BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por Rafaelo »

platinado é treco que fica dando volta iqual um came de comando, toda vez que passa pelo metal da um "curto" e chaveia a bobina. é super simples, de tao simples é cheio de problema, temque ver quando da folga oque acontece... imagina quem mora no sul onde umidade no inverno é forte... bemmmmmmmm bunito

so pra tu ter uma ideia, motor foi criado em 1880 e alguma coisa e desde la era platinado e carburador. em 1980 so fez 100 anos de atrasado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Esse bendito platinado ja tirou o sono de muita gente, e a muito tempo !!

Tive 2 fuscas que usavam platinado, é uma peça que nao pode faltar no porta luvas :lol: o pior de tudo é que o motor de fusca,variante,brasilia, (refrigerado a ar) trabalha muuuito quente,(principalmente em viagens) e o rotor aquecia e derretia a superficie do platinado que fazia a abertura no rotor e ele fechava, causando uma falta de faisca, tinha outros problemas tambem.
Tive muitas historias com platinado, logo que me separei e fui morar com meu pai numa baixada na minha cidade.
Existem 3 bairos pelo menos na parte alta da cidade, e varios carros com platinado "colado" desciam la de cima dando tranco (e jamais iriam pegar) e na frente da casa do meu pai era o "ultimo respiro" , acabava a descida !!, a galera chegava la desanimada cansada (de tanto empurrar) e as vezes até chorando (de raiva).
Perdi literalmente a conta de quantos carros que "descolei" o platinado na minha porta, nunca aceitei nenhum centavo (apesar de oferecerem) mas só pelo prazer de ver a alegria do dono depois de 5 minutos de trabalho meu e um pequeno "empurrao" ver o carro pegar :D (nunca vi uma chave de fenda e um pequeno pedaço de lixa fazerem tanta diferença !!)
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por RicardoDS »

Platinado é uma maravilha.... amigo meu, quando tinha uns 10~12 anos, cansou de tirar o platinado do fusca da mãe para passar uma lixinha... conta ele que sempre enguiçava na porta da escola.... aí viu o pai dele mexendo uma vez e aprendeu :smt005 :smt005
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

AlexSilveira escreveu:Não é platinado nao, se nao mi ingano nao saiu monza com platinado saiu? eh sem platinado tava olhando la hoje e tem apenas dois fios que saem da bobina um se nao mi ingano verde o o outro ta sujo mais acho que eh preto será que eh plug and play? :D
Vlw Déco.. até mais..
.
É Alexsilveira, como vc ja deve ter visto, tem monza com platinado :?

Que bom que o seu nao é, senao iamos ter que estudar o assunto pra poder por bobina mi no seu ! :D

É plug and play sim Alex, Compra bobina zero bosch 2 pinos, chicote, corta o fio rente onde ele é conectado na bobina (por favor, marca qual é positivo e qual é negativo) e liga no + e - da MI atravez do chicote que vc vai comprar . Depois é só "fazer" ou mandar fazer o cabo, por que ele posui uma "crimpagen" diferente da original, veja as fotos :

BOBINA ORIGINAL BOSCH MI GOL,SANTANA :

Imagem

BOBINA VELHA QUE USEI PRA TESTE (dinheiro jogado fora, compra nova e bosch)

Imagem

CHICOTE BOBINA MI :

Imagem

O CABO QUE LIGA A BOBINA NA TAMPA DO DISTRIBUIDOR TEM QUE SER IGUAL A ESTE : (esta foto é do lado que vai conectado na bobina mi, que pelo caso diferente da asfaltica)

Imagem

ESTA FOTO É DO LADO QUE VAI NA TAMPA DO DISTRIBUIDOR : (que pode ser um igual ao que originalmente vai na tampa do distribuidor)

Imagem

A BOBINA VAI EXATAMENTE NO MESMO LUGAR DA ASFALTICA, presa com os mesmos parafusos, seria sensato dar uma "lixada" na tinta onde a bobina vai encostada na lata para proporcionar um aterramento eficiente (muito importante) ELA VAI FICA COLOCADA ASSIM : (faz de conta que vc nao viu este fio verde, isso chama "invençao de moda" :? , nao liga pra ele, foi só um teste ! ,nao precisa disto !)

Imagem

OBSERVAÇAO IMPORTANTE: Fiz muitos testes e algumas "invençoes de moda" , este processo que te passei acima é exatamente o que funciona, e por incrivel que pareça, o mais simples .
Fazendo do jeito que disse acima vai dar tudo certo, só nao vai dar certo c seu sitema de igniçao estiver com alguma deficiencia, que com certeza na hora que por a bobina MI vai apareçer.
C TIVER DÚVIDA PERGUNTE OK :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por monzinha88 »

DÉCO escreveu:
monzinha88 escreveu:Fala Deco,

Cara, tenho algum problema nesta parte do chicote e fiação módulo de ignição e bobina.
Percebi isso pois ao verificar a polaridade (pos / neg), existem fios que são positivo com o carro desligado e ao liga-lo viram negativo.
É isso mesmo Monzinha, o sistema trabalha assim mesmo, nao assusta nao (eu levei o maior susto e ja pensei: fiz cag...), esta correto, nao tem nada errado !!!

