Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Mensagem não lida por JUCELIO »

Olá Rafaelo,

Eu dei uma pensada aqui, e revendo todo o tópico, acho que realmente compensa mais usar todo o sistema do vectra-B 16V mesmo de forma completa, (5 furos) pois meu freio de trás também já tá na hora de trocar pastilha e mesmo que não tivesse, fazer só na frente novo e deixar atrás não ficaria tão perfeito.

Já achei as referidas peças via M.L e também tem num desmanche grande aqui da região. Só falta comprar.

Creio que no meu caso, como meu carro é um vectra-a e já tem o ABS provavelmente eu só vá precisar das pinças, cubos e discos de freio de 286/288mm, não precisando de outras peças,então o processo não será tão complicado.

Talvez, eu precise dos sensores de abs porque acho que no caso do vectra-B o pino central do plug possa ser diferente, o meu tem uma pontinha arredondada e nos modelos que vejo para vectra-B a ponta é tipo "quadradinha"...

Imagem

...no mais não é algo de outro mundo...eu mesmo já troquei minhas presilhas e discos dianteiros... só nunca desmontei o traseiro.

Como quero usar roda 15, provavelmente eu vá usar alguma do vectra-B mesmo, mas tambem pensei em usar aquela do Omega BBS, acho que ela combina com "CD", o problema dela é o offset que é 35, acho que ela pode ficar mais para fora...

Imagem

Já comprei pneus, optei por uma medida que desse a impressão de "pneu grande", no caso 205/50/15 da RunWay

http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfi ... =205/50R15

Lugar ótimo para comprar pneus, recomendo!
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Rafaelo »

olá, eu no teu lugar faria o mesmo. seria 5 furos, o problema disso é o custo e achar as peças certas, fora isso é muito bom ter freios de verdade com 288/286mm sao muito adequados que vao fazer falta um dia. vai gostar de tocar no pedal e o carro responder na mesma hora em qualquer velocidade. pode apostar.

a 3 dias atras comprei o cubo 5F da IMA(me parece que é o fornecedor da GM pra cubos) tanto é que é o mais caro do mercado, gastei 120,00 no par.

que bom, compre pq isso vai sair feito agua. se alguem vir nao vai demorar muito, tem muita procura, muita mesmo. eu mesmo se achar eu compro pra revender e ganhar uns trocado em cima. vende pra muita gente.

exatamente so isso, se tu tem ABS pode continuar usando ele nao tem interferência trocando os freios. se tu quer por o ABS 8.0 moderno pode usar o mesmo sensor do vectra A a unica diferença que precisa trocar a homocinetica pelo modelo vectra B ja que esse ABS 8.0 usa sistema 29P e o vectra A 33P. o padrao GM desde 97 é 29P pro ABS e caixa de marcha.

o sensor é o mesmo tipo VR. o formado pode variar, mais a funçao é padrao de plug sao as mesma.

nao é complicado, so estudar antes e agir.

sobre o offset vai fica pra fora sim. 35 é do omega e fica pra dentro do paralama. eu usei do nosso omega 3.0 no monza e ficou ridiculo, parecendo um carro de rally. tem que ter um offset de pelo menos 37 e banda baixa e que combine senao fica estranho.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá Rafaelo

Pois é, o ruim também é achar rodas que não sejam as básicas da GM, tem muito pouca opção 5x110 e se for considerar ET49 e aro 15, pior ainda. Aí só GM e usada mesmo.

Eu gosto muito dessa roda BBS do omega, mas usando um pneu 205/50 ainda por cima, acho que vai pegar na lata com certeza.... acho que minha opção será usar as clássicas de vectra B mesmo, tipo essa:

Imagem

Imagem

O duro que é os caras vendem a preço de roda nova, um jogo de rodas para meriva das paralelas zero bala por exemplo sai praticamente o mesmo preço de um jogo de rodas dessas GM, reformadas.

Sobre o modulo de ABS eu pretendia usar o meu mesmo, mas vendo as fotos dos cubos para vectra B eu fiquei meio confuso quanto a aplicação dos sensores depois que ví os cubos novos, vou ter que tirar uma roda dianteira e outra traseira para conferir... .

