Material usado:
3m de fio paralelo 0,5mm;
1 mini switch;
chave de boca/sextavada nº 21;
alicate;
chave de fenda;
ferro de solta e estanho;
fita isolante;
refrigerante (opcional).

Fio e mini switch.

Soldando o fio no mini switch. Use os terminais das pontas (C e NC).

Retire a trava do cinto, que é preso no banco por um parafuso com cabeça nº21.

Retire a capa protetora do mecanismo da trava. Pode ser preciso fazer uma alavanca com a chave de fenda.

A peça responsável por acionar o switch é essa branca. Ao colocar a lingueta do cinto, ela abaixa-se, pressionando-o.

Para acomodar o switch dentro da peça e passar os fios, retire esses pequenos acabamentos (não se preocupem, fica escondido depois de montado.

Regule a alavanca de metal do switch (se preciso, entorte-a), marque o local exato onde a peça branca trabalha e cole-o. Cuidado para que o switch não impeça o movimento do botão alaranjado. Ele é o responsável por soltar a lingueta do cinto. Depois remonte o acabamento da trava e passe uma volta de fita isolante. Isso é importante, pois se for preciso reajustar o switch, fica mais fácil.

Para passar o chicote no carro, primeiramente remonte a trava no banco. Passe o fio por uma abertura logo acima do trilho (buraco no carpete que serve para desparafusar a alavanca do freio de mão) e conduza-o para debaixo do console central.

Retire o parafuso que fixa o console central.

Para facilitar a passagem do fio, retire a coifa do câmbio e a "mesa" dos botões do vidro elétrico/retrovisores elétricos. Leve o fio até o painel. Para retirá-lo, tem alguns tutoriais disponíveis.

Depois de retirado o painel, desconecte o plug analógico, e retire o conector 9 (vendo pelo lado dos contatos, é o primeiro do lado direito - no plástico tem os nºs escritos).

Conecte um dos fios no contato metálico.

O outro fio, conecte no positivo da lâmpada do freio de mão.

Depois de remontar o painel, gire a chave e veja se a lâmpada acendeu. Trave o cinto e veja se a lâmpada apaga.
Se estiver tudo certo, cole a capa de acabamento da trava do cinto, aperte o parafuso de fixação no banco, remonte as outras peças que foram retiradas e curta mais esse luxo!
Para o painel analógico, pode ser feito o mesmo esquema, mas terá que confeccionar um ideograma em transparência.
Total de gastos:
R$1,00 do mini switch, R$1,50 de fio e R$ 3,00 do refrigerante.
Tempo gasto: 1 hora.
Até mais e bom divertimento!!!
ATENÇÃO



Para os Monza com PD original de fábrica, ou que usaram um esquma de montagem diferente do que usei para instalar o PD no meu carro, o esquema é um pouco diferente. Ao levar os fios para o painel, conecte um deles no pino 9 da tomada X9, e o outro fio deve ser conectado em qqer local que haja aterramento (parafuso do console, ou um dos fios marrons. No esquema que usei para montar meu painel, tem um fio que está identificado erradamente).