Pintando Para-choques, cx de ar e retrovisores...

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Pintando Para-choques, cx de ar e retrovisores...

Mensagem não lida por davimuela »

Pow pessoal, acontece que eu ganhei um compressor e uma pistola de tinta e tava querendo fazer algumas coisas. Fui numa loja de tintas que tem aki perto de casa e a tinta já vem pronta pra colocar na pistola e pintar, sendo que o vendedor já me deu uma idéia a respeito, dizendo que eu tinha que comprar prime, lixa pro verniz, verniz e etc, tenho mais ou menos a manha pra pintar, pq eu pintei o portão daqui de casa e ficou bom. Mas uma coisa é pintar o portão de casa e outra é pintar um carro, sendo que no carro eu queria só pintar as caixas de ar, pq com o tempo e a movimentação a tinta vai se desgastando, os parachoques pq estão todos descascando e tb os retrovisores pq eles estão nas msms condições dos parachoques, agora as dúvidas que eu tenho são as seguintes:
1º Existe algum procedimento pra preparar a superfície???
2º Tem q dar mais de uma demão de tinta??
3º Tem que passar verniz depois ou só um polimento é suficiente???
4º Será que existe algum tuto por ai ensinando os procedimento e etapas pra se fazer uma pintura profissional, espessificações de equipamentos, densidade da tinta, tipos de solventes, etc ??? Pq eu procurei aki e não achei muita coisa a respeito não.

Enfim são muitas as dúvidas que eu quero tirar antes de fazer isso. Se o pessoal puder ajudar eu agradeço.
Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
Me diga com qual carro tu andas e eu te direi quem es

Imagem
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)

Re: Pintando Para-choques, cx de ar e retrovisores...

Mensagem não lida por Rodrigos »

olha, pelo que eu tenho acompanhado na chapeação onde meu monzão esta, eles preparam a superficie, primeiramente lixam com a lixadeira de disco, depois corigem com massa, ( passam 2 tipos de massa ), após a primeira passada de massa ( uma massa mais cinza ) eles metem a lixa denovo, depoi passam uma massa mais bege, e lixam novamente com uma lixa mais fina, após lixam com aquela lixa fica com agua, depois disso passam fundo, lixam denovo, novamente com aquela lixa com água, lixa bem fina, não me recordo o numero dela agora, depois disso mais uma passada de fundo, e lixa denovo, aí sim esta preparado pra receber a tinta. Depois disso não sei, pois a tinta o meu soh vai começar a receber semana que vem, ele estão passando o fundo pela 2ª vez, ainda falta lixar denovo.
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

bom seguinte!
a capa do retrovisor é pintada no sistema poliester(bi-componente) ou seja é obrigatorio o uso do verniz pu ou poliester. nesse sistema vc vai dar 2 demao de tinta semi-umida ja que tem de fundo a cor original.

e so lixa com aqua lixa 600 pra tira o brilho ou pequenos defeitos no filme antigo , desengraxa com produto especial para isso, e depois pintar com 10min de intervalo em cada demao, depois da 2 demao na tinta passe pro verniz prepare a proporção certa como manda o fabricante, espere ferve a mistura(mexe bem a mistura) aguarde 15min, depois pode aplica , sao 3 demao de verniz 1 seca, 1 semi-umida,1 umida intervalo de 10min em cada demao.

atenção:

*so lixa o verniz depois de 24h e começe com a lixa 1200-1500-2500 a aqua somente uma passada nada de cavar a peça ok?, depois massa de polir n2 base d'qua, lave a peça com detergente, deixa descançar e coloca no carro. atenção sem ceras por no minimo 30 dias (ideal 60 dias sem ceras a base de silicone)
* em cada demao de verniz,tinta tem uma regulagem na pistola para fazer a tecnica que citei acima.

que pistola vc ta usando? e o compressor so pra saber. assim pode faze uma regulagem virtual pra vc

agora caixa de ar precisa ter tecnica pra sabe pintar ali, na verdade o problema e o alongamento e a fusão do verniz antigo e o novo senao da marca onde vc pintou. aqui precisa ter experiencia pra se fazer, leva bom tempo ate pega a pratica eu ja pinto faz um bom tempo e ainda e nunca consegui deixar 90% sem imendas(100% nao existe mesmo com material,pistola,pintor de 1º é impossivel mas aos 90% quem nao pintou nao sabe que existe emendas), mesmo com thinner fundidor de emendas e tecnicas de alongamento e mais a tinta preparada por o colorista. ou seja se for a parte de fora onde vc faze tenha cuidado pq pode fica pior do que ja ta.

a capa do retrovisor e tranquilo de v fazer ja que vc vai pinta a peça toda sem emandas no caso. eu sou moderador la na comu do orkut da pintura automotiva qualquer coisa aparece por la que nos te ajudamos melhor, eu so resumi pra ti o processo mas e basicamente isso que vc vai fazer. t+
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)

Pow o compressor é meio velho é da marca shulz tem potencia de 2 CV e cilindro de 25 l, agora a pistola é daquelas de aluminio profissional. Ela parece que tem uma borboleta na ponta. Pow mas depois de tudo isso ai que vc falou fiquei até com medo de pintar.
E o parachoque o procedimento é msm que o do retrovisor, e tem algumas outrar pessas de plático e borracha que eu queria pintar tb, será que tem que fazer algum tratamento???

