Válvula termostática

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
MONZA.DUDA
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Válvula termostática

Mensagem não lida por MONZA.DUDA »

Amigos,

A temperatura do meu monza estava chegando quase no meio da graduação do marcador do painel para armar a ventuinha, coisa que considero "anormal" em meu Monza, após limpar o sistema, trocar cebolão, resolvi trocar a válvula termostática, e para minha surpresa, a temperatura baixou, a ventuinha arma em baixa (nem 1/4 da escala), e estou sentindo o carro "trabalhar" melhor,,,,,, :smt023
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Juarez Oliveira
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por Juarez Oliveira »

Olá amigo. O meu também a ventoinha só arma quase no meio. Acho que vou ter que trocar a válvula termostática. Quanto vc pagou na sua? Tem alguma específica ou pode ser paralela?

Abs.

Juarez.
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CRISTIANO.DESENV
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por CRISTIANO.DESENV »

Tem carros que quando desliga o motor, a ventuínha continua trabalhando para resfriar o motor, será que no monza tem isso também? NO tubarão é claro.
Este nunca me deixou na mão.
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rogertecmec
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por rogertecmec »

CRISTIANO.DESENV escreveu:Tem carros que quando desliga o motor, a ventuínha continua trabalhando para resfriar o motor, será que no monza tem isso também? NO tubarão é claro.
Até onde eu saiba, no monza não tem, pois durante os dois anos que eu tive um ele nunca armou a ventoinha depois de desligado o motor.
Mas o meu Astra arma a ventoinha com o carro desligado. Eu já notei isso, inclusive fiquei acompanhando pra ver se ela ia desligar depois.
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O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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vinicius cabral

Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Como dizia Ayrton Senna, "motor bom é motor quente"!..A temperatura ideal para o acionamento da eletro-ventilador é quando o ponteiro está no meio....Qualquer mecanico e engenheiro sabe que temperaturas baixas provocam desgaste precoce em qualquer motor....Atentem a este fato....
Carlinho
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por Carlinho »

Troquei a VT do meu monza e ela aciona com o ponteiro quase na metade do marcador .Acho que é ali mesmo que ela deve ser acionada.
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MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.

Abraços
Luiz Carlos
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José Leal
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Re: Válvula termostática

Mensagem não lida por José Leal »

MONZA.DUDA escreveu:Amigos,

A temperatura do meu monza estava chegando quase no meio da graduação do marcador do painel para armar a ventuinha, coisa que considero "anormal" em meu Monza, após limpar o sistema, trocar cebolão, resolvi trocar a válvula termostática, e para minha surpresa, a temperatura baixou, a ventuinha arma em baixa (nem 1/4 da escala), e estou sentindo o carro "trabalhar" melhor,,,,,, :smt023
Verifique a graduação que a VT abre. Pode ser que vc tenha colocado uma que abre com a temperatura inferior (se é que existe uma VT dessas para o Monza).
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.

Abraços
Luiz, o cebolão dos Monza fica na lateral direita do radiador (onde chega a mangueira que sai da VT)?

Se for isso mesmo, a distancia entre o cebolão e o sensor de temperatura dos EFI é curta, fazendo com que a temperatura de trabalho do motor seja bem parecida. Além do mais, tem a própria VT para manter a temperatura ideal.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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