Lenta (muito lenta) com ar-condicionado EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Lenta (muito lenta) com ar-condicionado EFI

Mensagem não lida por Wesley303 »

Olá amigos,

Gostaria de uma ajuda quanto a regulagem da lenta quando o ar-condicionado é ativado.
O meu praticamente não acelera, ocorrendo a queda (leve) de rotação.
Fazendo uma busca aqui no fórum, vi que existe pros carburados uma válvula kicker, mas não vi ela sendo relacionada aos EFI.

Seguem as perguntas

Existe uma peça pra isso no EFI ou é ajustado automaticamente pelos sensores ?
Caso exista uma peça como uma kicker (carburado), qual seria e como regular ?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Lenta (muito lenta) com ar-condicionado EFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza EFI a compensação da marcha lenta é feita eletronicamente pela UCE, após receber sinal de solicitação do A/C e também sentida pelo maior "peso do motor" .
Se no seu Monza não está havendo essa compensação, primeiro deve verificar se esse A/C é original de fábrica, se a UCE recebe o sinal de solicitação do A/C. Depois verificar se há ligações erradas nas mangueiras do sistema de vácuo e se o atuador de marcha lenta está variando conforme a necessidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)

Então Carlos,
O A/C é original sim. Quanto a UCE receber o sinal, como verifico?

Eu hoje fiz uma limpeza no tbi e acabei por ver aquelas mangueiras, todas estão ok, algumas foram substituídas por não estarem boas.
Eu suspeitei do atuador de marcha lenta pois ele apresentou leve folga no pino. Não está molenga como outros que já vi com defeito, apenas uma leve folga (de um lado pro outro, não pra cima e pra baixo).

Apenas essas opções podem causar essa anomalia ?
Caso sim, amanhã desmonto tudo novamente pra substituir todas as mangueiras e também o atuador.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Com scanner consegue verificar se a UCE recebeu a solicitação de A/C, se o atuador de marcha lenta está atuando e se com tudo isso houve alteração no tempo de injeção.
Sem scanner dificulta um pouco mais, vai ter de medir tensão no terminal correspondente na UCE (não me lembro de cabeça, só vendo no esquema). Mas não sabe se houve alteração no comportamento da IE e atuador.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Wesley303 escreveu:
Eu suspeitei do atuador de marcha lenta pois ele apresentou leve folga no pino
Se foi constatada folga no pino de atuação do motor de marcha lenta, é muito provável que ele não esteja atuando de forma correta.
Esse pino possui uma rosca, onde atua a rosca do motorzinho de passo. A cada giro do motor de passo, o pino se desloca um tiquinho em um sentido ou outro.
Então, se houver folga nessa rosca, o pino pode não se deslocar como deveria quando o motor de passo girar.
Como a pesquisa desse circuito é chata pra caramba, e passar um escaner pode custar mais do que o preço de um atuador, eu no seu lugar, antes de mais nada, substituiria esse atuador por um novo.
Apesar de concordar com o Carlos Freire e outros aqui, em que não se deve sair trocando peça, eu detesto ficar pesquisando demais.
Prefiro matar logo a suspeita de um componente que tem grandes possibilidades de ser o causador do problema.
Antes de trocar o dito cujo, obviamente, é necessário fazer uma boa limpeza no local onde o pino atua, no TBI.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Wesley303
Membro SL (Ní­vel 1)

Luiz,

Então, o que eu pensei anteriormente a pesquisar aqui, era exatamente sujeira no tbi, por isso fiz uma limpeza geral nele hoje.
Descarbonizante Car 80, ficou muito bom o trabalho (estava bastante sujo) e inclusive tive impressão que o carro ficou mais esperto.

Vou trocar todas as mangueiras como foi citado e também o atuador. Vamos ver se resolve... Até porque não tenho scanner e aqui me cobram muito pra utilizar um.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Por isso é bom tem um reparador amigo. Nesses casos colocam o scanner, fazem os testes e não cobram. Agora, para consumidor comum há sim a cobrança, principalmente aqueles que aparecem só de tempos em tempos, rs!

No meu caso, tenho amigos reparadores e quando preciso eu pego qualquer ferramenta que precisar, inclusive scanner.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

No monza classic que tive, o problema era no atuador da marcha lenta! Acho que fazia anos que não era removido do alojamento, quando retirei a peça, uns dos parafusos até quebrou, de tão "colado" que estava. Troquei a peça e os parafusos, ficou zero.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder