Comando de Válvulas...

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por davimuela »

E ai pessoal,

Olha só eu to com um problema, eu até ue pesquisei o assunto antes mas não achei, é que no meu carro eu vou ter que trocar o comando de válvulas, tucho e etc, pois toda vez que eu ligo o danado ele fica fazendo akele barulhinho chato, tec, tec, tec ,tec e depois que o óleo chega nos tuchos ele para. Alguem sabe se é muito díficil fazer essa troca eu msm, pq o q eu acho que deve ser mais comlicado eh na hora de dar o torque pra fechar a tampa das valvulas.
Alguem tb tem alguma idéia de como fazer pro óleo chegar mais fácil nas valvulas... pq como todos sabemos as valvulas do monza ficam muito em cima e isso atraza um pouco a chegada do óleo e provoca o desgaste dos componentes muito mais prematuro, isso é bom e ruim, pq se vc passa em uma enchente até a água chegar no distribuidor é pq vc já ta debaixo dágua. É isso ai galera eu to querendo fazer isso eu msm e se alguém tiver alguma idéia eu agradeço...

Abraço a todos
Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
Me diga com qual carro tu andas e eu te direi quem es

Imagem
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Davi, procure aqui no fórum e vc encontrará vários tópicos tratando desse 'tec-tec-tec' de válvulas.
Em principio, esse barulho é provocado por falta de compensação das folgas das válvulas.
Em carros com tuchos hidráulicos, como no Monza, essa compensação é trabalho dos tuchos.
Eles precisam se encher de óleo para trabalhar.
Então, a pane mais comum é borra nos tuchos ou galerias de óleo do motor.
As vezes a simples substituição do óleo por um mais moderno acaba com o tec-tec.
Bomba de óleo com pressão baixa demais também pode causar isso, mas se a lâmpada de pressão apaga logo ao dar partida no motor, a pressão está suficiente.
Qto a trocar os tuchos, é um trabalho complicado, pois acho que se deve remover muita coisa para chegar a eles (não tenho certeza).
Qdo a trocar o eixo comando, só precisará fazer isso se houver desgaste nas pistas dos cames. Isso se nota tirando a tampa de válvulas e observando se há uma pista profunda nos cames. Se não houver, não há necessidade de troca. Qdo há muito desgaste nos cames, os tuchos não conseguem compensar, mas nesse caso o tec´tec não passa nunca.
Eu aposto uma caixa de Brama que o seu problema não é nada grave, quase certeza de ser somente borra nos tuchos.
Isso é muito comum em Monzas onde o dono não obedece os prazos de troca de óleo (5.000km ou 6 meses)

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pra faze a troca dos tuchos e do comando precisa desmontar a torre... senao tem torquimetro,chave de catraca especial com alavanca mais longa,e principalmente conhecimento e melhor paga pra alguem fazer, senao pode estraga seu motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Davi, procure aqui no fórum e vc encontrará vários tópicos tratando desse 'tec-tec-tec' de válvulas.
Em principio, esse barulho é provocado por falta de compensação das folgas das válvulas.
Em carros com tuchos hidráulicos, como no Monza, essa compensação é trabalho dos tuchos.
Eles precisam se encher de óleo para trabalhar.
Então, a pane mais comum é borra nos tuchos ou galerias de óleo do motor.
As vezes a simples substituição do óleo por um mais moderno acaba com o tec-tec.
Bomba de óleo com pressão baixa demais também pode causar isso, mas se a lâmpada de pressão apaga logo ao dar partida no motor, a pressão está suficiente.
Qto a trocar os tuchos, é um trabalho complicado, pois acho que se deve remover muita coisa para chegar a eles (não tenho certeza).
Qdo a trocar o eixo comando, só precisará fazer isso se houver desgaste nas pistas dos cames. Isso se nota tirando a tampa de válvulas e observando se há uma pista profunda nos cames. Se não houver, não há necessidade de troca. Qdo há muito desgaste nos cames, os tuchos não conseguem compensar, mas nesse caso o tec´tec não passa nunca.
Eu aposto uma caixa de Brama que o seu problema não é nada grave, quase certeza de ser somente borra nos tuchos.
Isso é muito comum em Monzas onde o dono não obedece os prazos de troca de óleo (5.000km ou 6 meses)

Abraços
Pow sera que tem como limpar os tuchos sem ter que tirar fora :smt017 e realmente a luz do óleo as vezes demora uns 2 segundos pra apagar depois que eu ligo o carro. Eu fiz o motor desse carro recentemente e troquei tudo, bomba de óleo, todas as mangueiras e flauta do radiador, correas, :smt023 :smt023 cabeçote, enfim tudo novo e sinseramente pow eu to com uma bomba novinha, não tem nem tres meses de uso e será que ela já ta ferrada :smt017 Eu vou levar no mecanico pra dar uma olhada.
VLW galera

Imagem
alpha
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por alpha »

O meu motor começou com esse barulhinho pouco tempo depois da retifica, um mecanico aki disse que é só regular as valvulas, pois como o motor foi feito recentemente, isso é normal pois as valvulas estão se acentandoe isso causa a folga? Isto está correto?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
Koala
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por Koala »

Davi,

você sabe se o eu motor é tucho hidraulico ou mecanico???
Monza 90 SL/E verde metalico, 2.0 completo
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

alpha escreveu:O meu motor começou com esse barulhinho pouco tempo depois da retifica, um mecanico aki disse que é só regular as valvulas, pois como o motor foi feito recentemente, isso é normal pois as valvulas estão se acentandoe isso causa a folga? Isto está correto?
cabeçote OHC nao se regula valvula que mecanico é esse? motor com regulagem sao os do opala que com uma chapa de calibragem quando motor quente e frio se faz o ajuste

tem outros motores que se regula, mas nao é o caso do motores do monza.

oque acontece e que o oleo nao encheu os tucho hidraulicos e resulta em uma batedeira, quando começa andar bem com ele começa a encher de oleo(natural dos tucho hidraulico) e para as batida, e sim começa acentar com o tempo, tanto tucho quanto valvula(isso se fizeram o "assentamento" de valvula e sede antes)

os tucho mecanico como do chevette fazem aquele som tipico de batida tec,tec,tec
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)

Koala escreveu:Davi,

você sabe se o eu motor é tucho hidraulico ou mecanico???
Não sei qual o tipo não, mas pelo o ano do meu motor (95) deve de ser hidráulico. O meu mecãnico disse que era bom tocar o comando todo, tucho, valvulas, comando de valvulas, juntas e tudo mais, pow só que eu fui ver o preço e deu mais de 500,00 pilas sem a mão de obra que é de 150,00. Agora estou lendo aki nesse tópico que isso pode ser alguma entupimento ou bomba fraca, eu to é meio indignado se for bomba msm, pq eu acabei de fazer o motor e a bomba tah novinha, acabou de sair da caixa. Se alguém souber de algum jeito de limpar esses tuchos sem ter que abrir o motor me passa que ai eu testo e economizo uma gaita...
Abração...

Imagem
Responder