Regulador de Voltagem ??

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Adriano Pereira
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Regulador de Voltagem ??

Mensagem não lida por Adriano Pereira »

Ola Amigos...Bom Dia..Gostaria de saber,qual e a função do regulador de voltagem ?

que problemas pode ocasionar se estiver liberando alta voltagem ou baixa voltagem? :smt017
Abraço a todos...
Adriano Alves Rodrigues
Monza Classic 86.Alcool,Vidros e travas Eletricas e Alarme.
Cana de Nova Iguaçu.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Regulador de Voltagem ??

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, o correto nome, é regulador de tensão, já que o termo Voltagem, não é um termo técnico correto!
Pois bem, ele mantém a tensão elétrica gerada pelo alternador em torno de 13,8V a 14,V.

Caso ele esteja com problemas, ocasionando tensão acima dos 14V, você terá grande chance de queimar algum equipamento eletrônico do carro, e, caso não seja corrigido o problema, com pouco tempo você tem sua bateria danificada.

Caso ele gere tensão abaixo de 12V, ele não gera tensão suficiente pra recarregar a bateria, e, com pouco tempo, você perde a carga da bateria, e também, os equipamentos eletronicos do carro podem não funcionar corretamente.

Para curiosidade, segue alguns modelos do regulador de tensão.
Imagem
Utilizado em modelo de alternador Bosch.

Imagem
Utilizado em modelo de alternador Arno

Alternador Bosch em corte
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Adriano Pereira

Mensagem não lida por Adriano Pereira »

Leocastro escreveu:Bem, o correto nome, é regulador de tensão, já que o termo Voltagem, não é um termo técnico correto!
Pois bem, ele mantém a tensão elétrica gerada pelo alternador em torno de 13,8V a 14,V.

Caso ele esteja com problemas, ocasionando tensão acima dos 14V, você terá grande chance de queimar algum equipamento eletrônico do carro, e, caso não seja corrigido o problema, com pouco tempo você tem sua bateria danificada.

Caso ele gere tensão abaixo de 12V, ele não gera tensão suficiente pra recarregar a bateria, e, com pouco tempo, você perde a carga da bateria, e também, os equipamentos eletronicos do carro podem não funcionar corretamente.

Para curiosidade, segue alguns modelos do regulador de tensão.
Imagem
Utilizado em modelo de alternador Bosch.

Imagem
Utilizado em modelo de alternador Arno

Alternador Bosch em corte
Imagem
VALEU AMIGO MONZEIRO.NESTE FDS IREI MANDAR TROCAR O MEU...........ABRAÇOS........
Adriano Alves Rodrigues
Monza Classic 86.Alcool,Vidros e travas Eletricas e Alarme.
Cana de Nova Iguaçu.
MONZA.DUDA
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por MONZA.DUDA »

Agora eu fiquei na dúvida...

Sempre ouvi dizer que a tensão correta seria entre 13,5 à 14,5 ... O meu Monza marca na lenta 14,1 e com "tudo ligado" 13,5 ...

Lembrando que o regulador de voltagem Bosch para o alternador de 45ah é o código 027 e para os 55ah em diante , código 032...
Monza SL/E 2.0 93/93 E.F.I. Gasolina - GNV
Completo
Vermelho Maiorca
Retrovisor Fotocrômico
Bancos Recaro em Couro
Painel Digital
Computador de Bordo
Rodas 15" do Astra CD
Fotos : viewtopic.php?f=33&t=28888
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

esta correto duda, esses alternadores antigos nao sao de tensao total 14.4V lenta, como os novos. entao e normal essa variação tao grande. alem que teu alternador é pequeno.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
edinulio

Mensagem não lida por edinulio »

MONZA.DUDA escreveu:Agora eu fiquei na dúvida...

Sempre ouvi dizer que a tensão correta seria entre 13,5 à 14,5 ... O meu Monza marca na lenta 14,1 e com "tudo ligado" 13,5 ...

Lembrando que o regulador de voltagem Bosch para o alternador de 45ah é o código 027 e para os 55ah em diante , código 032...
De acordo com as especificações técnicas originais, o certo é isso mesmo: Entre 13,5 e 14,5, quer dizer: Não pode marcar abaixo de 13,5 e acima de 14,5. Se no seu carro marca na lenta com tudo ligado 13,5 está certo :smt023
SL/E 1990 Vinho,Rodas Diamantadas,Sonzão,Faróis de Neblina,Lâmpadas Super Brancas,Interior em couro.FOTOS ATUALIZADAS EM 2015 viewtopic.php?f=33&t=6984&p=392521#p392521

VÍDEO viewtopic.php?f=34&t=32434&p=392054#p392054
guifjvasco
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por guifjvasco »

Pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de fazer uma pergunta. Há um ano atrás eu troquei o regulador de tensão do meu monza pois estava intercalando e jogando a tensão lá pras alturas, tudo ficava mais forte, iluminação, vidros, etc...
Enfim, troquei e ficou zero bala. Hoje reparei que o problema voltou. Como isso pode acontecer, da peça ficar ruim em tão pouco tempo? Pela original da Bosch, código final 032.
Alguém tem uma explicação pra isso!?

Vou ter que trocá-lo novamente! :smt010
MONZA BARCELONA 1992 - EFI
GASOLINA E GNV
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pode acontecer sim. Como também pode ter algo no alternador causando o problema, como problemas no rotor e no estator, principalmente desgate no coletor do rotor.
Um componente eletrônico pode durar 2 segundos ou 20 anos. Mas o fato é que esse regulador com final 032 não está durando como antigamente. Me parece que a Bosch está terceizando a fabricação desse componente.
Eu com Monza GLS 96 e um amigo com Monza Club 94 estamos também com esse problema de baixa durabilidade do regulador de tensão 032. Eu estou usando o 034 e ele o 027 (essa é aplicação correta para Monza sem A/C, o caso dele) como experiência.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder