Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Comprei válvula termostática e reservatório de expansão novos hoje.
Amanhã pego a conexão com redução de 3/4 para 5/8.
E, se tudo der certo, no final de semana dou uma boa limpada no sistema de arrefecimento (está beeem sujo) e instalo tudo para ver como ficou.
A termostática que comprei é para monza à álcool. Eu até procurei pelo refil do à gasolina mas não achei. E como rodo com álcool mesmo, vou colocar para ver. :smt023
E sei que posso ter problemas com vazamentos com isso, mas pretendo colocar aditivo na água, porque o que tinha lá já virou barro há muito tempo.
Amanhã pego a conexão com redução de 3/4 para 5/8.
E, se tudo der certo, no final de semana dou uma boa limpada no sistema de arrefecimento (está beeem sujo) e instalo tudo para ver como ficou.
A termostática que comprei é para monza à álcool. Eu até procurei pelo refil do à gasolina mas não achei. E como rodo com álcool mesmo, vou colocar para ver. :smt023
E sei que posso ter problemas com vazamentos com isso, mas pretendo colocar aditivo na água, porque o que tinha lá já virou barro há muito tempo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- 500EF
- MODERADOR
Fotos das peças:
Redução de 3/4 para 5/8

Tanquinho (marca paralela):

Termostática:

Redução de 3/4 para 5/8

Tanquinho (marca paralela):

Termostática:

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Gostei desse reservatório bem bonito e praticamente idêntico ao original... eu tava querendo trocar os meus também...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Recentemente fiz esses reparos no meu tmb...
Reservatório novo, valvula Termostática nova, mangueiras e até radiador....tudo zerado.
estava enfrentando um problema de sumiço de água, mas ai descobrimos que era junta queimada... Percebia umas "pipoquinhas" no escapamento, ao tirar a vela e dar partida a comprovação, esguichou água na nossa cara... rsrs. Mas pelo menos ficou tudo novinho...estava tudo estragado, o reservatório, radiador vazando... ficou tudo ZERO!
Reservatório novo, valvula Termostática nova, mangueiras e até radiador....tudo zerado.
estava enfrentando um problema de sumiço de água, mas ai descobrimos que era junta queimada... Percebia umas "pipoquinhas" no escapamento, ao tirar a vela e dar partida a comprovação, esguichou água na nossa cara... rsrs. Mas pelo menos ficou tudo novinho...estava tudo estragado, o reservatório, radiador vazando... ficou tudo ZERO!
- 500EF
- MODERADOR
Fiz a limpeza do sistema (não a ideal, porque não tirei o radiador para lavar fora. Mas deixei o motor funcionando até ligar a ventoinha umas 5 vezes. Só aí saiu agua limpa no retorno do reservatório), troquei o reservatório, coloquei aditivo e emendei as mangueiras do radiador de ar quente.
Mas a termostática eu tive que voltar a que estava nele.
Por causa da adaptação do turbo, ela foi trocada por uma outra com saída reta (a original tem a saída virada para cima, como a nova que comprei). Então, minha idéia seria pegar o miolo da nova e montar na antiga. Mas os encaixes são muito diferentes. Alguém sabe de que carro é esta termostática?

Também deixei a tampinha do reservatório de molho durante a noite e ficou nova sem ter que fazer força escovando:

E depois vou ter que olhar novamente o que foi, mas quando desliguei o carro da última vez, escutei um tshiiiiii. Abaixei lá e vi que tinha pingado uma gotinha na descarga quente. Como eu já tinha tirado o cavalete, deixei para outro dia. Talvez uma conferida no aperto das abraçadeiras com uma chave canhão resolva (só tenho canhão 6 e 8 e a danada é 7, então apertei só com a chave de fenda mesmo).
Mas a termostática eu tive que voltar a que estava nele.
Por causa da adaptação do turbo, ela foi trocada por uma outra com saída reta (a original tem a saída virada para cima, como a nova que comprei). Então, minha idéia seria pegar o miolo da nova e montar na antiga. Mas os encaixes são muito diferentes. Alguém sabe de que carro é esta termostática?

Também deixei a tampinha do reservatório de molho durante a noite e ficou nova sem ter que fazer força escovando:

E depois vou ter que olhar novamente o que foi, mas quando desliguei o carro da última vez, escutei um tshiiiiii. Abaixei lá e vi que tinha pingado uma gotinha na descarga quente. Como eu já tinha tirado o cavalete, deixei para outro dia. Talvez uma conferida no aperto das abraçadeiras com uma chave canhão resolva (só tenho canhão 6 e 8 e a danada é 7, então apertei só com a chave de fenda mesmo).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Não tenho Monza :(
Caro eduardo, esta válvula é do Omega!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... solina-_JM
Me diga, quanto tu pagou no reservatório?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- 500EF
- MODERADOR
Valeu!Leocastro escreveu:Caro eduardo, esta válvula é do Omega!
Vou ver se consigo trocar na loja depois.

Eu comprei as peças na AutoChev, na Av. Pedro II.
Sei que a válvula e o tanquinho foram 90,00. Mas não lembro o preço de cada uma separada (acho que o tanque foi 50 e a válvula 40)...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- 500EF
- MODERADOR
Dei mais um aperto na abraçadeira, mas ainda estava pingando água (verde por causa do aditivo).
Por falta de outra do tamanho certo, Eu tinha aproveitado as abraçadeiras que estavam nas ligações do radiador de ar quente. Uma ainda esta boa, mas a outra nao esta aceitando muito aperto. Deixei ela lá e coloquei outra nova do lado dela.
Pelo menos em um primeiro teste, até ligar a ventoinha, nao pingou mais nada.
Acho que esta resolvido.
Por falta de outra do tamanho certo, Eu tinha aproveitado as abraçadeiras que estavam nas ligações do radiador de ar quente. Uma ainda esta boa, mas a outra nao esta aceitando muito aperto. Deixei ela lá e coloquei outra nova do lado dela.
Pelo menos em um primeiro teste, até ligar a ventoinha, nao pingou mais nada.
Acho que esta resolvido.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.