Evandro Monza SR escreveu:Eu acho que como carro de seu tempo, o Monza marcou até mesmo mais que o Opala (opinião totalmente particular minha, me desculpem os opaleiros), pois ele foi, como já estamos carecas de discutir aqui, o desejo da classe média, e obviamente, de todas abaixo, na década de 80. E até rico tinha que engolir o Monzão...hehehehe. Era simplesmente o carro do sonho, da moda, da mídia, imbatível, sempre perseguido pelo Santana, que convenhamos, apesar de um ótimo carro, nem chegou perto em termos de popularidade...
Isso nenhum sedan médio moderno consegue. Nem conseguirá. O Monza foi o último...
ai eu vou ter que discordar, pq antes de monzeiro eu fui opaleiro e so quem teve um sabe do que estou falando, o opala marcou época, foi um marco na industria automobilistica nacional, e ainda é ate hoje uma verdadeira lenda viva com relação a carros de luxo no brasil, a verdade é que depois que os dogde, e landau sairam de linha, o opala ficou sozinho no mercado, sem concorrentes diretos, pobre do santana e del rey coitados nunca puxaram nem agua pra ele...nao estou desmerecendo o monza, nem tirando seu merito, depois do opala o monza era o carro mais caro, mas isso tambem eh opiniao minha, o monza veio numa época em que o opala ja estava cansado, projeto defazado, mas mesmo assim sempre teve seu publico fiel como ate hoje tem e como o monza tambem tem....
Só um parênteses.... muita gente não sabe, mas o monza foi lançado pra ficar no lugar do opala. Só que, mesmo com o lançamento do monza, o opala continuou vendendo muito bem... E com isso, acabou ficando no mercado. Essas são palavras do presidente da GM, que vi esses dias em um vídeo. Caso eu ache por aqui, posto pra vc's verem.... O presidente da GM tem um opala diplo, 92, COM MENOS de 200km rodados!!!!!!!
Olha, sem fanatismo, sendo realista! Em termos de projeto, o opala perde feio pro monza, principalmente em suspensão... o opala é muito confortável, mas a suspensão dele não traz muita segurança não. O opala foi lançado pela opel com o nome de REKORD, salvo engano, depois que veio pra cá. Pelo que li e vi.. esse carro não fez muito sucesso por lá sucesso por lá, deixando de ser fabricado em pouco tempo... Ao contrario do monza, carro mundial, que foi bem aceito em vários países, acredito que em todos onde ele foi lançado.
Outro fator a ser analisado, a vendagem... O lançamento do opala se deu em 68, eu acho... e teve sua produção descontinuada em 1992, ou seja, 24 anos de produção. Nesse intervalo de tempo, parece q foram vendidas pouco mais de 1 milhão de unidades do modelo. Já o monza, lançado em 1982 e saindo de linha e 1996, ou seja 14 anos, 10 a menos que o opala... vendeu mais de 850 mil unidades, que apesar de ser de uma categoria inferior a do opala, não era um carro barato.... pelo contrário, era muito caro. Mesmo sendo caríssimo foi o carro mais vendido por 3 anos consecutivos... e acho difícil um carro, do porte dele, bater essa marca. Só isso já denota o sucesso que esse carro foi..... Realmente foi o sonho de consumo de uma geração, como o Evandro colocou, pois era um carro moderno, diferente, bonito... já o Opala já era de certa maneira uma coisa comum e um projeto ultrapassado....Claro que não deixa de ser um grande carro, literalmente falando. Grande em todos os aspectos... Tanto q eu sonho em ter um ainda...
Mas o monza teve e tem o seu valor também... lembro quando era criança, qd as pessoas viam um classic SE passando, todo mundo ficava olhando, parecia uma nave espacial. Parte da minha infância eu morei em uma cidade do interior.... o cara mais rico da cidade, mas era rico mesmo.... tinha dois monzas, e se ele quisesse, poderia ter vários opalas... Pra terem ideia, casa do cara era tão imensa, acho que tinha 1km de frente kkk... ele era cerealista, tinha várias carretas, as carretas manobravam dentro do terreno da casa, kkkkk.
Primeiro comprou um classic SE automático 87, lindoooo... e no lançamento do tubarão, ele comprou um tuba 91 preto. Quando o carro passava pela rua, todo mundo ficava bando.. uns diziam até que não podia encostar no carro, pois o alarme dele dava choque!! kkkk!
