marcha escapando

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
marlonvrocha
Modelo: - SELECIONE --------

marcha escapando

Mensagem não lida por marlonvrocha »

ola amigos do forum do forum quando estou andando com o monzao ele derepente escapa a marcha o que pode ser fico aguardando a resposta abraços a todos meu monza e um classic 1987 :smt017
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: marcha escapando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marlonvrocha escreveu:ola amigos do forum do forum quando estou andando com o monzao ele derepente escapa a marcha o que pode ser fico aguardando a resposta abraços a todos meu monza e um classic 1987 :smt017
Normalmente a causa é desgaste nas engrenagens. Verifique se o óleo de câmbio tem aplicação para Monza, se os coxins de motor e câmbio estão bons.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Ano: 1995

Mensagem não lida por jr.glaucio »

a marcha ta dando solavancos quando vc acelera manuw? se tiver pode ser o fixo da caixa de marcha ou reparos, acho q isso é barato. boa sorte!
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Chutando alto:
Nunca vi uma caixa de marchas de Monza desmontada, mas acredito que, como toda caixa não muito antiga, ela seja do tipo cujas engrenagens são permanentemente engatadas, isto é, qdo se muda uma marcha, não se está, como nos carros antigos, conectando as engrenagens entre si, o que, com o tempo e as arranhadas ocasionais, poderia danificar os dentes.
Nos sistemas modernos, qdo se muda marchas, o que se faz realmente é conectar a engrenagem da marcha desejada ao eixo onde ela está girando livre.
As eventuais arranhadas que se pode dar são os dentes de outras peças, as quais os anéis sincronizadores procuram igualar as rotações antes de engatar seus dentes, que mais parecem aqueles buracos nos muros dos castelos, isto é, são quadrados.
O que mantém as marchas engatadas geralmente são esferas carregadas por molas, que atuam nos eixos dos garfos de mudança de marcha.
Esses eixos, no Monza, são comuns para a 1ª e 2ª marchas, para a 3ª e 4ª marchas. A 5ª tem um só para ela.
Então, qdo essas esferas entram em pane (geralmente por quebra da sua mola), escapam todas as marchas comandadas por aquele eixo.

No catálogo de peças não consegui 'decifrar' como a coisa funciona de verdade, então perdoem se eu estiver dando um chute fora :wink:
No meu Chevette eu tive problema de marcha escapando, e penei para conseguiu uma mola nova, que no caso do Chevette, pode ser trocada sem abrir a caixa, bastando retirá-la do carro.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mtcmaia
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por mtcmaia »

bem amigos do monzeiros.com,

estou com um problema na marcha do meu monza classic 90 qdo tento engatar a ré... engato pra frente puxando uma alavanquinha pra cima e mtas vezes nao engata... tento varias vezes e tenhu q fzr um poko de força tendo q usar ateh as duas maos ateh conseguir... tah complicado... o q fazer? tem como dar um jeito???

Obrigado!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Maia,
Tempos atrás e por alguns anos a alavanca da ré não entrava fácil e como o manual sugeria tirar o pé da embreagem e apertar e tentar novamente, a marcha ré entrava e foram anos assim, Depois aqui na lista este ano/maio eu li para engatar a 3ª e depois a ré e procedi assim. (Não tente forçar muito pq pode quebrar/soltar um cabinho na alavanca que posiciona o pino de sustentação e aí que não entra mais... até trocar o dito cujo... infelizmente aconteceu comigo em maio pp qdo achei este forum e o tutorial que ajudou a consertar a alavanca.

Pois bem, o retentor onde passa o trambulador já estava vazando óleo, embora tivesse um tutorial no forum, não tive coragem de desmontá-lo e fazer a troca. Paguei uma oficina para isso efoi trocado a junta, o retentor e o trambulador com liame e tudo e hoje a ré entra 'na manteiga' :smt020

waldir
ps.: já aconteceu de tudo com o meu Monza e tenho histórias... é pena que descobri este forum somente este ano, pois teria ajudado a economizar gran, não trocar peças desnecessárias, não ser enrolado por trambiqueiros etc.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Snoop
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Snoop »

Pra trocar esse liame fica caro pois preciso trocar ele pois o cambio de marchas ta bem mole
e esse liame ta bem desgastado acredito ser isso!!! :smt025
Marca: Chevrolet
Modelo: Monza SL/E 2.0
Ano: 89/89
Combustivel: Alcool
Cor: Verde 2p

Fotos do Meu Monza

8º Encontro dos Monzeiros BH 12/04/2009 ( FOTOS )
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Snoop dê uma olhada no tutorial aqui neste forum viewtopic.php?f=14&t=3178

as fotos do 13º passo mostram bem a peça... recentemente eu fiz a troca do conjunto, o trambulador , as 2 hastes e o centro de ligação das duas. Paguei 70 ou 90 reais, mas penso que fornecem em separado, saindo mais em conta, pois acho difícil o liame gastar.
Mas vamos aguardar comentários de quem entende mais sobre o assunto. No meu caso ficou zero-bala/waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder