco o processo... Mas em relação ao original à gasolina, não deve perder rendimento, sendo até mesmo possível alguma melhora pequena. :wink:

E a intenção de ter postado estes trechos do tópico lá do kadetteiros, é que esta é uma dúvida bastante frequente por aqui. :smt023

Mais um detalhe, convertendo somente bico e ponto, sem mexer nos pistões, se amanhã ou depois o preço do álcool disparar, basta você voltar o distribuidor para onde ele estava (é bom fazer uma marquinha na posição dele para álcool e para gasolina) e voltar o bico antigo. Coisa que pode ser feita em casa, e em poucos minutos.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eu ja tinha falado com este cara lá no kadetteiros, até chamei ele pra participar aqui do fórum....Ele tava em dúvida sobre como fazer a conversão... ai falei pra ele do bico... o Ripper até comentou neste tópico do Kadetteiros, salvo engano.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:Beberrão em termos, né, TheRipper?

Aí, a conta básica é a mesma que o pessoal dos carros Flex faz na hora de abastecer: Se o (preço por litro da gasolina x 0,65) for maior que o preço do álcool na sua região, então compensa converter.
Aqui não compensa converter, por enquanto. A gasolina não tá 65% mais caro que o álcool. Se eu convertesse, iria gastar quase a mesma coisa no álcool.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Beberrão em termos, né, TheRipper?

Heheheh é, não fica nada absurdo, mas creio que supere os 35% de diferença, pois um original a álcool bebe por aí. O meu, com cabeçote preparado e escape livre, está fazendo 8km/l na cidade, com trânsito, mas está com 12,7:1 de taxa. Acho muuuito difícil fazer a mesma marca com apenas 9,2:1.

Ps.: Realmente a questão da reversibilidade é interessante.
500EF
MODERADOR

No meu, onde antes eu tinha média de 9,5 a 10 km/l, hoje faço em torno de 6,0 a 7,0 (dependendo dos engarrafamentos que pego durante a semana, ou das esticadas pressurizando que dou). Isso dá entre 30% e 40% a mais. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Eduardo vêm me orientando bastante por MP sobre meu problema na conversão. :smt023

Vou descrever um pouco meu problema agora:
Nunca havia usado 100% alcool no carro. Mesmo com modulo flex até uns 90% de alcool ele andava bem até, porém a grande perda de potência em baixa me incomodava muito.
Pois bem, resolvi comprar um bico alcool.
Achei que era por lá o bico e mexer um pouco no ponto. e sair voando pelo canavial. :lol:
Aí começou os problems. :?
Na estrada andava aceitavelmente bem, porém nada de retomadas, acelerações bruscas nem pensar. Mas mantinha a velocidade e aceleração subia suavemente.
Isso porque eu adiantei BEM o ponto. ele ficou alinhado nos limites lá do parafuso do cabeçote. :lol:
Aí na cidade o bicho pegou, comecei a pegar engarrafamento aí começou as tossidas, perda total de força, acho que matei os 108 Cavalos e sobraram uns 2 pra ajudar.. :lol: fora as buzinadas... :?

Mas vou continuar na investigação oque está de errado. Não é possível todo mundo converte e dá certo, tem algo errado no meu monza. :smt093

Preciso por uma placa atrás do carro "Mantenha distância, veículo sob testes" Quase me bateram agora pouco... :shock:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder