Dúvidas e sugestões sobre PD e sensor VVS!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Dúvidas e sugestões sobre PD e sensor VVS!
Boa noite amigos!bom sei que tem inúmeros tópicos sobre esse assunto,mas já li todos eles e ainda não conseguir sanar minhas dúvidas!a alguns dias atrás comprei um PD para meu Monza pois bem instalei ele é etudo certo só tem um porém no display da velocidade tem duas manchas eu queria saber se tem como remover essas manchas?e se tiver como faço?é a outra dúvida é o meu sensor vvs (sensor de velocidade) está meio doido pq quando eu tinhas o painel analógico a luz de marcha ascendente só ascendia algumas vezes e ao quando passa a marcha de 1" para 2" e de 3" para 4", e as vezes nem nessas condições ela ascendia aí pensei q fosce problema de mal contato na parte elétrica pois fiz todos os testes possíveis e confirmei que a parte elétrica do sensor está OK!se alguém poder me ajudar a desvendar esse mistério tbm kkkk à e agora com o PD com a marcação da velocidade depende do painel fica ao no 0 estranho pq com o painel analógico as vezes se via a atuação do vvs pelo o fato da luz de marcha ascendente ascender de vez enquando nas trocas de marcha mencionadas acima! Se alguém poder me dar alguma dica sobre esses problemas (inclusive sobre a mancha do painel)eu agradeço desde já muito obrigado.
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dúvidas e sugestões sobre PD e sensor VVS!
Quanto a mancha não tenho informações, mesmo por quê, não sabemos como é e o que provocou essa mancha.
Com relação ao shift light, o sintoma pode ser provocado pelo VSS ruim, fios do VSS quebrados, ligados errado ou com aplicação errada ou ainda, a UCE com aplicação para outro carro, como já foi comentado aqui no fórum em vários tópicos sobre esse assunto.
Se o painel digital não sai do 0km, não deve estar recebendo sinal do VSS ou o próprio PD pode estar com defeito.
Abs,
Carlos Freire
Com relação ao shift light, o sintoma pode ser provocado pelo VSS ruim, fios do VSS quebrados, ligados errado ou com aplicação errada ou ainda, a UCE com aplicação para outro carro, como já foi comentado aqui no fórum em vários tópicos sobre esse assunto.
Se o painel digital não sai do 0km, não deve estar recebendo sinal do VSS ou o próprio PD pode estar com defeito.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
* mancha no cristal liquido numero = vazamento da celula obs: so trocando o cristal e nao existe mais, so usado.
o hodometro se move ao andar do carro? se nao sai do 0 km/h e tem movimento no hodometros é pq nao ta chegando os dados do PCB ao LCD existe uma malha que fecha o sinal do cristal aos dados do CI
esse painel deve ter sido descarte de alguem e tu comprou sem saber.
o hodometro se move ao andar do carro? se nao sai do 0 km/h e tem movimento no hodometros é pq nao ta chegando os dados do PCB ao LCD existe uma malha que fecha o sinal do cristal aos dados do CI
esse painel deve ter sido descarte de alguem e tu comprou sem saber.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro GL (Nível 2)
Boa noite amigo Carlos e rafaelo!bom sobre o sensor vvs ele funcionava normalmente a luz de marcha ascendente ascendia no seu respectivo momento até q um dia a bomba d'agua quebrou e depois da troca da bomba d'agua a luz de marcha ascendente não ascendeu mais aí fui ver o pq disso é foi então que encontrei o negativo do sensor rompido (deve ter rompido na hra de fazer a troca da bomba d'agua)pois bem encontrando o fio negativo que originalmente ia aterrado na carcaça do alternador eu liguei ele novamente mais não no alternador pq é um lugar d difiicl acesso então puxei um fio até a solenóide da partida a frio e aterrei lá daí para frente o sensor só funciona nas ocasiões que eu citei na mensagem acima,então resolvi comprar o PD, rafaelo eu mesmo que tirei esse PD de um classic SE de um amigo q está vendendo o carro aos poucos pq ele bateu,eu vi as manchas na hra mas não me importei até pq eu só iria arrumar se fose uma coisa simples mas tendo em vista do que vc flo acho q não teria necessidade até pq tem duas manchas mais de modo geral elas não atrapalha eu ver o kmh (e outra o painel no geral é novo e eu paguei R$ 150,00 reais nele rsrsrsrs)e não nem o odômetro parcial e nem o total roda ficao no mesmo lugar! Fiz todos os teste que pude com o sensor o engraçado é que quando coloco o teste no fio de pulso do sensor ele da um sinal negativo e depois da pós chave o sinal passa de negativo para positivo! E isso mesmo?
