Morte e Ressurreição do meu Monza
- Josué Villon
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Morte e Ressurreição do meu Monza
Tenho um Monza GLS 2.0 EFi 93/94.
Cuido do meu lindo carro como colecionador e tenho convivido com um problema muito antigo, até agora, sem solução. Preciso de ajuda!
Problema:
Nas poucas vezes que ando com o carro ele "corta" o motor inexplicavelmente, pode ser em marcha lenta ou acelerando, como ar ligado ou desligado, tem dias que ele funciona perfeitamente e as vezes ocorre o problema. Não tem um padrão lógico.
Se eu usar o recurso do "tranco" (aproveitar a marcha engrenada), ele não funciona.
Se eu acionar o motor de arranque sem desligar a chave, ele não funciona.
Ele só volta ao normal se eu desligar a chave e voltar a ligar o carro.
Observei:
- Quando acontece o problema e tento ligar o carro direto (sem desligar a chave) A CENTELHA FICA TOTALMENTE IRREGULAR.
- Quando eu forço um desligamento do motor (simulo o problema) e religo direto (sem desligar a chave) ele funciona perfeitamente.
Serviços:
Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
- Distribuidor completo
- Chicote completo
- Etc.
Já realizei serviço com vários profissionais, revisões, testes, análises, reforcei terra do distribuidor, retirei alarme, etc.
*Poderia algum relé afetar a centelha de ignição?
Imagino que quando desliga e religa a chave ele retorna para a posição correta.
Entrei em contato com a Central de Relacionamentos da Chevrolet e eles mandaram eu procurar uma concessionária... EU JÁ FIZ ISSO!
Procurei a resposta aqui no fórum mas não achei.
Vocês podem me ajudar?
Abraços,
Josué Villon
[email protected]
Cuido do meu lindo carro como colecionador e tenho convivido com um problema muito antigo, até agora, sem solução. Preciso de ajuda!
Problema:
Nas poucas vezes que ando com o carro ele "corta" o motor inexplicavelmente, pode ser em marcha lenta ou acelerando, como ar ligado ou desligado, tem dias que ele funciona perfeitamente e as vezes ocorre o problema. Não tem um padrão lógico.
Se eu usar o recurso do "tranco" (aproveitar a marcha engrenada), ele não funciona.
Se eu acionar o motor de arranque sem desligar a chave, ele não funciona.
Ele só volta ao normal se eu desligar a chave e voltar a ligar o carro.
Observei:
- Quando acontece o problema e tento ligar o carro direto (sem desligar a chave) A CENTELHA FICA TOTALMENTE IRREGULAR.
- Quando eu forço um desligamento do motor (simulo o problema) e religo direto (sem desligar a chave) ele funciona perfeitamente.
Serviços:
Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
- Distribuidor completo
- Chicote completo
- Etc.
Já realizei serviço com vários profissionais, revisões, testes, análises, reforcei terra do distribuidor, retirei alarme, etc.
*Poderia algum relé afetar a centelha de ignição?
Imagino que quando desliga e religa a chave ele retorna para a posição correta.
Entrei em contato com a Central de Relacionamentos da Chevrolet e eles mandaram eu procurar uma concessionária... EU JÁ FIZ ISSO!
Procurei a resposta aqui no fórum mas não achei.
Vocês podem me ajudar?
Abraços,
Josué Villon
[email protected]
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Morte e Ressurreição do meu Monza
Conferiu se o alarme original ainda tem alguma função.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: Carburador
E comum ficar os Monzeiro manter o módulo de alarme original montado e muitas vezes mal jampiado daí por vezes mexendo na parte elétrica o alarme aciona alguma função.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
O alarme original não atua na ignição e nem na linha de combustível. Mas, se tiver alarme não original instalado, deve fazer a avaliação incluindo esse acessório.
Não fique trocando peças sem antes fazer os devidos testes. Defeito intermitente é muito ruim de ser avaliado, pois só vai encontrar o defeito, quando o sintoma anormal se manifestar. Por isso, quando temos um defeito desse tipo devemos monitorar setores ou funcionamento de peças. Não esqueça que chicote e conectores também apresentam defeitos. No Monza EFI tem alguns conectores que podem causar mau contato, como por exemplo o de emenda, aquele que fica abaixo do servo freio e está na linha física do positivo da bateria e o que entra para cabine e fica atrás do reservatório de água do para brisas.
Não fique trocando peças sem antes fazer os devidos testes. Defeito intermitente é muito ruim de ser avaliado, pois só vai encontrar o defeito, quando o sintoma anormal se manifestar. Por isso, quando temos um defeito desse tipo devemos monitorar setores ou funcionamento de peças. Não esqueça que chicote e conectores também apresentam defeitos. No Monza EFI tem alguns conectores que podem causar mau contato, como por exemplo o de emenda, aquele que fica abaixo do servo freio e está na linha física do positivo da bateria e o que entra para cabine e fica atrás do reservatório de água do para brisas.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Josué Villon
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Obrigado pelas respostas!
