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escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 10 Set 2017, 19:47
por zeneto
seguinte galera tenho aki em casa 2 escapes do monza, completo eu tava pensando em colocar os dois, meu projeto é o seguinte, tirar os catalizadores soldando um cano direto, então ficaria os dois canos direto até o abafador, e manter o abafador em apenas um dos canos e no outro colocar um exaustor eletrico, para que quando eu enjoar do ronco eu feche, e ele funcione apenas com o cano com o abafador. a banana que sai do coletor e engata nos canos, ja é de dois canos só que transformado em 1 4x2x1 original, eu tava pensando em serrar onde ele é parafusado no cano para que a banana fique com duas saidas e assim fazer uma flange de duas bocas para parafusar no novo escape. o que acham? outra coisa tenho outra banana tbm, se kiser posso voutar para original.!

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 10 Set 2017, 20:23
por jesuino b ferreira
eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 10 Set 2017, 21:40
por Carlos A. Freire
Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 10 Set 2017, 22:52
por zeneto
Carlos A. Freire escreveu: 10 Set 2017, 21:40 Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.
Mas aquilo no meio do escapamento não seria o catalizador?

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 10 Set 2017, 22:55
por zeneto
jesuino b ferreira escreveu: 10 Set 2017, 20:23 eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui
A peça elétrica eu já tenho, eu mesmo fiz com um motor do vidro elétrico e borboleta de um carburador velho que eu tinha aki. Só falta soldar e montar.

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 11 Set 2017, 07:32
por Carlos A. Freire
zeneto escreveu: 10 Set 2017, 22:52
Mas aquilo no meio do escapamento não seria o catalizador?
Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.

A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.

Abs,

Carlos Freire

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 11 Set 2017, 09:21
por zeneto
Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.

A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.

Abs,

Carlos Freire
A sim agora entendi, a da sonda lambda eu sabia, o do Monza fica por conta de um potenciômetro, ou regulador de co. obrigado pela atenção.

abs.

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Enviado: 11 Set 2017, 10:13
por Luiz Carlos (Rio)
zeneto

Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?

Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.

Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.

Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério. :|

Abs