Morte e Ressurreição do meu Monza

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Josué Villon
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Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Tenho um Monza GLS 2.0 EFi 93/94.
Cuido do meu lindo carro como colecionador e tenho convivido com um problema muito antigo, até agora, sem solução. Preciso de ajuda!

Problema:
Nas poucas vezes que ando com o carro ele "corta" o motor inexplicavelmente, pode ser em marcha lenta ou acelerando, como ar ligado ou desligado, tem dias que ele funciona perfeitamente e as vezes ocorre o problema. Não tem um padrão lógico.
Se eu usar o recurso do "tranco" (aproveitar a marcha engrenada), ele não funciona.
Se eu acionar o motor de arranque sem desligar a chave, ele não funciona.
Ele só volta ao normal se eu desligar a chave e voltar a ligar o carro.

Observei:
- Quando acontece o problema e tento ligar o carro direto (sem desligar a chave) A CENTELHA FICA TOTALMENTE IRREGULAR.
- Quando eu forço um desligamento do motor (simulo o problema) e religo direto (sem desligar a chave) ele funciona perfeitamente.

Serviços:
Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
- Distribuidor completo
- Chicote completo
- Etc.

Já realizei serviço com vários profissionais, revisões, testes, análises, reforcei terra do distribuidor, retirei alarme, etc.

*Poderia algum relé afetar a centelha de ignição?
Imagino que quando desliga e religa a chave ele retorna para a posição correta.

Entrei em contato com a Central de Relacionamentos da Chevrolet e eles mandaram eu procurar uma concessionária... EU JÁ FIZ ISSO!
Procurei a resposta aqui no fórum mas não achei.
Vocês podem me ajudar?

Abraços,
Josué Villon
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Josué 1:9
jorgeAP
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por jorgeAP »

Conferiu se o alarme original ainda tem alguma função.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
jorgeAP
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por jorgeAP »

E comum ficar os Monzeiro manter o módulo de alarme original montado e muitas vezes mal jampiado daí por vezes mexendo na parte elétrica o alarme aciona alguma função.
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Carlos A. Freire
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O alarme original não atua na ignição e nem na linha de combustível. Mas, se tiver alarme não original instalado, deve fazer a avaliação incluindo esse acessório.

Não fique trocando peças sem antes fazer os devidos testes. Defeito intermitente é muito ruim de ser avaliado, pois só vai encontrar o defeito, quando o sintoma anormal se manifestar. Por isso, quando temos um defeito desse tipo devemos monitorar setores ou funcionamento de peças. Não esqueça que chicote e conectores também apresentam defeitos. No Monza EFI tem alguns conectores que podem causar mau contato, como por exemplo o de emenda, aquele que fica abaixo do servo freio e está na linha física do positivo da bateria e o que entra para cabine e fica atrás do reservatório de água do para brisas.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Josué Villon
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Obrigado pelas respostas!

JorgeAP
Lembro que uma das primeiras coisas que fizemos foi retirar o alarme original.
-Vou pedir para o eletricista conferir se o tal "jumper" está correto.

Carlos A. Freire
Também retiramos o alarme Positron.
O chicote foi trocado e todo revisado, inclusive as tomadas.
-Vou verificar os conectores.

Guardo TODAS as peças que troco (tenho até o meu chicote original) estou quase montando uma revenda de peças do Monza, meu estoque está quase completo!!!

Uma vez o carro morreu justamente quando eu conversava com o eletricista. Imediatamente testamos a centelha, acionamos o motor direto (sem desligar a chave) e ela estava bem irregular. Quando desliga e liga novamente a centelha normaliza.
Por causa disso troquei tampa do distribuidor, rotor e bobina... o problema continuou! Depois troquei o distribuidor completo... o problema continuou!! Depois ainda troquei o módulo de injeção eletrônica... o problema continuou!!! Agora troquei minhas vitaminas por uma caixa de calmante tarja preta...

A minha dúvida é:
Algum relé, com mau funcionamento, pode interferir de alguma forma na centelha?

Abraços
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Josué 1:9
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Josué

Seu Monza tem GNV, correto?
Você não disse se essa falha ocorre no funcionamento com gás ou no combustível original.
Como não saiu de fábrica Monza movido à GNV, seu carro certamente foi adaptado para funcionar com gás.
Já procurou saber se alguma coisa nessa modificação não está gerando o problema?
Em que bairro você mora?

Abs
Luiz Carlos
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Josué Villon
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Luiz Carlos
O problema ocorre em qualquer situação.
Quando trocamos o chicote deixamos o GNV completamente desligado, rodei só na gasolina para testar. Como o problema continuou, religamos tudo novamente.

Moro na Tijuca
Trabalho no Centro
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LeoStrop
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por LeoStrop »

Olá Josué,

Acredito que você não seja o único que esteja arrancando os cabelos por causa desse problema. Tem muito tópicos onde são reportados problemas bem semelhantes.

Embora ninguém parece ter achado a solução, dá uma olhada nesses tópicos onde são relatados problemas parecidos com o seu.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=55&t=36592
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36884

Você deu uma boa descrição do problema, e me deu uma dica de algo que ainda não tentei (meu Kadett tá com essa mesma doença), dá próxima vez que o meu carro apagar, vou tentar religar o motor sem desligar a chave como você falou.

Obrigado!
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