VLW

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

sim tudo tem um processo pra cada peça nao e tao facil assim pra que fique profissional o serviço.

sobre o parachoque esse do bicudo e flexivel e pode ter trincado a camada do selante de plastico,primer,tinta, e verniz. neste caso tem que lixar a area descascada alonga o lixamento com lixa 220-280-340-400 depois que atigir o plastico, precisa passar selador de plastico automotivo 1 demao, espera 5min e aplica a tinta(aqui e o mesmo processo de pintar o retrovisor que citei acima)

mas isso so faz se esta descascado ate o plastico, caso esteja somente o verniz descascado lixa com a 600 aqua e alonga a lixada, depois e so aplica a tinta+verniz(neste caso nao precisa fundo e selante para plastico)

esse teu compressor so serve pra pintar peças pequenas porque nao tem volume e logo esgota o ar dele. oque vc consegue pintar com ele é os retrovisor,parachoques,caixa da roda por dentro, tampa da mala com sorte. somente peças pequenas senao da falta de ar ai o problema e grande pq vai fica com falhas no filme no meio do serviço

faz assim... pinta agora so as capa do retrovisor e ve como vc se sai, ja q vc tem nosção de pintura com pistola tem o time, nao tera muita dificuldade na pintura, so que da trabalho por causa do processo envolvido

a regra é assim
plastico nu:
* selador p/ plastico 1 demao 5min de espera pra aplica primer em cima da peça
* primer(fundo) preferencia PU 2 demao 5 min de intervalo em cada
* espera 24h ate secar por completo o primer e lixar com 400-600 lixa daqua
*desengraxar a peça lixada
*pintar com tinta poliester 3 demao 10min em cada demao
*aguarda 10min pra aplicar verniz
*verniz 3 camada 10min em cada demao
* espera 24h pra lixa o verniz
* lixa o verniz com 1200-1500-2000 a aqua, e logo entre com o polimento massa N2
*cera so de 30-60 dias pos pintura

plastico pintado original:
* lixar a peça toda com 600 aqua
* lixar a area descascada, com 220-280-340-400 aqua caso tenha descascado fundo
*primer caso precise se a descascada foi grande e atingiu o plastico
*desengraxar a peça lixada
*pintar com tinta poliester 3 demao 10min em cada demao
*aguarda 10min pra aplicar verniz
*verniz 3 camada 10min em cada demao
* espera 24h pra lixa o verniz
* lixa o verniz com 1200-1500-2000 a aqua, e logo entre com o polimento massa N2
*cera so de 30-60 dias

e pronto o serviço completo e profissional e esse.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)

Caraca meu...o cara eh profissional...
Muito bom msm, praticamente um curso de pintura.
Agora eu tava pensando em pintar as rodas tb será que eu posso fazer o msm processo que da caixa que vc explicou???
Achei muito interessante, acho que vou comprar um compressor com volume maior...
Pra pintar o capo por exemplo qual volume de cilindro vc recomenda???

VLW Rafaelo.

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

as rodas é uma boa vc fazer consegue tranquilo neste compressor eu tive um deste uma vez e da pra faze bastante peças do monza.

a roda se lixa toda com 320-400 aqua, desengraxe e aplica o primer pu, aguarde 24h e lixe o primer, desengraxe e pinte. sim é o mesmo processo da caixa so muda a granulação das lixas, mas é o mesmo serviço

a tinta vc pode usar a original para rodas Prata lunar poliester, o prato é chatinho de aplica mas tem uns machetes que ajudam a aplicação.

pra pinta o capo vc vai precisa de um compressor de minimo 8 pes e com cabeçote em V2 cilindro, se tiver mais melhor. mas com esse compressor vc consegue pintar o carro todo, claro dando pausa em cada peças
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)

Rafaelo escreveu:as rodas é uma boa vc fazer consegue tranquilo neste compressor eu tive um deste uma vez e da pra faze bastante peças do monza.

a roda se lixa toda com 320-400 aqua, desengraxe e aplica o primer pu, aguarde 24h e lixe o primer, desengraxe e pinte. sim é o mesmo processo da caixa so muda a granulação das lixas, mas é o mesmo serviço

a tinta vc pode usar a original para rodas Prata lunar poliester, o prato é chatinho de aplica mas tem uns machetes que ajudam a aplicação.

pra pinta o capo vc vai precisa de um compressor de minimo 8 pes e com cabeçote em V2 cilindro, se tiver mais melhor. mas com esse compressor vc consegue pintar o carro todo, claro dando pausa em cada peças
Pow show de bola msm Rafaelo e aproveitando que vc é profissional msm eu vou tirar mais uma duvida...

O meu carro tem rodas barcelona, e eu tava querendo pintar a roda na mesma cor do carro, sendo que a parte externa, ali onde pega aquele chumbinho do balanceamento das rodas, seria dessa cor prata. Eu vi um carro com a roda pintada desse jeito e ficou show, ainda mais que o meu monza é cinza grafite então as rodas devem ficar bacana. Vc recomenda pintar a roda toda de prata e depois pintar a parte de dentro de grafite isolando a parte que já tinha sido pintada com fita crepe e jornal ou pinta 1º pinta fora e depois pinta dentro ou vice versa????

VLW Rafaelo...

Imagem
Responder