[DICAS]Filtros

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

[DICAS]Filtros

Mensagem não lida por dedehulck »

Filtros de ar e combustível: em relação a estes filtros, trocá-los a cada 15.000 km. Ao contrário do recomendado pelos fabricantes, o risco que se corre com combustíveis de má procedência é muito grande e um simples entupimento do filtro (de combustível) fará com que o motor comece a apresentar falhas ou, pior ainda: pare de funcionar.

Não é aconselhável deixar o tanque de combustível com menos de 1/4 de sua capacidade. Com isso, evita-se que a bomba de combustível sugue a sujeira do fundo (caso exista), reduzindo a vida útil tanto da bomba como do filtro. A maioria dos carros equipados com injeção eletrônica possuem um filtro de carvão ativado, também conhecido como canister. Principalmente neste caso, o abastecimento deve ser interrompido assim que o automático da bomba do posto de gasolina travar, evitando-se que o combustível encharque o canister, prejudicando sua eficiência. Este procedimento também é válido para veículos equipados com carburador.
™Dedé Hulck ™
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Quanto aos filtros de óleo o mais correto é trocar o filtro a cada troca de óleo para evitar que o filtro velho contendo óleo velho e, consequentemente contaminação do mesmo, suje e contamine o óleo novo, principalmente nos carros a gasolina, onde o óleo é muito mais contaminado que nos carros a alcool.

No Monza, o mais recomendável é que as trocas de óleo sejam feitas a cada 5.000kms. Se possível, faça sempre a troca de óleo e filtro. Se não for possível estenda o prazo de troca de filtro o mínimo possível pois é ele quem assegura que seu motor estará livre de lascas de metal e outras sujeiras que mesmo sendo minúsculas podem fazer um estrago e tanto no motorzão!
Editado pela última vez por Fastback em 25 Jul 2007, 09:40, em um total de 1 vez.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1626
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

10 mil km com óleo semi-sintético? O meu faço a cada 5 mil km ou 6 meses... e o óleo que sai ja está bem ruimzinho...
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
v1p3r_sp
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por v1p3r_sp »

Sempre troco o óleo do Kadett a cada 5.000 km e o filtro do óleo troco uma vez sim e uma vez não colocando junto um B12 da Bardahl ou algum similar da STP, uso de preferência óleos Lubrax 15W40 semi-sintético e não tenho problemas com isso.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

No meu monza, troco o óleo de 3 em 3 mil km... junto com o filtro....
Melhor gastar no óleo, que gastar pra mandar fazer um motor.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17956
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Troco óleo e filtro a cada 4.000km como recomendado no manual, em situações de muito trânsito como em São Paulo-SP.
Atualmente meu Monza está com 179.000km (comprei com 30.000km), e quando troco o óleo sua cor ainda está bem clara, detalhe é que ele é movido a gasolina.
Quando o líquido de arrefecimento (uma vez por ano), também sai bem limpo.

Abs,

Carlos Freire
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Ops... Cometi um errinho nessa parte, vou corrigir. ;)
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Putz, o óleo do Monza do Carlos sai claro?..

É...meu motor tava podre mesmo....cada troca parecia petróleo saindo. E
olha que troquei sempre os filtros a cada troca de óleo.
Após a retífica vou tacar Castrol Magnatec 10W40....
:lol:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder