Chicote da Ventoinha com problemas
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				José Leal
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Rafaelo, eu iria sugerir exatamente isso. Mas como ele queria usar parte do chicote original, não postei nada.
hbss89, o ideal seria vc desligar o sistema original e usar esse novo esquema. E melhor ainda, colocando o pino 86 ligado diretamente no +12V do pino 30. Assim, a ventoinha seria governada somente pelo cebolão, o que acredito que seja o ideal. Só a título de informação, os Vectra, mesmo tendo a ventoinha controlada pela central de IE, fica funcionando mesmo com o motor desligado.
			
			
									
						
							hbss89, o ideal seria vc desligar o sistema original e usar esse novo esquema. E melhor ainda, colocando o pino 86 ligado diretamente no +12V do pino 30. Assim, a ventoinha seria governada somente pelo cebolão, o que acredito que seja o ideal. Só a título de informação, os Vectra, mesmo tendo a ventoinha controlada pela central de IE, fica funcionando mesmo com o motor desligado.
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				Rafaelo
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Jose fazendo desse jeito a ventoinha ficaria ligada mesmo com o motor desligado estilo Gol etc quando a temperatura ativa-se o cebolao ate a temperatura baixar. é uma alternativa caso gostem deste estilo, eu particulamente nao gosto pq essa energia pode ser usada num arranque deficiente, a temperatura por si so ira baixar com o motor desligado.José Leal escreveu:Rafaelo, eu iria sugerir exatamente isso. Mas como ele queria usar parte do chicote original, não postei nada.
hbss89, o ideal seria vc desligar o sistema original e usar esse novo esquema. E melhor ainda, colocando o pino 86 ligado diretamente no +12V do pino 30. Assim, a ventoinha seria governada somente pelo cebolão, o que acredito que seja o ideal. Só a título de informação, os Vectra, mesmo tendo a ventoinha controlada pela central de IE, fica funcionando mesmo com o motor desligado.
no gol 03 aqui de casa tem esse sistema e bem chato quando chega a noite e arma a ventoinha ou em outras situações. mas é uma alternativa
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				José Leal
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Sim, concordo que caso a bateria esteja ruim, a ventoinha ligada com o motor parado é um veneno. Mas como ela gira sempre na velocidade máxima, o resfriamento tb é rápido.
Agora, caso o motor morra com a ventoinha ligada, fatalmente a partida ficará muito mais difícil.
			
			
									
						
							Agora, caso o motor morra com a ventoinha ligada, fatalmente a partida ficará muito mais difícil.
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				hbss89
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Eu também estava pensando em alterar o negativo, pois, acabei combinando o chicote "doente" com o novo. Mas, como só tenho o sábado pra fazer isso (domingo, a namorada não abre mão!), me preocupei com o "principal". Quero colocar a linha 15 do relé direto na ignição, pois, como já disse em uma mensagem anterior, a voltagem da linha 15 da ventoinha é inferior a 12V (medido sem a ventoinha) sem contar que ela deixou de armar umas 4 vezes. O negativo do cebolão é mais simples de resolver, todavia, se a fiação do negativo estiver fraca a rotação da ventoinha também cai. Eu preferi misturar a antiga, mas, a intenção é substituir a antiga pela nova. Eu gostaria de remover todo o sistema antigo, porque se eu deixar ou misturar os dois vira gambiarra.Rafaelo escreveu:hbss89, me desculpa eu esqueci de te avistar de uma coisa so agora lembrei quando vc falou do negativo do ventilador. o negativo do ventilador la no plug vc deve ligar direto em um ponto do terra comum, bem aterrado com um plug etc.
correto isso e normal os 2 terminal do cebolao, um deles e o terra "direto da fonte"(o terminal mais forte), e o outro e o negativo do motor justamente esse que esqueci de comentar no esquema eletrico...
Onde fica o relé (qual a numeração) antigo?
No chicote negativo do cebolão, os 2 terminais do cebolão tem 2 fios cada. 2 Voltam para o chicote principal e 2 completam o restante do chicote que vai para lanterna e buzina direita. Se eu colocar outro negativo não poderei remover esse, pois, acredito que ele é compartilhado com outros. Dei uma olhada no manual de reparações (disponível no Monzeiros), mas não consegui entender os esquemas elétricos no final. Como te disse, gostaria de remover todo o sistema antigo. O novo ficará todo no cofre do motor. Só o + (linha 15) que irá dentro do carro.