JorgeAP
Lembro que uma das primeiras coisas que fizemos foi retirar o alarme original.
-Vou pedir para o eletricista conferir se o tal "jumper" está correto.
Carlos A. Freire
Também retiramos o alarme Positron.
O chicote foi trocado e todo revisado, inclusive as tomadas.
-Vou verificar os conectores.
Guardo TODAS as peças que troco (tenho até o meu chicote original) estou quase montando uma revenda de peças do Monza, meu estoque está quase completo!!!
Uma vez o carro morreu justamente quando eu conversava com o eletricista. Imediatamente testamos a centelha, acionamos o motor direto (sem desligar a chave) e ela estava bem irregular. Quando desliga e liga novamente a centelha normaliza.
Por causa disso troquei tampa do distribuidor, rotor e bobina... o problema continuou! Depois troquei o distribuidor completo... o problema continuou!! Depois ainda troquei o módulo de injeção eletrônica... o problema continuou!!! Agora troquei minhas vitaminas por uma caixa de calmante tarja preta...
A minha dúvida é:
Algum relé, com mau funcionamento, pode interferir de alguma forma na centelha?
Abraços
JorgeAP
Lembro que uma das primeiras coisas que fizemos foi retirar o alarme original.
-Vou pedir para o eletricista conferir se o tal "jumper" está correto.
Carlos A. Freire
Também retiramos o alarme Positron.
O chicote foi trocado e todo revisado, inclusive as tomadas.
-Vou verificar os conectores.
Guardo TODAS as peças que troco (tenho até o meu chicote original) estou quase montando uma revenda de peças do Monza, meu estoque está quase completo!!!
Uma vez o carro morreu justamente quando eu conversava com o eletricista. Imediatamente testamos a centelha, acionamos o motor direto (sem desligar a chave) e ela estava bem irregular. Quando desliga e liga novamente a centelha normaliza.
Por causa disso troquei tampa do distribuidor, rotor e bobina... o problema continuou! Depois troquei o distribuidor completo... o problema continuou!! Depois ainda troquei o módulo de injeção eletrônica... o problema continuou!!! Agora troquei minhas vitaminas por uma caixa de calmante tarja preta...
A minha dúvida é:
Algum relé, com mau funcionamento, pode interferir de alguma forma na centelha?
Abraços
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Combustível:: Gasolina
Josué
Seu Monza tem GNV, correto?
Você não disse se essa falha ocorre no funcionamento com gás ou no combustível original.
Como não saiu de fábrica Monza movido à GNV, seu carro certamente foi adaptado para funcionar com gás.
Já procurou saber se alguma coisa nessa modificação não está gerando o problema?
Em que bairro você mora?
Abs
Seu Monza tem GNV, correto?
Você não disse se essa falha ocorre no funcionamento com gás ou no combustível original.
Como não saiu de fábrica Monza movido à GNV, seu carro certamente foi adaptado para funcionar com gás.
Já procurou saber se alguma coisa nessa modificação não está gerando o problema?
Em que bairro você mora?
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Josué Villon
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Luiz Carlos
O problema ocorre em qualquer situação.
Quando trocamos o chicote deixamos o GNV completamente desligado, rodei só na gasolina para testar. Como o problema continuou, religamos tudo novamente.
Moro na Tijuca
Trabalho no Centro
To sempre na Pavuna
O problema ocorre em qualquer situação.
Quando trocamos o chicote deixamos o GNV completamente desligado, rodei só na gasolina para testar. Como o problema continuou, religamos tudo novamente.
Moro na Tijuca
Trabalho no Centro
To sempre na Pavuna
- LeoStrop
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 1.8
Olá Josué,
Acredito que você não seja o único que esteja arrancando os cabelos por causa desse problema. Tem muito tópicos onde são reportados problemas bem semelhantes.
Embora ninguém parece ter achado a solução, dá uma olhada nesses tópicos onde são relatados problemas parecidos com o seu.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=55&t=36592
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36884
Você deu uma boa descrição do problema, e me deu uma dica de algo que ainda não tentei (meu Kadett tá com essa mesma doença), dá próxima vez que o meu carro apagar, vou tentar religar o motor sem desligar a chave como você falou.
Obrigado!
Acredito que você não seja o único que esteja arrancando os cabelos por causa desse problema. Tem muito tópicos onde são reportados problemas bem semelhantes.
Embora ninguém parece ter achado a solução, dá uma olhada nesses tópicos onde são relatados problemas parecidos com o seu.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=55&t=36592
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36884
Você deu uma boa descrição do problema, e me deu uma dica de algo que ainda não tentei (meu Kadett tá com essa mesma doença), dá próxima vez que o meu carro apagar, vou tentar religar o motor sem desligar a chave como você falou.
Obrigado!