
Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
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Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!


MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
Amigo se á temperatura não baixa mesmo com á ventuinha ligada, pode ser á valvola termostática.
Ésta péça tem á função de manter a temperatura ideal para o funcionamento do motor.
Éla pode estar engripada, e não está fasendo á troca dá agua do radiador para o motor.
Cuidado para não super-aquecer o motor, pode queimar a junta do cabeçote, e empenar o mesmo. :smt010
Ésta péça tem á função de manter a temperatura ideal para o funcionamento do motor.
Éla pode estar engripada, e não está fasendo á troca dá agua do radiador para o motor.
Cuidado para não super-aquecer o motor, pode queimar a junta do cabeçote, e empenar o mesmo. :smt010
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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
Amigo, tudo bem?
Vc pode fazer um auto-diagnóstico do sistema de IE. Faça assim:
Acima da central da IE (junto a coluna da porta dianteira direita), tem uma tomada com 2 fileiras de conexões, que serve para o scanner. Ele é mais ou menos assim:
********************
********************
(os asteriscos significam os locais de conexão)
Com um pedaço de fio, vc vai jumpear SOMENTE OS 2 CONTATOS DA FILA DE BAIXO, DA PONTA ESQUERDA (os destacados).
Fazendo isso, gire a chave até acender as luzes do painel. Ao girar a chave, automaticamente acenderá a luz da marcha ascendente (seta para cima) e disparará a ventoinha na velocidade alta.
A luz da IE começará a piscar, indicando onde está o erro.
De acordo com o manual da IE: "Os números são sempre compostos por 2 dígitos, como por exemplo o 13. Primeiro 1 piscada, depois uma pausa curta, 3 piscadas e por fim uma pausa maior. Os códigos são mostrados sempre 3 vezes, mostrando sempre o código menor. No final começa tudo novamente.
A lista de códigos de falhas é:
Sem sinal do distribuidor: 12
Circito do sensor de temperatura da água: 14 ou 15
Potenciômetro da borboleta: 21 ou 22
Sensor de velocidade: 24
Sensor de pressão absoluta: 33 ou 34
Controle de marcha-lenta: 35
Circuito eletrônico de avanço: 42
Falha do ECM: 51 ou 55
Potenciômetro de ajuste de CO: 54"
Aviso: como o motor está parado, obviamente a central da IE indicará o código 12, mas isso não deve ser sinônimo de problemas.
Vc pode fazer um auto-diagnóstico do sistema de IE. Faça assim:
Acima da central da IE (junto a coluna da porta dianteira direita), tem uma tomada com 2 fileiras de conexões, que serve para o scanner. Ele é mais ou menos assim:
********************
********************
(os asteriscos significam os locais de conexão)
Com um pedaço de fio, vc vai jumpear SOMENTE OS 2 CONTATOS DA FILA DE BAIXO, DA PONTA ESQUERDA (os destacados).
Fazendo isso, gire a chave até acender as luzes do painel. Ao girar a chave, automaticamente acenderá a luz da marcha ascendente (seta para cima) e disparará a ventoinha na velocidade alta.
A luz da IE começará a piscar, indicando onde está o erro.
De acordo com o manual da IE: "Os números são sempre compostos por 2 dígitos, como por exemplo o 13. Primeiro 1 piscada, depois uma pausa curta, 3 piscadas e por fim uma pausa maior. Os códigos são mostrados sempre 3 vezes, mostrando sempre o código menor. No final começa tudo novamente.
A lista de códigos de falhas é:
Sem sinal do distribuidor: 12
Circito do sensor de temperatura da água: 14 ou 15
Potenciômetro da borboleta: 21 ou 22
Sensor de velocidade: 24
Sensor de pressão absoluta: 33 ou 34
Controle de marcha-lenta: 35
Circuito eletrônico de avanço: 42
Falha do ECM: 51 ou 55
Potenciômetro de ajuste de CO: 54"
Aviso: como o motor está parado, obviamente a central da IE indicará o código 12, mas isso não deve ser sinônimo de problemas.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!



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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
Espere, ao trocar a termostática não tem nada a ver com luz da injeção. A luz de injeção só acende quando há falha em algum sensor. No caso vc deve ter mexido no chicote do sensor de temperatura da TBI e eta pode estar com mal contato.
Dá uma olhada, blz?
Abcs,
Dá uma olhada, blz?
Abcs,
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2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
M Murai, tira a canela da frente, pq vai outro chute...
Acho que tem algo a ver sim, pois imagina a situação de vc sair de casa, andar uns 20km dentro da cidade (anda e pára, motor aquecido...) e pega uma rodovia.
Se a VT tava ruim, a temperatura obviamente iria baixar, e o sensor de temperatura detectaria essa alteração incomum, e a IE poderia interpretar isso como erro, fazendo a luz do painel acender.
Como disse, PODE ser que tenha algo à ver.
Até mais.
Acho que tem algo a ver sim, pois imagina a situação de vc sair de casa, andar uns 20km dentro da cidade (anda e pára, motor aquecido...) e pega uma rodovia.
Se a VT tava ruim, a temperatura obviamente iria baixar, e o sensor de temperatura detectaria essa alteração incomum, e a IE poderia interpretar isso como erro, fazendo a luz do painel acender.
Como disse, PODE ser que tenha algo à ver.
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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
José Leal,José Leal escreveu:M Murai, tira a canela da frente, pq vai outro chute...
Acho que tem algo a ver sim, pois imagina a situação de vc sair de casa, andar uns 20km dentro da cidade (anda e pára, motor aquecido...) e pega uma rodovia.
Se a VT tava ruim, a temperatura obviamente iria baixar, e o sensor de temperatura detectaria essa alteração incomum, e a IE poderia interpretar isso como erro, fazendo a luz do painel acender.
Como disse, PODE ser que tenha algo à ver.
Até mais.
Meu carro quando comprei não tinha termostática, na pista ficava frio. na cidade ficava no meio. mesmo assim a Luz da IE não acendia não. E olhe q uma vez tive mal contato na ventoinha e ela não ligou, cheguei em casa o marcador da temp. disparou até o vermelho. mesmo assim não acendeu não a luz de anomalia da injeção. O Multec 700 não é tão inteligente assim...hehe

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Re: Ajudem me , luz do E.F.I. acende e o carro falha!!!
Marcel Murai escreveu: O Multec 700 não é tão inteligente assim...hehe


A Bosch Monomotronic reconhece esse "erro". E fatalmente acende a luz da IE.
Valeu pela dica! :smt023
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