Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leocastro
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Leocastro »

Eu não faria isso, seu compressor tá sem mangueiras conectadas?
Eu levaria numa oficina especializada, e pediria pra limparem ítem a ítem, e as mangueiras fora do carro.
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Meu sistema esta fechado la... porem meu compressor travo...
mas tenho tudo novo aqui...

mangueiras e compressores... tudo guardado..
falta apenas 2 mangueiras...

to passando tudo... pra ficar igual ao sistema r134a do monza 96.

dai eu planejo desmontar e trocar mangueira por mangueira e seus respectivos origns tmb...
depois levo pra fazeram a limpeza, verificar vasamentos e colocar gas.
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ronaldo... O processo não é simples como vc tá pensando. Não é só trocar mangueiras. Vc tem certeza que quer continuar? Então vai ter que trocar: evaporador, filtro secador, condensador, compressor.... TUDO! Tem que trocar tudo, pois as conexões das mangueiras que vc comprou (R-134), são diferentes. Não dá pra rosquear as novas mangueiras (R-134), nos equipamentos antigos (r-12).

Sinceramente, acho que não vale à pena. Vc vai ter um custo altíssimo e nenhum retorno. Veja só:
evaporador: ~400;
condensador: ~400;
filtro secador: 100;
Compressor: ~1000;
Mangueiras, pressostatos, miudezas em geral (tudo isso vc já comprou): ~500

Fazendo uma conta por baixo... isso vai gerar um custo de quase 2500 reais, pra nenhum retorno.

Só um conselho, pega essa grana e gasta em outra coisa. Se seu AC tá ruim, usa essa grana e troca o que precisar. Gasta no máximo a metade disso ai...
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ola Diego... sim vou continuar!

O compressor já tenho um zerado tambem!!
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O filtro secador esta previsto pro mes q vem!

Sobre o evaporador, pelo que sei nao muda as roscas. (posso estar engano)
Você tem certeza que muda? do evaporador?


o do condensador não tenho certeza se muda tmb... talvez nem mude!
Mas se tiver que trocar, fazer oq trocarei.

o grande problema disso esta na dificuldade de encontrar... esse é o real problema!
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Muda as conexoes de tudo! Fisicamente o evaporador do r12 e r134 sao iguais...mudam as conexões. O mesmo vale pro filtro secador, condensador, bem como todas as peças. Vc vai ter que mexer simplesmente em tudo.

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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Robson Lott »

dbzronaldo escreveu:
talvez nem mude!
Mas se tiver que trocar, fazer oq trocarei.

o grande problema disso esta na dificuldade de encontrar... esse é o real problema!
Cara, isso é o problema? A grana investida não? A grana a ser gasta em seguida também não?!?!?! :smt017 Tem certeza do "fazer o quê"?

Há algum ganho sustentável (custo vs. benefício) em trocar fisicamente o sistema (conjunto total de peças) originalmente de R12 para R134a? Tipo:

- mais poder de esfriamento
- maior gerenciamento para armar/desarmar o compressor
- menos "peso" do compressor ligado para o motor
- menor possibilidade de corrosão
- manutenção mais barata, caso necessidade de intervenção
- menos risco de futuras intervenções

Caso sim, perfeito! Faz sentido trocar tudo pra os ganhos acima + outros que talvez eu não esteja lembrando.
Só que, ao que tudo indica, parece que o investimento é alto e o ganho não é tão alto assim, cara...

Talvez a sugestão do Diego em manter todas as peçcas do R12 originais, boas, já no seu devido lugar e fazer a troca mínima de peças + gás do R134a seja mais viável:

- Menos investimento na troca do que for extremamente necessário substituir
- Poder de esfriamento satisfatório
- Gás que não agride a camada de ozônio
- funcionamento estável
- reversão do investimento das peças do R134a para outras coisas no carro.

Abraços!

Robson
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Diego Paiva escreveu:Muda as conexoes de tudo! Fisicamente o evaporador do r12 e r134 sao iguais...mudam as conexões. O mesmo vale pro filtro secador, condensador, bem como todas as peças. Vc vai ter que mexer simplesmente em tudo.

Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
Dai diegao.. blz? Obrigado pela informação... tinha por mim que nao precisava mecher no evaporador e no condensador... mas já que muda.. vou me programar...

Depois q entrei no projeto, dificilmente abandono.. vou até o fim agora.
Obrigado mesmo!

Sera que a peneira vem junto com o evaporador?



Robson Lott escreveu: Cara, isso é o problema? A grana investida não? A grana a ser gasta em seguida também não?!?!?! :smt017 Tem certeza do "fazer o quê"?

Há algum ganho sustentável (custo vs. benefício) em trocar fisicamente o sistema (conjunto total de peças) originalmente de R12 para R134a? Tipo:

- mais poder de esfriamento
- maior gerenciamento para armar/desarmar o compressor
- menos "peso" do compressor ligado para o motor
- menor possibilidade de corrosão
- manutenção mais barata, caso necessidade de intervenção
- menos risco de futuras intervenções

Caso sim, perfeito! Faz sentido trocar tudo pra os ganhos acima + outros que talvez eu não esteja lembrando.
Só que, ao que tudo indica, parece que o investimento é alto e o ganho não é tão alto assim, cara...

Talvez a sugestão do Diego em manter todas as peçcas do R12 originais, boas, já no seu devido lugar e fazer a troca mínima de peças + gás do R134a seja mais viável:

- Menos investimento na troca do que for extremamente necessário substituir
- Poder de esfriamento satisfatório
- Gás que não agride a camada de ozônio
- funcionamento estável
- reversão do investimento das peças do R134a para outras coisas no carro.

Abraços!

Robson
Opa e ai Robson, blz? sobre a grana, não tenho sobrando... mas gosto de fazer mudanças desse tipo.
Acredito que tudo isso que você falou eu terei em beneficio...

Se tiveram que mudar o sistema todo, algum beneficio a mais ele tera...
senão nao teriam mudado tudo...


Como já disse, ja tenho a maioria das coisas... sobre trocar o condensador, já era previsto.. o meu esta torto.. todo deformado.... horrivel.
por sorte achei original e se precisarei... comprarei.. pq de uma forma ou de outra eu iria comprar futuramente. haha

não ligo de trocar peças que ainda funcionam... tenho certeza que é por um bem maior...
e depois posso vender as minhas e recuperar parte da grana... nem tudo esta perdido. o grande problema vai ser encontrar as duas mangueiras que faltam...

por favor, se alguem souber de um Monza sucata 96 que tenha essas 2 mangueiras me avise... eu compro..
preciso demais....
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A minha maior preocupação é essas (2) mangueiras! kkk

o resto vou comprando aos poucos.
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

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Ronaldo, eles mudaram o sistema todo, porque foi proibido produzir e comercializar o gás refrigerante R12!
Já vi muitos relatos que o AC do Monza com o R12 gelava muito mais que com o r134a!
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