Depois de instalar o relé auxiliar. Viajei com o carro da cidade onde minha mãe mora (Vassouras - RJ) para o Rio (140 km). Não deu nenhum problema. Era só a ventoinha armar que o ponteiro ia até 1/4 (ele tá sem VT).
Em relação à sugestão do José Leal, prefiro deixar na linha 15 mesmo, pois, o Monza trabalha mais "frio" que o Vectra, além disso, só uso o carro para trajetos longos e, ligar direto na linha 30 não será tão vantajoso. Me lembro de uma vez que o Gol da minha mãe estava com a bateria ruim (descarregava com 2 dias), ela chegou em casa e deu aquela tradicional "acelerada" que quem tinha carro com dínamo dava antes de desligar o carro. A ventoinha armou. E para o carro pegar teve que fazer "chupeta"...
Outra dúvida?!
Nas linhas 30 e 87 usei cabinho (flexível) de 4mm, nas 85 e 86 usei de 2,5mm (chega a ser exagero). Vocês (Rafaelo e José) concordam com essas bitolas? Vou substituí-los depois, pois, comprei esses cabos em uma loja de material elétrico residencial. Desta forma, o de 4mm é preto e o de 2,5mm é azul. Acredito que não sejam as cores corretas. Comprei um cebolão novo (92/87°C), pois, o que está no carro é 87/82°C.
Se tiverem sugestão de como faço para desmontar todo o sistema antigo, fiquem à vontade!
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
nao tem... monza S/AC nao tem rele pra esse fim, somentes os monza EFI.hbss89 escreveu:Onde fica o relé (qual a numeração) antigo?.
siga o exemplo que passei acima que nao tem erro. o fio original negativo do plug da ventoinha e marrom c/branco. esse ligue direto no pino 85 pode soldar um fio ali mesmo como esta agora. o negativo do ventilador aterra em qualquer lugar.hbss89 escreveu:No chicote negativo do cebolão, os 2 terminais do cebolão tem 2 fios cada. 2 Voltam para o chicote principal e 2 completam o restante do chicote que vai para lanterna e buzina direita. Se eu colocar outro negativo não poderei remover esse, pois, acredito que ele é compartilhado com outros. Dei uma olhada no manual de reparações (disponível no Monzeiros), mas não consegui entender os esquemas elétricos no final. Como te disse, gostaria de remover todo o sistema antigo. O novo ficará todo no cofre do motor. Só o + (linha 15) que irá dentro do carro.
a maioria dos carro VW sao assim, esse é um motivo pq nao gosto desse sistema geralmente leva 10-25 seg ate desligar consumindo 20A isso da pra faze parte de um arranque posterior...hbss89 escreveu: Me lembro de uma vez que o Gol da minha mãe estava com a bateria ruim (descarregava com 2 dias), ela chegou em casa e deu aquela tradicional "acelerada" que quem tinha carro com dínamo dava antes de desligar o carro. A ventoinha armou. E para o carro pegar teve que fazer "chupeta"...
[/quote] essas bitolas estao muito exageradas, pra alimentar a bobina do rele (85-86) nescessita apenas um cabinho flexivel de 0.75mm² - alimentar o ventilador (30-87) 2.5mm² esta de bom tamanho dados tirado do manual ok! compre em loja de eletronica fios que tem de varias cores inclusive marrom caso queira conheço uma loja online, esses fios residencial tem arame muito grosso nao sendo ideal. alem que sao feio, e duros. mas pelo que vc vai trocar mais adiante.hbss89 escreveu: Nas linhas 30 e 87 usei cabinho (flexível) de 4mm, nas 85 e 86 usei de 2,5mm (chega a ser exagero). Vocês (Rafaelo e José) concordam com essas bitolas? Vou substituí-los depois, pois, comprei esses cabos em uma loja de material elétrico residencial. Desta forma, o de 4mm é preto e o de 2,5mm é azul.
