Dica sobre a água do radiador...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Ramon Neves »

Bom pessoal fiz a limpeza completa do sistema, tirei o radiador limpei ele ainda saiu muita ferrugem, depois retirei e limpei todas as mangueiras, porém quando eu tirei a Válvula Termostática percebi que tinha algo de errado num dos "bracinhos" e quando olhei mais de perto percebi que estava quebrado e para não ficar sem carro no final de semana montei o sistema mesmo assim, lógico sem a peça e notei que o carro esta demorando muito para ativar a ventoinha, o motor esta demorando bastante para esquentar o suficiente para armar a ventoinha, e como eu uso GNV na maioria do tempo fazendo o motor esquentar mais que quando ando na gasolina achei interessante, mas queria saber de vocês ficar sem essa válvula pode acarretar algum dano ao motor do carro, quais são as consequências andar sem essa peça????
Olha ai a foto da peça
Imagem
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Ramon,

A VT proporciona que o motor trabalhe na temperatura ideal que é de 85 a 95ºC.(logicamente que na câmara de explosão a temperatura é altíssima, mas a refrigeração e óleo devem trabalhar próximo disso) Com a VT em menos de 10 minutos o motor entrará em regime normal, evitando a UCE de deixar a valvula injetora mais tempo aberta por pulso e isto significa menos combustível gasto. Sem a VT vai dobrar este tempo. Se num dia frio ou na estrada vai resfriar o motor significando maior desgaste nas peças e de combustível.
Não há problema maior que os relatados em andar sem a VT.

Na primeira oportunidade reinstale outra e de preferência da marca Whaler evite MTE (já tive problema de conflito com o Sensor de Temperatura e voltei a velha Whaler e está funcionando bem) A Whaler vem gravada na parte onde vc está com o indicador na foto a faixa de operação: 92/107ºC

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Só uma pequena pergunta, esse "bracinho" que esta amassado influi em alguma coisa??? ele segura em 2 suportes da carcaça da VT não é???

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Ramon Neves escreveu:Só uma pequena pergunta, esse "bracinho" que esta amassado influi em alguma coisa??? ele segura em 2 suportes da carcaça da VT não é???
Ele é encaixado no suporte lateral da carcaça. Serve para mantê-la centralizada e para que exerça a sua função corretamente, por que torto 'poderá' ficar dando passagem, enroscar.

Tenta desentortar com um alicate e encaixar novamente.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Estranho...
Acabei de sair com o carro, pela 1° vez depois da limpeza do sistema, e vi que o carro se comportou de maneira completamente normal, a única diferença é que na hora que a ventoinha arma ela refrigera o sistema muito mais rapido e esta demorando mais entre uma ligação e outra mas o tempo para esquentar igual, acho que essa válvula já estava ruim desde muito tempo e pode ser por isso que eu to achando que esse carro esta consumindo d+ (vide tópico viewtopic.php?f=3&t=23870) vou providenciar uma nova o mais rápido possível, pois esse consumo alto esta doendo no meu bolso...

O bracinho não esta aguentando ele dobra quando é exercido pressão nele, terei que comprar um novo mesmo...

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Galera estava sem tempo para procurar pelos aditivos que vocês recomendaram, e nas poucas lojas que fui não os encontrei, achei um que o ADG o cara que faz vídeos de mecanica no YouTube falou que usa um tal de Paraflu da Petronas, ele é concentrado e gostaria de saber comprei 3 litros, gostaria de saber se coloco os 3 mesmo ele sendo concentrado???
E comprei também o aditivo para a limpeza do sistema o RAD CLEAN da Bardahl e a VT da MTE THOMSON de 92C°, o que vocês acharam, esse Paraflu é bom mesmo?? alguém já usou no Monza???

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ramon Neves escreveu:Galera estava sem tempo para procurar pelos aditivos que vocês recomendaram, e nas poucas lojas que fui não os encontrei, achei um que o ADG o cara que faz vídeos de mecanica no YouTube falou que usa um tal de Paraflu da Petronas, ele é concentrado e gostaria de saber comprei 3 litros, gostaria de saber se coloco os 3 mesmo ele sendo concentrado???
E comprei também o aditivo para a limpeza do sistema o RAD CLEAN da Bardahl e a VT da MTE THOMSON de 92C°, o que vocês acharam, esse Paraflu é bom mesmo?? alguém já usou no Monza???
Olhe no rótulo da embalagem do aditivo. Nela consta a proporção a ser aplicada.

O sistema de arrefecimento do Monza tem capacidade de 7l sem ar quente e 7,5l com ar quente. Se estiver mencionado 40% de aditivo e 50% de água, terá de usar 3 litros de aditivo e assim por diante.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Mas Carlos no rótulo não esta dizendo a proporção, esta dizendo apenas que o sistema tem que ser limpo e colocado o aditivo com água limpa e se ja tiver usado Paraflu é só completar... fiquei perdido...

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Responder