Preciso de uma ajuda meu Monza e Classic se 91/91 bom comprei pois andei em um dos meus amigos e fiquei louco, pesquisei e comprei só que estou sofrendo pois achei que na cidade ele iria fazer bom no máximo de 6 a 7 km por litro, mais ta fazendo 3,7 estou desesperado pois isso não e normal dele troquei quase todas as pecas dele da válvula termostática ate a suspensa não sei mais o que fazer me ajudem pois sou novato e nao tenho experiencia.. E qual e a medida do glicle ORIGINAL.
DESDE JÁ AGRADEÇO VOCÊS!
Monza bebendo muito
-
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Re: Monza bebendo muito
Seja bem vindo.
Nos conte como fez a média (procedimentos).
A avaliação começa verificando se o motor está em correto sincronismo, o sistema de ignição ( velas, cabos de velas, rotor e tampa do distribuidor) está em perfeito funcionamento e, o ponto de avanço inicial dentro da recomendação, com as avanços centrífugo e a vácuo em pleno funcionamento. Depois se verifica o funcionamento e ajustes do carburador.
Abs,
Carlos Freire
Nos conte como fez a média (procedimentos).
A avaliação começa verificando se o motor está em correto sincronismo, o sistema de ignição ( velas, cabos de velas, rotor e tampa do distribuidor) está em perfeito funcionamento e, o ponto de avanço inicial dentro da recomendação, com as avanços centrífugo e a vácuo em pleno funcionamento. Depois se verifica o funcionamento e ajustes do carburador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Estou com o mesmo problema.. tenho um monza tubarão, faz alguns dias que a luz de injeção acendeu no painel basicamente fica ligada a todo momento.. porém as vezes apaga e volta acender, senti também uma alta no consumo do álcool.
O carro em si não está falhando.. andando normal por 'enquanto' procurei na internet entre vários motivos apontados um deles dizem que pode ser válvula termostática.. o correto mesmo é passar pelo scanner, infelizmente a grana está curta.
Carlos o que você acha?
Grato pela atenção.
O carro em si não está falhando.. andando normal por 'enquanto' procurei na internet entre vários motivos apontados um deles dizem que pode ser válvula termostática.. o correto mesmo é passar pelo scanner, infelizmente a grana está curta.
Carlos o que você acha?
Grato pela atenção.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
Robsvan bom dia.
Primeiro tem que resolver esse problema da luz de anomalia acender.
Esse luz acende quando um ou mais sensor está apresentando um mau funcionamento. Esse mau funcionamento pode acontecer por defeito de sensores, problemas com chicote ou conector, mangueiras do sistema de vácuo soltas ou invertidas, problemas com aterramentos...
A válvula termostática é um vários itens que com problema podem aumentar o consumo de combustível. Pode usar um termômetro para aferir a temperatura do motor ou, se o painel estiver marcando corretamente, em rodovias o ponteiro de temperatura não pode ficar em cima ou abaixo da marca azul. Deve fica acima, mais ou menos em 1/4 de escala. Defeito ou falta da válvula termostática, problemas na bomba de combustível e no sistema de ignição, não acendem a luz anomalia do painel. No caso do sistema de ignição, apenas o sistema de ponto eletrônico com problemas poderá acender.
O ideal é usar um scanner que além de verificar os códigos de falhas, pode testar os sensores e, algum deles, pode testar vários ao mesmo tempo.
Na falta do scanner pode consultar os códigos de falhas gravados na memória da UCE, através dos códigos lampejante do painel.
https://www.monzaclube.com/sosmonza/sos ... _luz.shtml
Tabela com código de defeito na injeção eletrônica do Monza EFI é:
14 ou 15 - Sensor de temperatura - CTS
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta - TPS
24 --------- Sensor de velocidade - VSS
33 ou 34 - Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP
35 --------- Erro no controle de marcha lenta - IAC
42 --------- Circuito do ponto eletrônico - EST
51 --------- Falha no módulo MENCAL
54 --------- Erro no ajuste da % de CO2
55 --------- Falha interna do ECM
Todo processo se inicia com a colocação de um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico, localizado embaixo do porta-luvas. Depois de ter identificado os terminais A e B e de ter feito o jumper, ao ligar-se a chave de ignição a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção, localizada no painel de instrumento,s começará a piscar. É justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM. As piscadas ocorrem numa seqüência lógica que vale para todos os sistemas de injeção, cuja unidade de comando permite esta estratégia. Segue abaixo um exemplo:
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.