-
- Membro GL (Nível 2)
E outro detalhe voltei lá no meu amigo e peguei o sensor vvs dele q estava no seu lugar ainda mais o mesmo tbm não apresentava funcionalidade nem uma!seria azar meu ou algo errado em outro lugar? :/
-
- MODERADOR
foi isso que fez com que a celula quebra-se e vazasse o liquido.matheus26 escreveu:rafaelo eu mesmo que tirei esse PD de um classic SE de um amigo q está vendendo o carro aos poucos pq ele bateu
a questao de arrumar ou nao é uma questao tua, se nao encomoda entao deixa assim. oque falei que nao tem concerto. so trocando por um display usado, novo nao existe. ja que é um projeto obsoleto dos anos 80, nao existe peças no mercado nem la fora e se achar nao justifica a troca rsrsrsr. esse painel tem varios pontos negativos, inclusive os componente sao bem ruins comparado aos atuais. esse painel da muito problema alem de componente de ma qualidade foi mal projetado o PCB da placa dele. mas nao é o teu problema que no caso é RPM oscilando. outro problema é o cabo flat.
essa questao do display so estragou por causa da batida, as vezes acontece de dar um mal contato e isso é facil de arrumar. mas nao é teu caso.
correto.matheus26 escreveu:Fiz todos os teste que pude com o sensor o engraçado é que quando coloco o teste no fio de pulso do sensor ele da um sinal negativo e depois da pós chave o sinal passa de negativo para positivo! E isso mesmo?
porem a parte alta da onda(positivo) nao é pos chave, e sim 10v(onda quadrada regulada pra 10v) tanto faz motor desligado ou ligado, sempre é 10v.
ta sem odometro esse painel? como vai saber a quilometragem? esse é outro problema nesse painel bem comum. desgaste mecanico nesse sistema, o pessoal tira ele quando estraga. tu pode tentar achar usado mas quem vende usado é pq ta gasto. sei disso pq as vezes concerto esses paineis.
obs: o aterramento do sensor nao pode ser aterrado em qualquer canto. é provavel que tu tenha aterrado na bobina do solenoide por isso dos problemas. tente aterrar ele na lataria com um terminal olhal. feito isso nao daria problema... é fio marrom
olha um video antigo meu onde testo o sensor VSS
-
- Membro GL (Nível 2)
Boa tarde amigo Rafaelo!sim de fato pode ter sido a batida que pode ter ocasionado as manchas porém é engraçado pq o fundo do painel é preto e os número (km) são amarelos porém às manchas ficam amarelas tbm,mais como disse talvez eu não mecha pq acho q dá mais trabalho achar um painel do que as peças para reposição e usadas ainda por tanto acho melhor deixar as manchas que tinhas rsrss!ele tem o odômetro so que como o sensor não está fazendo sua função o odômetro não está funcionando mas deixei o carro parado para não perder o km original.sua observação foi bem colocada em referência a o aterramento pq como eu disse eu aterrei na solenóide da partida a frio,vc acha que mesmo que o sensor esteja com o sinal negativo pode estar sendo este sinal insuficiente?e o seu vídeo eu já vi ele é fiz esse teste porém no seu vídeo o seu sensor da um bip curto a cada pulso e o meu da um bip prolongado!
-
- MODERADOR
boa tarde.
o liquido nao é amarelo, oque deixa ele dessa cor é a luz de fundo que passa pela celula, o liquido que vazou é oque forma o grafico, esse LCD é monocromatico. porem ele é do tipo invertido, fundo preto e "numeraçao vazada" pra transpassar a luz.
ex:
custa caro pra mexer nisso, entao senao atrapalha a funcionalidade da peça nao justifica mexer mesmo.
sobre o aterramento desse sensor providencia a troca do ponto de aterramento, so depois disso recomeça os teste novamente. procura aterrar na lataria em um ponto original de terra(parafuso).
obs: se esta bipando(continuidade sonora) é pq ta funcionando, ele fica assim com o bip prolongado é pq tu deixou ele nessa posiçao, é preciso girar ele pra parar. vai depender de como "parou" a posiçao do eixo do sensor. as vezes aterrado as vezes aberto...
o liquido nao é amarelo, oque deixa ele dessa cor é a luz de fundo que passa pela celula, o liquido que vazou é oque forma o grafico, esse LCD é monocromatico. porem ele é do tipo invertido, fundo preto e "numeraçao vazada" pra transpassar a luz.
ex:

custa caro pra mexer nisso, entao senao atrapalha a funcionalidade da peça nao justifica mexer mesmo.
sobre o aterramento desse sensor providencia a troca do ponto de aterramento, so depois disso recomeça os teste novamente. procura aterrar na lataria em um ponto original de terra(parafuso).
obs: se esta bipando(continuidade sonora) é pq ta funcionando, ele fica assim com o bip prolongado é pq tu deixou ele nessa posiçao, é preciso girar ele pra parar. vai depender de como "parou" a posiçao do eixo do sensor. as vezes aterrado as vezes aberto...