[DICAS]Filtros
-
dedehulck
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1456
- Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
[DICAS]Filtros
Filtros de ar e combustível: em relação a estes filtros, trocá-los a cada 15.000 km. Ao contrário do recomendado pelos fabricantes, o risco que se corre com combustíveis de má procedência é muito grande e um simples entupimento do filtro (de combustível) fará com que o motor comece a apresentar falhas ou, pior ainda: pare de funcionar.
Não é aconselhável deixar o tanque de combustível com menos de 1/4 de sua capacidade. Com isso, evita-se que a bomba de combustível sugue a sujeira do fundo (caso exista), reduzindo a vida útil tanto da bomba como do filtro. A maioria dos carros equipados com injeção eletrônica possuem um filtro de carvão ativado, também conhecido como canister. Principalmente neste caso, o abastecimento deve ser interrompido assim que o automático da bomba do posto de gasolina travar, evitando-se que o combustível encharque o canister, prejudicando sua eficiência. Este procedimento também é válido para veículos equipados com carburador.
Não é aconselhável deixar o tanque de combustível com menos de 1/4 de sua capacidade. Com isso, evita-se que a bomba de combustível sugue a sujeira do fundo (caso exista), reduzindo a vida útil tanto da bomba como do filtro. A maioria dos carros equipados com injeção eletrônica possuem um filtro de carvão ativado, também conhecido como canister. Principalmente neste caso, o abastecimento deve ser interrompido assim que o automático da bomba do posto de gasolina travar, evitando-se que o combustível encharque o canister, prejudicando sua eficiência. Este procedimento também é válido para veículos equipados com carburador.
™Dedé Hulck ™
-
Fastback
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Quanto aos filtros de óleo o mais correto é trocar o filtro a cada troca de óleo para evitar que o filtro velho contendo óleo velho e, consequentemente contaminação do mesmo, suje e contamine o óleo novo, principalmente nos carros a gasolina, onde o óleo é muito mais contaminado que nos carros a alcool.
No Monza, o mais recomendável é que as trocas de óleo sejam feitas a cada 5.000kms. Se possível, faça sempre a troca de óleo e filtro. Se não for possível estenda o prazo de troca de filtro o mínimo possível pois é ele quem assegura que seu motor estará livre de lascas de metal e outras sujeiras que mesmo sendo minúsculas podem fazer um estrago e tanto no motorzão!
No Monza, o mais recomendável é que as trocas de óleo sejam feitas a cada 5.000kms. Se possível, faça sempre a troca de óleo e filtro. Se não for possível estenda o prazo de troca de filtro o mínimo possível pois é ele quem assegura que seu motor estará livre de lascas de metal e outras sujeiras que mesmo sendo minúsculas podem fazer um estrago e tanto no motorzão!
Editado pela última vez por Fastback em 25 Jul 2007, 09:40, em um total de 1 vez.
-
v1p3r_sp
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 53
- Registrado em: 18 Jul 2007, 14:40
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Sempre troco o óleo do Kadett a cada 5.000 km e o filtro do óleo troco uma vez sim e uma vez não colocando junto um B12 da Bardahl ou algum similar da STP, uso de preferência óleos Lubrax 15W40 semi-sintético e não tenho problemas com isso.
Kadett´s Blog
http://kadetts.blogspot.com
http://kadetts.blogspot.com
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
No meu monza, troco o óleo de 3 em 3 mil km... junto com o filtro....
Melhor gastar no óleo, que gastar pra mandar fazer um motor.
Melhor gastar no óleo, que gastar pra mandar fazer um motor.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17956
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Troco óleo e filtro a cada 4.000km como recomendado no manual, em situações de muito trânsito como em São Paulo-SP.
Atualmente meu Monza está com 179.000km (comprei com 30.000km), e quando troco o óleo sua cor ainda está bem clara, detalhe é que ele é movido a gasolina.
Quando o líquido de arrefecimento (uma vez por ano), também sai bem limpo.
Abs,
Carlos Freire
Atualmente meu Monza está com 179.000km (comprei com 30.000km), e quando troco o óleo sua cor ainda está bem clara, detalhe é que ele é movido a gasolina.
Quando o líquido de arrefecimento (uma vez por ano), também sai bem limpo.
Abs,
Carlos Freire
-
Marcel Murai
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Putz, o óleo do Monza do Carlos sai claro?..
É...meu motor tava podre mesmo....cada troca parecia petróleo saindo. E
olha que troquei sempre os filtros a cada troca de óleo.
Após a retífica vou tacar Castrol Magnatec 10W40....

É...meu motor tava podre mesmo....cada troca parecia petróleo saindo. E
olha que troquei sempre os filtros a cada troca de óleo.
Após a retífica vou tacar Castrol Magnatec 10W40....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.