Tambem ví um tópico no clube do vectra onde alguem lá fez essa upgrade tambem:

Imagem

http://vectraclub.dominiotemporario.com ... w=previous

Nesse caso usou-se o modulo do vectra-B pois o carro no caso não tinha ABS (Vectra-A GLS) então a upgrade aí foi no estilo que vocês fizeram.

O cubo estive pesquisando novo para ver os preços, da IMA e SKF os mais baratos que achei foram na casa de 260,00. Salgado rs

Achei os traseiros usados por 60 cada no desmanche, mas não sei qual a marca, provavelmente seja original GM.

Novo de marca paralela achei por R$130,00 melhor um novo paralelo ou um usado IMA? rs ( :roll: )

Já os sensores é o que preciso ver como é o chicote do vectra-A em relação a aplicação para o vectra-B
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Muito estranho esse vectra Azul. deve ser pelas faixas. kkkkkkk

Aquelas rodas que vc postou la encima, nao curti muito. ambas sao muito fechadas... mas realmente, as opçoes são poucas...
principalmente se voce querer 15". Você quer rodas 15 ou 16?

Essa que eu escolhi, tem o OFF SET 49, que é o original do Monza, porem é 16"p.
Qual é o offset do seu Vectra?

Tem essa outra tmb, alem das que uso.
Imagem
Imagem
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá Ronaldo, eu quero 15 mesmo! já comprei os pneus inclusive e já estão em mãos.

Nessa medida e 5x110 só GM...se eu abrir a possibilidade para 5x112 aparecem outras marcas, como VW, porem aí tem aquele problema de encaixe de cubo, onde essas rodas normalmente já são feitas para cubos VW e não tem a opção de usar adaptadores, exceto se fossem de terceiros.

Achei essa Scorro, mas ET36, aí vou entrar no mesmo problema da roda BBS do Omega que é ficar muito para fora... eu amo aquela roda do Omega, mas acho que não vai dar rs

Talvês uma solução seria retrabalhar o offset mas acho meio perigoso mexer na estrutura da roda e ela ficar fraca.

Imagem

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

ah sim se tua limitaçao é 15 e offset proximo a esse realmente nao terá muita escolha.

no meu caso as rodas do omega que tem o mesmo offset que essas que tu quer por nao pegou no paralama quando fiz o teste.

sim, tao muito caras. as rodas que eu AMOOO sao R16 da GM uma raiada, so que eu nao acho a venda e quando vejo é so sucata. essas rodas vao ficar lindas no Hatch todo ele preto com os 288mm amostra :) nem penso muito pra nao voltar a ansiedade hehehe.

Sobre o modulo de ABS eu pretendia usar o meu mesmo, mas vendo as fotos dos cubos para vectra B eu fiquei meio confuso quanto a aplicação dos sensores depois que ví os cubos novos, vou ter que tirar uma roda dianteira e outra traseira para conferir... .
ah vai complicar. o ABS 2E usa programação 33P, ou seja tudo nele é 33P. os cubos com ABS traseiro desde 97..2012(mesma peça nesse tempo) sao 29P. entao vai da problema de compatibilidade. nao pode ter sinal de roda dianteira em 33P(vectra A), e traseira 29P e ABS 33P(vectra A). tem que ser tudo igual conforme o ABS manda.

talvez isso limite a escolha na troca do sistema de freios.

Nesse caso usou-se o modulo do vectra-B pois o carro no caso não tinha ABS (Vectra-A GLS) então a upgrade aí foi no estilo que vocês fizeram.
nao faz sentido usar o ABS bosch 2E que o teu tem. teria que trocar pelo mais moderno tb. é um custo a mais, porem a qualidade é outra tb né. se quer qualidade tem que gastar, nao tem outra forma.
O cubo estive pesquisando novo para ver os preços, da IMA e SKF os mais baratos que achei foram na casa de 260,00. Salgado rs
cubo traseiro com ABS é caro mesmo. os dianteiros 5F é so o cubo mesmo acho que tu pegou o valor do vectra C,zafira,astra dianteiro que é tudo embutido esses nao servem no nosso caso. é outro sistema.

