Troca de óleo do motor

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
JuniorFCJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Troca de óleo do motor

Mensagem não lida por JuniorFCJ »

Olá pessoal, tenho um Monza gls 94 e vou trocar o óleo dele esses dias mas estou com uma dúvida se coloco óleo mineral ou semi sintético pois os óleos sintéticos e semi sintéticos tem uma tecnologia mais avançada. Vou colocar o 20w40 ou o 20w50.

Abraço.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Re: Troca de óleo do motor

Mensagem não lida por waldir »

Eu uso o Lubrax 15 W 40 API SN - Sintético já há alguns anos.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

tenho um Monza gls 94 e vou trocar o óleo dele esses dias mas estou com uma dúvida se coloco óleo mineral ou semi sintético pois os óleos sintéticos e semi sintéticos tem uma tecnologia mais avançada. Vou colocar o 20w40 ou o 20w50.
Eu tenho carro desde 1968, 50 anos, portanto, e sempre usei óleo mineral nos meus carros (com exceção do mais novo, um Uno Way). Nunca tive problemas de motor ocasionados por deficiência de lubrificação.
A vantagem do óleo sintético (não estou falando de semi sintético) é o maior intervalo entre trocas.
Tenho dúvidas se o dinheiro gasto a mais (o óleo sintético Shell HX-8 5W30 que uso em um dos meus carros, o Uno Way 2012 (o manual manda usar esse tipo de óleo), custa R$50,00 no posto onde costumo trocar óleo.
Já meu Uno Mille X 1999, embora o manual mande usar óleo semi sintético, eu adotei o HX5 15W50 e como esse óleo não é fabricado mais com essa viscosidade, mudei para o HX3 20W50. Custa R$ 23,00 o litro. O motor está com 167 mil Km e super redondinho. Dos meus 3 carros, é o que confio mais.
Já no Monza GLS 1994 é o HX5, na viscosidade citada no manual do proprietário. Não sei o preço atual, pois troquei o óleo há meses.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 11 Jul 2018, 11:11, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Minha sugestão é que continue usando o 20w50, A menos que você irá mexer no motor, tipo retifica. Concordo com o Luiz Carlos (rio), não acho que compensa os custos uma vez que o motor também já fora feito com tecnologia para o uso desse tipo de óleo.
No meu caso eu mudei por que tive que fazer o cabeçote, mas se fosse agora eu não teria mudado.
Mas no fim você que terá de decidir mesmo, não é?
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

A especificação conf. Manual do Proprietário e: SAE 15 W 40 ou SAE 20W 40 ou 20 W 50 (API SF ou API SG)

Ocorre que no século passado encontrava-se no mercado somente o SAE 20W50 Mineral e com API SF

Hoje com novas tecnologias temos facilidade com o 15 W 40 ou 15 W 50 e com API mais modernos SL para mineral e SM e SN para base mineral ou somente sintético.

O que conta é a (multi)viscosidade após o W sendo que não temos inverno de menos -15ºC (exceto raras exceções no Sul do país, e o API mais moderno

Como foi dito a escolha é de cada um.

Se o motor estiver baleado vale colocar o 25W 60 (mineral) ou aditivos espessantes até analisar o custo benefício de retificar ou trocar o motor por um novo que deve estar em torno de R$ 2500 a 3000
Editado pela última vez por waldir em 12 Jul 2018, 10:01, em um total de 3 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

O que conta é a (multi)viscosidade após o W sendo que não temos inverno de 15ºC (exceto raras exceções no Sul do país
De fato, o primeiro número da especificação se refere à viscosidade do óleo no momento da partida do motor frio.
No meu caso, que moro na região Sudeste, o óleo 20 W atende perfeitamente, tanto que no manual do proprietário do Monza ele é citado, como disse o Waldir.
Mas, como eu estava tendo problemas de batida de válvulas ao dar partida, principalmente porque meu carro fica muito tempo parado, resolvi adotar o óleo Shell HX5 15W50. Isso foi há alguns anos, e depois que passei a usar essa especificação, o barulho nunca mais se apresentou.
Sendo mais 'fino' na temperatura ambiente, esse óleo tem mais facilidade em encher com rapidez os compensadores (tuchos hidráulicos) das válvulas. Em motores com anos de uso é comum a existência de borra, e os orifícios para passagem do óleo dos compensadores são pequenos.
Infelizmente a Shell não fabrica mais o 15W50, só o 15W40. Tenho dúvidas se, aos 127 mil Km do motor, o óleo 40 não seja fino demais.