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Esqueci de mencionar... eu testei essa configuração que você sugeriu, mas como ambos terminais do relé recebem sinal negativo, ao passar corrente pela linha 15 (86) o relé arma, então, se eu ligar o relé direto no negativo do cebolão a ventoinha irá ligar quando eu virar a chave de ignição. Por isso achei estranho, os dois terminais que encaixam no cebolão apresentarem corrente. Se apenas 1 apresentasse corrente, ficaria mais fácil e na instalação que fiz no sábado eu já tinha feito isso.Rafaelo escreveu: siga o exemplo que passei acima que nao tem erro. o fio original negativo do plug da ventoinha e marrom c/branco. esse ligue direto no pino 85 pode soldar um fio ali mesmo como esta agora. o negativo do ventilador aterra em qualquer lugar.
Quais cores devo usar nas linhas
87 e 30?
85,
86, e
No negativo que vai direto na ventoinha (qual a bitola deste). Segunda feira vou na "república do líbano", uma rua aqui do centro do Rio que vende componentes eletrônicos em geral e provavelmente lá eu acho muitas opções de cores e bitolas.
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
no rele apenas um recebe negativo (85) que aciona a bobina vinda do cebolao. exato, mas tu tem que ligar o negativo do cebolao do lado certo pelo visto tu pego exatamento o contrario(esse é o terra permanente, e nao a saida do cebolao) tente faze o mesmo pegando o outro terra do cebolao que vai funcionar so quando o motor aquecer.hbss89 escreveu:Esqueci de mencionar... eu testei essa configuração que você sugeriu, mas como ambos terminais do relé recebem sinal negativo, ao passar corrente pela linha 15 (86) o relé arma, então, se eu ligar o relé direto no negativo do cebolão a ventoinha irá ligar quando eu virar a chave de ignição. Por isso achei estranho, os dois terminais que encaixam no cebolão apresentarem corrente. Se apenas 1 apresentasse corrente, ficaria mais fácil e na instalação que fiz no sábado eu já tinha feito isso.
no cebolão rola apenas lado negativo, é que tu pego o lado aterrado por isso que ele ligou direto, refaça o teste que vai dar certo.
85: fio 0,75mm² marrom pra negativo bobinahbss89 escreveu: Quais cores devo usar nas linhas
87 e 30?
85,
86, e
No negativo que vai direto na ventoinha (qual a bitola deste)
86: fio 0,75mm² preto pra positivo (15) bobina
30-87: vermelhos 2,00 ou 2,50mm² positivo dispositivo
negativo do motor tem que ser grosso como o positivo dele 2,00 ou 2,50mm² preferencia marrom.
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Eu sei, mas no sábado, quando instalei o relé, testei os dois terminais que encaixam no cebolão com um multímetro. Os 2 apresentavam carga negativa. Encostei 1 deles no bloco do motor e a ventoinha não funcionou. Depois testei com o outro, aí sim, a ventoinha funcionou. Desta forma, puxei o negativo do relé justamente do cabo que ao ser encostado no bloco do motor funcionava a ventoinha. Nem cheguei a ligar a linha 30-87 no relé. foi só ligar o negativo nesse terminal e ligar a linha 15 que o relé "estalava". Então, medi o negativo na tomada do ventilador. Lá sim, só chegava corrente negativa quando o cebolão armava (quando eu fazia um jumper nos terminais). Assim, puxei o negativo dessa tomada.Rafaelo escreveu:no rele apenas um recebe negativo (85) que aciona a bobina vinda do cebolao. exato, mas tu tem que ligar o negativo do cebolao do lado certo pelo visto tu pego exatamento o contrario(esse é o terra permanente, e nao a saida do cebolao) tente faze o mesmo pegando o outro terra do cebolao que vai funcionar so quando o motor aquecer.
no cebolão rola apenas lado negativo, é que tu pego o lado aterrado por isso que ele ligou direto, refaça o teste que vai dar certo.
Uma alternativa que eu tenho é dedicar o atual negativo da tomada da ventoinha apenas para o relé, da mesma forma que fiz com a linha 15 e, puxar o negativo da ventoinha da carroceria do veículo.
O que você acha?
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