zeneto
Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?
Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.
Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.
Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério.
Abs