Eu não sei se precisa chegar a ser extremista assim não. Menos mal que estar só água...
Deixa aí, quando chegar a hora de fazer a troca de novo, coloca um melhor. Dizem que o bom é ao menos uma vez no ano.
parabéns pelo cuidado com o MT! acho um carro magnifico porem raro de se ver por aqui... só vejo uma weekend branca turbo e um da cor do seu 1.8 só q acabado =/
só pra tirar uma duvida, pq vai fazer a pintura inteira dele? e porque trocar para o vermelho?
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
Obrigado Lucas!!.. é um carrinho dificil de ver inteiro mesmo, aqui em BH também anda assim.
Bem que quando acho um, acho vários juntos.. a turma do CDM é bem ativa por aqui, e só tem Marea zerado, kkkkkk
Uma vez também parei no estacionamento da minha agência do banco, e estavam nas vagas uma MT Bad Boy e uma MWT pretas, ambas impecáveis.. fiz questão de parar bem do ladinho, todo cara entendido por carros que passava ficava olhando.. kkk
A ideía de pintar de vermelho é só por vontade mesmo. A pintura dela está bem boa, não é original, mas é bem boa.. Só que Cinza Steel em Marea Turbo é sem graça! Vermelho é mais nervoso, heuheuhue
Eu estava tendo problemas com a marcha lenta, estando irregular.. oscilando de mais e em certas ocasiões, chegando até a morrer. Peguei um atuador emprestado com um amigo, montei, e não resolveu.. Sei que a MAF é zerada, então só restava fazer duas coisas: Verificar por entrada falsa de ar, e sujeira na injeção. Como o "caminho" para as duas coisas é bem parecido, comprei um descarbonizante ontem a tarde e me preparei para o trabalho pesadíssimo que seria colocar toda a pressurização do Marea pra fora.
Muito, muitoooo difícil. Tudo com acesso estremamente restrito, apertado, esmagado. Pra tirar, foi trabalhaso.. pra colocar? Nossa, nem comento... terrível mesmo.
Vamos aos fatos e fotos:
O dia começou assim.. pondo a baixo toda a parte de baixo da dianteira, como Parachoque, Defletores, Peito de Aço..
Muita peça... muita mesmo, rs
Depois, a parte complicada:
Só pra conseguir tirar estas duas mangueiras do sistema: Válvula de Alívio (BOV) e ligação do Intercooler à TBI, levei mais de duas horas, soltando abraçadeiras, movendo peças, removendo outras, em fim, até ter acesso suficiente para "sacar" sem que as danificasse (Ou outros componentes próximos)
Daí... olha a surpresa:
Eu sabia que estaria sujo, mas não tanto.
Isso é óleo, e óleo velho que estava aí.. Esse carro teve turbina substituída a 1 ano e meio, pois com pouco mais de 92.000 km a original estava fumando. Tudo bem, turbina fumou? Troca e limpa o sistema! Tudo fica impregnado de óleo e todo mundo sabe disso... mas nãoooooo... o porco do antigo dono teve a capacidade de deixar essa meleca aí na TBI! Fora o resto do sistema, que me tomou o dia todo para conseguir limpar mangueira por mangueira.. tenso!
Utilizando descarbonizante Car80, fiz a limpeza do corpo da TBI, dos tubos de pressurização e da BOV. Saiu muita, muita, muita sujeira.. Sei lá quantas vezes tive que reperir o procedimento, no mínimo 3!
Provavelmente ainda tem sujeira dentro do corpo da injeção (Entre a TBI e os Bicos), porém eu não tenho coragem de remover essa peça toda.. como não tenho conhecimento nenhum em mecânica, preferi não arriscar... mas resolvendo meu problema da lenta, estava de bom tamanho.
Aqui, o produto utilizado, e o sistema novamente montado:
Finalmente, após conseguir colocar todas as mangueiras e mangotes no lugar, apertar todas as abraçaceiras e ligar todos os tubinhos de vácuo e conectores elétricos... (Digo, HORAS fazendo isso, kkk).. chegou a hora de testar:
(Desculpem pela qualidade do vídeo.. essa máquina digital é uma "melda", e eu vendi meu iPhone, então ficou nessa mesmo, kkkk)
FELIZMENTE, problema resolvido, e tudo mais limpo e bem organizado que antes. Nem sei o que faria caso não houvesse resolvido.. seria uma decepção enorme, depois de tanto trabalho.. kkkk
Após o sofrimento... mais sofrimento:
"Tá funcionando legal!!! Mas ainda tem que montar isso tudo de novo no lugar:
heuheuheuheuheuheue
Bom, hoje montei só parachoque, parabarros, milhas, e dutos de ar. Os Defletores e Peito de Aço irei instalar só amanhã, a tarde, pois na parte da manhã irei lavar o carro por baixo pra deixar tudo limpinho..
Meus dedos estão doendo até agora, mas claro, valeu a pena!
Perdendo o medo de mecher em Marea.. finalmente! Agora posso economizar uns trocados com oficina, kkkk
Trocados valiosos, pois desmontar e montar tudo isso para limpar o TBI custa mão de obra e requer organização e disciplina . Fico impressionado afinal no Corsa e basta tirar a tampa da injeção para limpar a borboleta.
Depois de montado o resultado é compensador.
Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn
Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Tem que perder o medo de mexer, Malagoli. É só aprender bem como tudo funciona antes que tu aprende, principalmente quando começa desmontar. É legal de mais fazer serviço assim.
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020