E depois que a Bobina esta esquentando demais... Demais mesmo, não é possivel colocar a mão que queima... Tenho receio até que isso me deixe na rua hora ou outra...
fiquei em duvida :smt017 c ta com a MI ou a original ? esquentar, esquenta bastante, mas depois que medi minha temperatura com termometro lazer e medi a do moza da minha amiga, fiquei tranquilo, porem, c a sua ta esqeuntando a ponto de nao dar pra por a mao, tem algo errado, e o módulo ? esquenta tbm ? com alta temperatura nao é seguro andar com o carro, precisa descobrir qual o problema ! Com alta temperatura a sua bobina vai começar a "pular" faisca pra todo lado, e vai "torrar" o módulo
Preciso passar em algum eletricista bom para ver o que esta acontecendo... Mas vou começar dando uma pesquisadinha aqui... Até se algum colega monzeiro lembrar de algum lugar aqui que tenha informações interessantes para esse meu caso, agradeceria a ajuda.

Jose JJ, quanto a diferença dos módulos, também já havia lido a respeito. Mas eu não sei se realmente faz diferença.... Eu mesmo uso um módulo final 03 (Volkswagen)....
Na tabela da bosch só é compativel com nosso sistema modulos de numeraçao final 005,006,007 final 003 nao consta como compativel (o que nao quer dizer que nao funcione ), mas enquanto vc nao colocar o modulo original, nao sera possivel fazer analize, pois jamais saberemos c ele esta impactando na temperatura da bobina, ou seja, coloque o original, c funcionar normal aí vc faz o teste com outros numeros, pois c nao houvesse diferença, jamais eles fariam uma numeraçao compativel com cada modelo de carro
E é o que encontrei a maior faísca até agora... Não sei...
Em cima de qual informaçao vc chegou a conclusao de que este modulo é o que oferece a maior faisca ?? , quem da a "potencia" da faisca é a bobina e nao o módulo, o modulo só diz pra ela quando disparar e por quantos milisegundos (ms) esta faisca vai durar, pelo que eu saiba, porem, voce pode ter tido uma informaçao que eu nao tenho .

ESPERO TER AJUDADO !!

Grande Deco,

Peço desculpas pela demora em responder. Correria pra caramba por aqui.

Seu post ajudou bastante sim... Coloquei um novo módulo, final 06, não rodei muito ainda com esse módulo, aparentemente diminuiu a temperatura da bobina sim, as vezes estava mandando a bobina faiscar e esquentava a coitada.... Andando um percurso maior eu vou ver como esta a temperatura.

Quanto a bobina, estou usando a original por enquanto.

E bom saber que não fiz cagada com a polaridade e é algo original essa inversão... hehehe!!!

Novamente obrigado.

Abraços
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
A minha continua firme e forte, sem alteraçoes, sem problemas de alta temperatura (e olha que ta um calor infernal por aqui :evil: ) E quanto a temperatura, depois que medi a temperatura da bobina original do Monza EFI da minha amiga, fiquei mais tranquilo, naturalmente ela esquenta bem, e como ja disse alguns posts acima fiz teste com termômetro infravermelho igual a este :
Imagem

Totalmente preciso, e consegui o parametro de temperatura maxima de trabalho que ela usa e tem ficado na media em torno de 25% do maximo aprox 50°C.
(estou falando da MI tá , nao da asfaltica que nao cheguei nem a pesquisar a margem de temperatura.

logo logo vai passar pela prova de fogo, vou pra praia e vou rodar em torno de 2000 km, vou levar um Modulo de igniçao + Distribuidor (meu amigo vai emprestar do monza SR que ele ta reformando) outra bobina asfaltica que tenho nova aqui, só pra nao correr riscos c algo der errado, depois disto (tudo dando certo) pretendo finalmente fazer o tutorial.
abraço
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por xande do abv »

fala ai mano Déco :smt023 aqui no rj fez 42 graus :smt025 peguei um transito do cacete com ar ligado e sem problemas :shock: eu ja ate esqueci que botei a MI :mrgreen: e não ando com modulo reserva :shock: sem medo nenhum :smt023 um abraço
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

xande do abv escreveu:fala ai mano Déco :smt023 aqui no rj fez 42 graus :smt025 peguei um transito do cacete com ar ligado e sem problemas :shock: eu ja ate esqueci que botei a MI :mrgreen: e não ando com modulo reserva :shock: sem medo nenhum :smt023 um abraço
.
Tambem confio muito, mas a viagem é longa (2000 km) e c der pau na serra que vive parada, com meus filhos no carro, prefiro levar este "kit" pra passear na praia :lol: , mais por segurança mesmo.
quanto a temperatura, to suando aqui no pc agora as 22:16 e olha que nao sou de suar muito, mas aí no Rio a coisa é feia (bonita ) pelo menos c tem a praia pra
refrescar
Trancado