BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por Jose JJ »

Rafaelo escreveu:como tinha falado la no começo, qualquer instalaçao sem o devido cuidado vai gerar problemas, dae nao adianta tocar a culpa na bobina Mi. sei que tu nao disse isso mais so estou reforçando que tenham cuidado com a eletrica.

jose remova tudo isso e comece do zero uma instalaçao nova e mais organizada. esta com muitos problemas ae

*teu fios podem estar encostando no envolucro da bobina aterrada
*bobina amarrada com arame ela vai vibra e podendo da curto
*inversão de polaridade do modulo e bobina
*emendas

em fim, arrume tudo do zero que vai ficar bom. sistema de igniçao nao permite falhas, do geito que esta pode ate gerar ruidos no sistema.

apenas da foto ja falhar que nao é um sensor hall, so pra deixa registrado é um sensor VR.
Boa tarde Rafaelo, é verdade a instalação ali não está nada bem e o pior é que os ultimos serviços maiores que foram feitos ali na parte do motor, foram realizados por "mecânicos", enfim. Essa semana eu comprei o módulo de ignição (Bosch, usado) e prendi a bobina (asfáltica) de forma decente. Como estou também fazendo toda a instalação das luzes de cortesia e lanterna de neblina, já comprei vários e vários terminas macho/fêmea, capas simples/ duplas e etc. e ainda vou comprar os fios (os "básicos" fio vermelho e fio preto de 1mm).
Agora as dúvidas que estão sempre surgindo :? :
1- Tem um fio amarelo que era pra estar ligado na bobina até o motor de partida, mas não está. No que ele influencia?

2- O que é especificamente esse sensor VR? Pesquisei no google e não apareceu coisas muito claras.

3- Como faço pra encontrar esses fios coloridos que preciso trocar? Tem fio verde, marrom e tudo mais, parece um arco íris :smt011 Também pesquisei na internet e não achei quase nada. Ou deve desistir e colocar o tal do fio vermelho e preto mesmo?

Desculpe tanta pergunta, até por sair um pouco do tema do tópico, mas é que tudo isso no final resultará na instalação da bobina MI. Já é questão de honra!
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao José, voce nao ta saindo fora do assunto nao, fica tranquilo para perguntar :smt023

O meu carro é identico ao seu (vc ja deve ter observado isso) ano,motor 1.8,alcool, c vc tiver duvidas sobre instalaçao da bobina pode me perguntar que no meu ta instalado faz tempo e nao tenho mais nenhum problema, mas como vc perguntou pro Rafaelo, aguarde a resposta dele, mas c precisar, to aqui :wink:
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

firmeza jose,
Jose JJ escreveu:1- Tem um fio amarelo que era pra estar ligado na bobina até o motor de partida, mas não está. No que ele influencia?
a cor do fio nao é amarela, é vermelho que identifica 15a é ligado direto do motor de arranque é um bypass do resistor. deve sim ligar ele ja que esta usando resistor na tensao de entrada da bobina. pq com o resistor na bobina no momento do arranque vai pra 8v oque prejudica o arranque, entao ligue no pino 15a ate o pino 15 da bobina, veja com o Deco como ele fez.
Jose JJ escreveu:2- O que é especificamente esse sensor VR? Pesquisei no google e não apareceu coisas muito claras.
Variable Reluctor (VR) sensor is an induction type sensor, it is "passive", i.e. it does not require a power source, and has a small magnet built in.
http://www.megamanual.com/ms2/pickups.htm

é o nome tecnico, oque o pessoal chama de bobina impulsora. em outras palavras é o sensor de rotaçao, sem ele o motor nao liga. no caso do monza EFI,carburador usa esse tipo de sensor, diferente do hall.
Jose JJ escreveu:3- Como faço pra encontrar esses fios coloridos que preciso trocar? Tem fio verde, marrom e tudo mais, parece um arco íris :smt011 Também pesquisei na internet e não achei quase nada. Ou deve desistir e colocar o tal do fio vermelho e preto mesmo?
os fios tu encontra em casa de eletronica, fio cabinho 0.5mm² e 1.0mm² existe o chicote pronto do modulo bosch a venda. a ligaçao ate a bobina pode ser feita por ele mesmo, onde vai a bobina asfaltica tu corta e coloca o plug da bobina Mi. em auto peça se acha o chicote pronto da TC chicotes.

o Deco esta ae pra te orientar ja que ele colocou no seu carro.

verdade estamos no assunto ainda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
marcelo gerhardt
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Santa Catarina-SC

Mensagem não lida por marcelo gerhardt »

então deco só estou esperando vc dar o ok :smt023 para confirmar que não da nenhum tipo de problema e vou mandar bala nessa bobina tambem!
:ok:
marcelo gerhardt
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Santa Catarina-SC

Mensagem não lida por marcelo gerhardt »

ah e seria interessante depois fazer um resumo da instalação e do que mexer e não mexer abraço deco.
:ok:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

marcelo gerhardt escreveu:ah e seria interessante depois fazer um resumo da instalação e do que mexer e não mexer abraço deco.
Tô devendo o tutorial pra galera ja faz quase um ano, mas vou esperar fazer um percuso longo para ter 110% de segurança, hoje to com 100%
To com todas fotos ja "upadas" pra fazer, só falta esta confirmaçao.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por xande do abv »

fala mano Déco :smt023 vai fazer um més andando diariamente no gnv e na gasolina sem problemas nenhum :smt018 :mrgreen: só tenho que elogiar esta bobina mi :smt023 abraço mano :smt023 to te esperando para :smt030 aqui no rj :mrgreen:
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Jose JJ »

Entendido Rafaelo. E que é isso Deco? pode responder sim hehe. É que eu tinha aproveitado o comentário do Rafaelo, mas preciso da ajuda de todos e quanto mais pessoas que entendem do assunto derem suas opiniões melhor é :D
Sobre minhas perguntas:
1- O fio da bobina que vai para o motor de partida é amarelo mesmo, mas não me espanta não ser o original vermelho, já que a cada dia descubro mais gambiarras na elétrica do carro :smt021 . Já tenho fio vermelho no "estoque", de 2mm e 2,5mm. Posso usar o de 2,5mm mesmo pra substituí-lo né?

2- Quando eu tava procurando o problema ali do módulo, o mecânico tinha falado que era bobina impulsora, aí eu já falei de forma errada que era sensor Hall e agora aparece o sensor VR :smt005 :smt005 , pelo menos agora já entendi o que é.

3- É verdade, uma vez fui numa casa de eletrônica atras de fios 2,5mm e eles não tinham, só de 1mm pra menos, aí achei que eles não dariam conta. O chicote do módulo eu vou procurar na concessionária, se eles não me cobrarem o fígado eu compro completo, senão eu mesmo faço outro aproveitando o fio resistivo que está no carro.
Muito obrigado a todos amigos que estão na ajuda com o monzão. :smt023
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Trancado