
Coletor 4x1 ou 4x2
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Caramba...o monza ta andando beem heem 

Monza 1986 SL/E 1.8 a Álcool - Verde Esmeralda

Monza...Você vai entender quando tiver um.
Fotos:
viewtopic.php?f=33&t=5413&hilit=monza+1986+SL%2FE

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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Barulho de maisss... gosto muito, mas não faria no meu carro, hasuhaus
eu gosto de carro turbinado que seja calado de escape, pra poder curtir só o BlowOff da turbina... aí fica show kkk
eu gosto de carro turbinado que seja calado de escape, pra poder curtir só o BlowOff da turbina... aí fica show kkk
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
quanto ta custando um 4x1....
desculpem minha ignorancia...e como seria um coletor 4x1?!
alguem tem fotu?...
abç
:smt023
desculpem minha ignorancia...e como seria um coletor 4x1?!
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Foto de um 4x1:


Monza SL/E 1.8 1988/1989
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
por issu que ele é melhor em alta...ao enves de 4 saidas curtas do coletor original ele tem 4 saidas longas direto na descarga,e naum precisa da saida dupla...ou seja ele deixa de ser 4x2x1 e passa a ser 4x1,agora estou pondo o tico e teco pra funcionar...
me corrija se eu estiver errado Ricardo......é issu mesmo?! :smt017
mas ele perde rendimento em baixa aceleração,ou continua a mesma coisa?!
gostei desse coletor... :smt023
me corrija se eu estiver errado Ricardo......é issu mesmo?! :smt017
mas ele perde rendimento em baixa aceleração,ou continua a mesma coisa?!
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Em baixa perde um pouco de torque. Mas como o Monza é bem generoso em torque, não é muito perceptível. Torque é pra puxar arado
Com o coletor 4x2x1 consegue-se uma curva de torque um pouco mais plana.
A impressão que tenho, é de que a curva de torque é deslocada para rotações mais altas com o 4x1, fazendo com que apareça mais potência em altas rotações.
Quem já teve a oportunidade de andar em um Monza com coletor 4x1 e escape menos restritivo, deve ter percebido que aquela famosa "broxada" que o Monza dá lá pelas 5200~5500rpm não existe, vai aparecer mais à frente.
Não entendo nada de gases, mas, imagino que o 4x1 tem esse comportamento justamente pelos dutos mais longos e que se juntam de uma só vez, fazendo com que "os cilindros conversem menos". Aí um não atrapalha o trabalho das válvulas de escape do outro.

Com o coletor 4x2x1 consegue-se uma curva de torque um pouco mais plana.
A impressão que tenho, é de que a curva de torque é deslocada para rotações mais altas com o 4x1, fazendo com que apareça mais potência em altas rotações.
Quem já teve a oportunidade de andar em um Monza com coletor 4x1 e escape menos restritivo, deve ter percebido que aquela famosa "broxada" que o Monza dá lá pelas 5200~5500rpm não existe, vai aparecer mais à frente.
Não entendo nada de gases, mas, imagino que o 4x1 tem esse comportamento justamente pelos dutos mais longos e que se juntam de uma só vez, fazendo com que "os cilindros conversem menos". Aí um não atrapalha o trabalho das válvulas de escape do outro.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
outra lenda que corre de boca em boca e que o consumo aumenta é uma bobagem isso. oque aumenta é o pe empolgador
ate pq escape é escape nao faz mais parte do ciclo.
verdade em alta vai nota muita diferença, em alta gera muito gas e com o 4-1 o motor gira mais limpo aumentando a potencia e torque. alem que esquenta menos o cabeçote
so complementando oque o Ricardo disse no coletor dimensionado tubo galvanizado o mais comum e liso por dentro diferente do fundido(original) ajudando na passagem rapida dos gases, fora que nao embola por ter diametro maior. ou seja se tem grana compre um é o basico de qualquer aspirado
querem um dupla perfeita, usem um 4x1 de qualidade e um polia regulavel :smt023 e regular a polia trasando (sentido anti-horário) alguns graus, assim despeja todo o torque e potencia em alta e junto com o 4x1 entao fica 10 o motor vai apita legal
obs: a polia da pra usar com o comando original eu tenho no meu, nao custou 100 a polia de qualidade, alem que da um ganho pequeno com o comando original, e se for um comando dimensionado vai dar mais ganho ainda

verdade em alta vai nota muita diferença, em alta gera muito gas e com o 4-1 o motor gira mais limpo aumentando a potencia e torque. alem que esquenta menos o cabeçote
so complementando oque o Ricardo disse no coletor dimensionado tubo galvanizado o mais comum e liso por dentro diferente do fundido(original) ajudando na passagem rapida dos gases, fora que nao embola por ter diametro maior. ou seja se tem grana compre um é o basico de qualquer aspirado
querem um dupla perfeita, usem um 4x1 de qualidade e um polia regulavel :smt023 e regular a polia trasando (sentido anti-horário) alguns graus, assim despeja todo o torque e potencia em alta e junto com o 4x1 entao fica 10 o motor vai apita legal
obs: a polia da pra usar com o comando original eu tenho no meu, nao custou 100 a polia de qualidade, alem que da um ganho pequeno com o comando original, e se for um comando dimensionado vai dar mais ganho ainda
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2
Um bom trabalho de fluxo, sedes, etc no cabeçote junto com a polia e o escape, fica legal também.
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