Ventilador interno (Painel)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
bgarcia
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Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por bgarcia »

Fála pessoal,

Gostaria de saber o que houve com o ventilador interno do painel do meu monza, ontem mexendo nele, tirei do compartimento do motor, "local onde fica", desconectei os plugs de energia, joguei um WD-40 nas partes de rolamento e me pareceu que estava emperrado, pois depois de umas rodadas manualmente já com os contatos ligados, ele começou a rodar, não nas velocidades do botão do painel, mas não liga novamente se eu desligar o botão do painel denovo, só forçando (girando-o) manualmente! Notei também uma fumacinha saindo após ter desligado, pode ser do WD-40? Verificando o ventilador por dentro, os carvões e contatos estão bons, só acho que por ter ficado muito tempo parado, pois quando comprei o carro já não funcionava, tem um ano e meio +-, os rolamentos estão travados. O que fazer se já apliquei o WD-40?

Será que alguem poderia me ajudar com dicas nessa manutenção, valeu galéra,

abraços... :smt023 :smt023
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por bodinho »

Putz estou com este mesmo problema... o meu foi o seguinte... tirei aquela capa preta para limpar e acabei nao colocando ... na primeira chuva q peguei , ele parou de funcionar, rsrs ... fui num alto eletrico ele falou q travou ... agora pergunto é só desmontar e recolocar??? pois em dia de chuva é complicada ficar sem o desembaçador, rsrsrs
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Carlos A. Freire
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Primeiramente, vocês devem mencionar se esse ventilador é para Monza com A/C de fábrica ou não. Eles são diferentes.
Normalmente em motores elétricos pequenos, não são usados rolamentos. Usam buchas que com o tempo e falta de uso, podem travar o eixo do induzido. O uso de um desengripante neste caso pode resolver o problema. Agora, se eu estiver errado e realmente neste motor estiver usando rolamentos, esse nunca podem receber desengripante e, devem ser substituído quando com problemas.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por bgarcia »

Bodinho,

Seu problema deve ter sido oxidação do ventilador, tenta tira-lo e de uma limpeza geral, fiz isso no meu e voltou a funcionar, só não sei porque parou denovo. Se já funcionava e parou por causa da chuva, tenta jogar um WD e vê se funciona, mas seu monza tem ar condicionado? Se tiver olhe a orientação do Carlos, o meu não tem ar...
abraço
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por bgarcia »

Fála Carlos,

O meu não tem ar condicionado, como falei antes, até tirei, limpei coloquei lá tudo certo, liguei novamente e parece mesmo que tá emperrado, já joguei o WD nas buchas, de tanto insistir ontem acabei perdendo a paciencia, pensei até em leva-lo num eletricista, mas queria saber a opinião dos amigos aqui antes....

abraço :smt023
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos A. Freire escreveu:(...)Agora, se eu estiver errado e realmente neste motor estiver usando rolamentos, esse nunca podem receber desengripante e, devem ser substituído quando com problemas.

Abs,

Carlos Freire
Professor, nem usar grafite em pó, graxa branca, vaselina... o problema seria a impregnação de pó?
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Carlos A. Freire
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Professor, nem usar grafite em pó, graxa branca, vaselina... o problema seria a impregnação de pó?
José Leal,

normalmente os rolamentos para esse fim, são blindados como os usado nos alternadores. Internamente esses rolamentos tem graxa própria para seu uso e, aplicando desengripante ou outro produto, poderá retirar o lubrificante, abreviando vida útil do componente. Quando um rolamento está com problemas, ele deve ser substituído, pois, poderá travar e danificar seu alojamento ou causar outro prejuízo.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

bgarcia escreveu:Fála Carlos,

O meu não tem ar condicionado, como falei antes, até tirei, limpei coloquei lá tudo certo, liguei novamente e parece mesmo que tá emperrado, já joguei o WD nas buchas, de tanto insistir ontem acabei perdendo a paciencia, pensei até em leva-lo num eletricista, mas queria saber a opinião dos amigos aqui antes....

abraço :smt023
Garcia,

para saber o que está ocorrendo, teria que estar com o carro ou equipamento presente. Contudo, se tem noção de elétrica, minha sugestão é retirar o motor fora, desmonta-lo, fazer a limpeza dos eixos, buchas e coletor do induzido. Se necessário, trocar as escovas. Se não tiver conhecimento ou noção do serviço, melhor levar para um reparador auto-elétrico ou oficina que recondicionam motores elétricos.

Abs,

Carlos Freire
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