Ao meu ver, o opala hoje é tudo isso que o pessoal fala, mais pelo carisma que ele teve e tem com o público, do que pelo seu mérito como carro. Pra mim o melhor carro NACIONAL de todos os tempos, é o omega!!!! nenhum chega perto...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
eh diegão ai vc falou tudo, opala é muito bom mais o carro é o OMEGA, concordo com vc, a suspensao do opala é problematica justamente pela questao do projeto que foi adaptado do opel record, lá era foi projetado pra rodar com motor de 4 cilindros, nao de 6 como foi feito aki, isso é o grande X da questao da suspensão do opala, tanto é que os de 4 cilindros nao dao problema de suspensao tao facil quanto os de 6...com relação ao preço concerteza era um carro carissimo tambem, a diferença de um monza classic pra um opala diplomata era muito pouca, me lembro que um amigo meu me disse q um tio dele tinha em meados de 1991/2 uma caravan comodoro, se nao me engano ano do carro 88, e foi comprar um monza na epoca lançamento do tubarão, deixou a caravan na revenda e voltou com um sl so com ar e direção e se a memoria nao me falha ainda teve que da uma pequena diferença...em momento algum quiz desmerecer o monza mais ele ainda nao chegou no patamar que o opala esta, com certeza daki a alguns anos mais o monza sera um carro tao ou ais lembrado que o opala pelo excelente carro que é.
Acho que o monza chegará ao nível de relíquia mesmo, só quando quem está destruindo alguns modelos ai, o popular carro de pedreiro, tiverem acabado com eles. Tipo, Volta e meia tu vê um monza destruido ai, rodando.
Quando começarmos a ver só monzas inteiros rodandos, o valor dele começará a ficar alto!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Pessoal, brasileiro gosta de andar muito e gastar pouco. Com a grande potência do Opala e a baixa manutenção, fez grande sucesso. Tirem o motorsão que saia nesses carros e coloquem outro de menor potência, com certeza seria só mais um fabricado no Brasil. Omega é o contrário, manutenção cara, mesmo preventiva. Os "manos" detonam e quando dá problema vendem baratinho.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
luiz sle escreveu:Pessoal, brasileiro gosta de andar muito e gastar pouco. Com a grande potência do Opala e a baixa manutenção, fez grande sucesso. Tirem o motorsão que saia nesses carros e coloquem outro de menor potência, com certeza seria só mais um fabricado no Brasil. Omega é o contrário, manutenção cara, mesmo preventiva. Os "manos" detonam e quando dá problema vendem baratinho.
E esqueceu de citar que, depois que detonam, saem falando que o carro é BOMBA!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Isso é o que dá mais raiva. O cara da borrachão, estica com o carro desde o primeiro dia, quando o bicho não aguenta mais sai reclamando que não presta.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Uma coisa que o Diego falou é verdade, o Monza veio com a ideia inicial de substituir o Opala. A ordem veio lá de cima, da GM em Flint, Detroit e ordenou medidas para investimento no Brasil em torno do novo carro mundial que mais tarde se chamaria Monza. Não é de desconhecimento de ninguém que o projeto do Monza é muito mais moderno, era tudo do bom e do melhor em matéria de carros nacionais. Tenho um livro que conta a história do Opala pois sou admirador do mesmo e lá mesmo diz que o Monza entrava no mercado de luxo e o Opala migrava para o comprador com família, o que era verdade.
Verdade seja dita, o Opala com poucas mudanças começou a declinar em vendas em 83, para suprir este buraco a GM lançou o Monza três volumes e ai o tiro foi certeiro e fizeram as vendas deslancharem de vez. Esta foi a fórmula certa para sustentar a GM com o gradativo cansaço comercial do Opala, mas não tem como tirar o reconhecimento de carisma e adoração que ele conquistou em 24 anos de produção.
Particularmente falando, em linha de década dos desejos do público em geral ficaria assim: Década de 70 foi o Opala, década de 80 o Monza (imbatível) e década de 90 o Omega em conjunto com o Vectra B, e não podemos esquecer do Corsa que mesmo sendo popular foi sucesso absoluto. Foram nestas 3 décadas que a GM construiu seu nome e mandou perante a concorrência. Hoje infelizmente a GM diante da enorme concorrência não consegue mais cativar o consumidor com inovações e ousadia, só restam lembranças do que já foi bom.