oque tu precisa na frente é so esse modelo plug and play(instalação como sempre) 5F pra disco 288mm. é o mesmo cubo que o teu atual, porem com mais 1 furo. 120,00 par IMA paguei, se quiser te passo o vendedor.
Imagem
Achei os traseiros usados por 60 cada no desmanche, mas não sei qual a marca, provavelmente seja original GM.
SKF so tem dela senao me engano. o meu é SKF italy
Novo de marca paralela achei por R$130,00 melhor um novo paralelo ou um usado IMA? rs ( :roll: )
usado SKF de baixa quilometragem. tem vectra 2011, ou zafira 2012
Já os sensores é o que preciso ver como é o chicote do vectra-A em relação a aplicação para o vectra-B
na frente nao será o problema que so muda o cubo como comentamos, a traseira pode ser que mude mesmo o chicote.

de qualquer forma se tu ta querendo ir pra 5F 288/286 o cubo com ABS vai te obrigar a trocar o ABS. e portanto vai precisar trocar a homocinetica pro modelo 29P vai custa uma grana tudo isso, ja fez o calculo?
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá Rafaelo

O Sistema 2E tem uma distribuição de freio que vai uma via para trás e outra para frente apenas se não me engano, tanto que a sangria quando preciso fazer em oficina é uma dor de cabeça com os "mexanicos", porque eles insistem que não tem nada a ver, fazem de trás para frente e o freio fica uma caca... Por isso eu tive que conseguir um manual desse sistema de freios para esfregar na cara deles que o sistema precisa ser sangrado de frente para trás, na verdade começando da roda mais próxima do modulo até a mais longa.

Considerando a troca do modulo, não sei se ele seria plug n play no sistema de distribuição que já está lá também.

Mas achei que não precisaria trocar o modulo por um mais recente, tão pouco a homocinetica ... pensei que poderia mante-los trocando apenas os cubos, discos e pinças.

Então realmente vou ter que pensar bem se vale a pena esse upgrade porque acho que com esse custo total incluindo mão de obra acho que eu já consigo fazer a pintura no carro que estou querendo fazer a tempos rs
Rafaelo
MODERADOR

olá, circuito diferente e o pessoal nao sabe que coisa, uma bomba de vacuo nao precisa se preocupar com isso, que alias é a forma correta de se sugar o fluido velho.
JUCELIO escreveu:Considerando a troca do modulo, não sei se ele seria plug n play no sistema de distribuição que já está lá também.
quem determina isso é apenas a parte hidraulica do ABS, o resto nao tem relação como tubos,pinça,cilindro mestre,etc. quem manda ali é o ABS hidraulica do circuito da bomba. entao se tu trocar o modulo vai ser um padrao diferente que geralmente é o padrao de muitos carros X, no caso so trocando mantendo o resto.
JUCELIO escreveu: Mas achei que não precisaria trocar o modulo por um mais recente, tão pouco a homocinetica ... pensei que poderia mante-los trocando apenas os cubos, discos e pinças.
pois é, o problema que o 286mm traseiro é 29P, isso que vai te "impedir" a troca facil. e se trocar pelo modelo 29P atras por ex, nao pode ter 33P na frente, ou teu carro vai dar um cavalo de pau ao frear. pq a frente vai ta freando numa frequencia e a traseira em outra. sempre tem que ser igual, tem que respeitar oque o ABS determina. se o ABS diz é 33P entao todos tem que ser, se tu colocar 29P entao todos tem que ser 29P incluem-se ABS.

*o ABS pre historico do monza/omega usa o padrao 44P (ABS 1978) analogico
*teu ABS é unico com esse padrao 33P(o teu ja era a 2.0 versao digital) so saiu no teu vectra e astra belga, depois foi aposentado.
*depois a versao 5.0 usado no vectra B usa o padrao 29P que dura ate os dias de hoje Bosch 8.2
JUCELIO escreveu: Então realmente vou ter que pensar bem se vale a pena esse upgrade porque acho que com esse custo total incluindo mão de obra acho que eu já consigo fazer a pintura no carro que estou querendo fazer a tempos rs
certamente pq a melhorias dos freios nao é so os freios, precisa troca as rodas, no teu caso é pior devido um ABS mais antigo, oque te obriga atualizar tudo tb, ou seja o custo vai la pra cima.
Responder