Bomba d'água
-
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Bomba d'água
Desculpa mais uma dúvida (só mais uma): acabei de ver aqui no tutorial de troca da correia dentada que tem que após toda a montagem é só girar a bomba d'água pra tencionar a correia. mas eu não tenho a chave especial pra isso
e tem como mesmo girar a bomba d'água depois dos parafusos já estarem apertados?? :smt017

Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Com os três parafusos apertados, nem com a chave correta. Tem que soltar os três parafusos de fixação da bomba d'água, para poder ajustar e tensionar a correia. Se seu Monza já tiver o tensionador, usa-se o furo das duas partes do tensionador para tensionar corretamente a correia. Se seu Monza ainda não tiver o tensionador, usa-se uma ferramenta específica, e na falta dessa ferramenta, a tensão não pode exceder ao movimento de 1cm apertando no meio da correia, entre as polias.
Sem a ferramenta para movimentar a bomba d'água, pode se usar uma outra chave, porém a dificuldade será de que essa ferramenta entre no sextavado da bomba d'água, com a chapa de proteção traseira.
Abs,
Carlos Freire
Sem a ferramenta para movimentar a bomba d'água, pode se usar uma outra chave, porém a dificuldade será de que essa ferramenta entre no sextavado da bomba d'água, com a chapa de proteção traseira.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
Entendi, meu monza tem um tencionador, mas ele parece não ser ajustável. O problema de soltar ou apertar os parafusos com tudo montado é que a polia do virabrequim "esconde". A f o parafuso de baixo da bomba d'água. A folga que ficou na correia, faz um lado encostar no outro. :smt011
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Se seu Monza tem o tensionador, já é como os modelos de 1989 até 1995. Somente os modelos de 1996 é que o tensionador faz a tensão na correia, além da bomba d'água. Nos modelos 96, pode se deixar a bomba d'água fixa e ajustar o tensionador pela marcação do ponteiro do componente para situação de correia nova ou usada.
Nos modelos anteriores, não tem jeito, tem que girar a bomba d'água para melhor tensionamento da correia dentada, usando os furos do tensionador para referência em tensão de correia nova ou correia usada.
Abs,
Carlos Freire
Nos modelos anteriores, não tem jeito, tem que girar a bomba d'água para melhor tensionamento da correia dentada, usando os furos do tensionador para referência em tensão de correia nova ou correia usada.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
Entendi. Muito obrigado pela atenção professor, e principalmente pela paciência. Amanhã de manhã já vou continuar mexendo no carro e assim que terminar ja posto o resultado. Obrigadão mesmo. :smt023
Abraço.
Abraço.
-
- Membro Class (Nível 5)
Amigos só finalizando o assunto, já troquei a bomba d'água e coloquei o motor no ponto com a correia dentada bem esticadinha
. Venho andando e testando o carro e ficou muito show de bola: não vaza nem baixa o nivel da água, o carro ficou bem no pronto e a bomba d'água ficou muito boa mesmo, pois agora demora até mais tempo pra fazer o carro esquentar na hora de sair e a temperatura na rodovia não sai do azul e mesmo quando estou no transito ela demora pra chegar até a marca do meio.
Muito obrigado ao Professor Carlos e aos amigos que ajudaram nesse novo aprendizado. :smt023
Abraço.

Muito obrigado ao Professor Carlos e aos amigos que ajudaram nesse novo aprendizado. :smt023
Abraço.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Isso é um defeito! Em geral provocado pela válvula termostática, que deixou de cumprir sua função.a bomba d'água ficou muito boa mesmo, pois agora demora até mais tempo pra fazer o carro esquentar na hora de sair e a temperatura na rodovia não sai do azul e mesmo quando estou no transito ela demora pra chegar até a marca do meio
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
Ah sim professor, meu Monza já veio sem a VT, mas antes como a bomba vazava ele esquentava rápido e a temperatura tbm subia mais que o normal. Colocar a VT será o próximo serviço..
Abraço.

Abraço.