Vamos a um outro exemplo:
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto. Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32 gravados a seqüência será:
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Veja que as seqüências de códigos foram: 12, 12, 12, 25, 25, 25, 32, 32, 32
Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar parado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado. O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem volta a se repetir novamente.
Abs,
Carlos Freire
Primeiro tem que resolver esse problema da luz de anomalia acender.
Esse luz acende quando um ou mais sensor está apresentando um mau funcionamento. Esse mau funcionamento pode acontecer por defeito de sensores, problemas com chicote ou conector, mangueiras do sistema de vácuo soltas ou invertidas, problemas com aterramentos...
A válvula termostática é um vários itens que com problema podem aumentar o consumo de combustível. Pode usar um termômetro para aferir a temperatura do motor ou, se o painel estiver marcando corretamente, em rodovias o ponteiro de temperatura não pode ficar em cima ou abaixo da marca azul. Deve fica acima, mais ou menos em 1/4 de escala. Defeito ou falta da válvula termostática, problemas na bomba de combustível e no sistema de ignição, não acendem a luz anomalia do painel. No caso do sistema de ignição, apenas o sistema de ponto eletrônico com problemas poderá acender.
O ideal é usar um scanner que além de verificar os códigos de falhas, pode testar os sensores e, algum deles, pode testar vários ao mesmo tempo.
Na falta do scanner pode consultar os códigos de falhas gravados na memória da UCE, através dos códigos lampejante do painel.
https://www.monzaclube.com/sosmonza/sos ... _luz.shtml
Tabela com código de defeito na injeção eletrônica do Monza EFI é:
14 ou 15 - Sensor de temperatura - CTS
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta - TPS
24 --------- Sensor de velocidade - VSS
33 ou 34 - Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP
35 --------- Erro no controle de marcha lenta - IAC
42 --------- Circuito do ponto eletrônico - EST
51 --------- Falha no módulo MENCAL
54 --------- Erro no ajuste da % de CO2
55 --------- Falha interna do ECM
Todo processo se inicia com a colocação de um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico, localizado embaixo do porta-luvas. Depois de ter identificado os terminais A e B e de ter feito o jumper, ao ligar-se a chave de ignição a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção, localizada no painel de instrumento,s começará a piscar. É justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM. As piscadas ocorrem numa seqüência lógica que vale para todos os sistemas de injeção, cuja unidade de comando permite esta estratégia. Segue abaixo um exemplo:
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.
Vamos a um outro exemplo:
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto. Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32 gravados a seqüência será:
Veja que as seqüências de códigos foram: 12, 12, 12, 25, 25, 25, 32, 32, 32
Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar parado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado. O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem volta a se repetir novamente.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1990
Lembrando que se for injeçao eletronica pois nao entendi nao especificou se eh....pode ser ate o sensor MAP isso ocorre com frequencia no meu inverti uma mangueira do sensor MAP na TBI mds o consumo era pior que 1 V8 verifique o sensor MAP e a mangeira dele se nao esta invertida no corpo da TBITinho Classic 91 escreveu: ↑23 Fev 2018, 16:28 Preciso de uma ajuda meu Monza e Classic se 91/91 bom comprei pois andei em um dos meus amigos e fiquei louco, pesquisei e comprei só que estou sofrendo pois achei que na cidade ele iria fazer bom no máximo de 6 a 7 km por litro, mais ta fazendo 3,7 estou desesperado pois isso não e normal dele troquei quase todas as pecas dele da válvula termostática ate a suspensa não sei mais o que fazer me ajudem pois sou novato e nao tenho experiencia.. E qual e a medida do glicle ORIGINAL.
DESDE JÁ AGRADEÇO VOCÊS!
Procura no google o esquema do corpo TBI do monza vai ver que a primeira entrada da esquerda pra direita e o sensor MAP
Tabela de giclagem:
http://campeaoautopecas.blogspot.com.br ... e.html?m=1
Abs