Até o momento não tenho tido problemas, vamos ver mais no futuro.

Waldir, sacanagem chamar o Monza de carro do século passado. Com isso você o igualou ao Ford T. :(
Por falar em século passado, meu Fiat Mille EX1998/1999 foi fabricado no século passado. E o manual dele manda usar óleo Semi sintético API SJ.
Eu é que mudei para mineral, visto que o primeiro dono usou mineral durante 88.000 Km, que era a quilometragem do carro quando o comprei.
Rodei uns 90.000 Km com ele com óleo mineral e o motor está tinindo. O cano de escape dele, trocado há muito tempo, está como se fosse novo.
Isso significa que a lubrificação cilindro/êmbolo está perfeita. Do contrário, haveria depósitos de óleo queimado no escape e até fumaça visível com o motor funcionando.
Talvez, nesse caso, fosse vantagem usar o óleo previsto no manual, pois aí o intervalo de troca seria de 20 mil Km ou 18 meses. Mas eu rodo muito pouco com esse carro. Ia levar uns 10 anos para rodar 20 mil Km. Troco a cada 10 mil Km ou 12 meses. Geralmente a cada 12 meses, pois atualmente rodo muuuuito pouco com ele.
Um dos pontos críticos de lubrificação do motor é nos anéis. Outro é no comando de válvulas. Como meu Fiat MIlle nunca fez regulagem de válvulas e não apresenta batida de válvulas, presumo que o trem de válvulas esteja sendo bem lubrificado também.

Os óleos sintéticos são coisa antiga. Pelo menos para uso em aviões eles existem há muitas décadas, desde a segunda guerra mundial. Meu avião, C-130, usava óleo sintético nos motores. Isso em 1973, quando passei a tripulante daquele tipo de avião. Esse óleo tinha muitas restrições de manuseio. Era altamente nocivo à pele, em caso de alguém derramar o mesmo sobre o corpo. Na lata estava escrito que podia causar até paralisia em contato com a pele. Para uso em carros, o primeiro óleo sintético surgiu na década de 1970, com a especificação 10W40.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Minha sugestão é que continue usando o 20w50, A menos que você irá mexer no motor, tipo retifica. Concordo com o Luiz Carlos (rio), não acho que compensa os custos uma vez que o motor também já fora feito com tecnologia para o uso desse tipo de óleo.
No meu caso eu mudei por que tive que fazer o cabeçote, mas se fosse agora eu não teria mudado.
Por falar em retífica, li em algum lugar (não sei se é verdade) que não se deve usar óleo sintético após uma retífica, pois isso poderia prejudicar o 'amaciamento' do motor.
Amaciamento é o período onde os componentes do motor sofrem um desgaste programado para se ajustarem devidamente. Dizem que sem esse desgaste inicial, o motor nunca atingiria seu ponto de ótimo desempenho.
A coisa é complicada. :(

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é Luiz, quando eu comprei o comando de válvulas do Monza (original) veio um aditivo para colocar no óleo para rodar os primeiros 1.000 k. isso aconteceu também há uns 30 anos atras quando eu troquei o comando da minha velha Caravan (75), veio um aditivo junto com o comando para "amaciar" os primeiros 1.000 quilômetros.

Quando estudei mecânica há uns 32 anos atras eu li que os primeiros 1.000 quilômetros do motor terá um desgaste igual a sua vida útil depois disso. Daí a grande importância de ter bastante cuidado no inicio. (meu curso foi bem básico mesmo, sem aulas práticas, só teoria, só agora depois de "velho" é que tive mais oportunidades de colocar a mão na massa, isso é no motor - questão de oportunidade, sabe como é).

Tenho aprendido muito com os colegas do fórum.

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder