Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 5569
- Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Eu não faria isso, seu compressor tá sem mangueiras conectadas?
Eu levaria numa oficina especializada, e pediria pra limparem ítem a ítem, e as mangueiras fora do carro.
Eu levaria numa oficina especializada, e pediria pra limparem ítem a ítem, e as mangueiras fora do carro.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Meu sistema esta fechado la... porem meu compressor travo...
mas tenho tudo novo aqui...
mangueiras e compressores... tudo guardado..
falta apenas 2 mangueiras...
to passando tudo... pra ficar igual ao sistema r134a do monza 96.
dai eu planejo desmontar e trocar mangueira por mangueira e seus respectivos origns tmb...
depois levo pra fazeram a limpeza, verificar vasamentos e colocar gas.
mas tenho tudo novo aqui...
mangueiras e compressores... tudo guardado..
falta apenas 2 mangueiras...
to passando tudo... pra ficar igual ao sistema r134a do monza 96.
dai eu planejo desmontar e trocar mangueira por mangueira e seus respectivos origns tmb...
depois levo pra fazeram a limpeza, verificar vasamentos e colocar gas.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Ronaldo... O processo não é simples como vc tá pensando. Não é só trocar mangueiras. Vc tem certeza que quer continuar? Então vai ter que trocar: evaporador, filtro secador, condensador, compressor.... TUDO! Tem que trocar tudo, pois as conexões das mangueiras que vc comprou (R-134), são diferentes. Não dá pra rosquear as novas mangueiras (R-134), nos equipamentos antigos (r-12).
Sinceramente, acho que não vale à pena. Vc vai ter um custo altíssimo e nenhum retorno. Veja só:
evaporador: ~400;
condensador: ~400;
filtro secador: 100;
Compressor: ~1000;
Mangueiras, pressostatos, miudezas em geral (tudo isso vc já comprou): ~500
Fazendo uma conta por baixo... isso vai gerar um custo de quase 2500 reais, pra nenhum retorno.
Só um conselho, pega essa grana e gasta em outra coisa. Se seu AC tá ruim, usa essa grana e troca o que precisar. Gasta no máximo a metade disso ai...
Sinceramente, acho que não vale à pena. Vc vai ter um custo altíssimo e nenhum retorno. Veja só:
evaporador: ~400;
condensador: ~400;
filtro secador: 100;
Compressor: ~1000;
Mangueiras, pressostatos, miudezas em geral (tudo isso vc já comprou): ~500
Fazendo uma conta por baixo... isso vai gerar um custo de quase 2500 reais, pra nenhum retorno.
Só um conselho, pega essa grana e gasta em outra coisa. Se seu AC tá ruim, usa essa grana e troca o que precisar. Gasta no máximo a metade disso ai...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Ola Diego... sim vou continuar!
O compressor já tenho um zerado tambem!!

O filtro secador esta previsto pro mes q vem!
Sobre o evaporador, pelo que sei nao muda as roscas. (posso estar engano)
Você tem certeza que muda? do evaporador?
o do condensador não tenho certeza se muda tmb... talvez nem mude!
Mas se tiver que trocar, fazer oq trocarei.
o grande problema disso esta na dificuldade de encontrar... esse é o real problema!
O compressor já tenho um zerado tambem!!

O filtro secador esta previsto pro mes q vem!
Sobre o evaporador, pelo que sei nao muda as roscas. (posso estar engano)
Você tem certeza que muda? do evaporador?
o do condensador não tenho certeza se muda tmb... talvez nem mude!
Mas se tiver que trocar, fazer oq trocarei.
o grande problema disso esta na dificuldade de encontrar... esse é o real problema!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Muda as conexoes de tudo! Fisicamente o evaporador do r12 e r134 sao iguais...mudam as conexões. O mesmo vale pro filtro secador, condensador, bem como todas as peças. Vc vai ter que mexer simplesmente em tudo.
Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Cara, SÓ isso é o problema? A grana investida não? A grana a ser gasta em seguida também não?!?!?! :smt017 Tem certeza do "fazer o quê"?dbzronaldo escreveu:
talvez nem mude!
Mas se tiver que trocar, fazer oq trocarei.
o grande problema disso esta na dificuldade de encontrar... esse é o real problema!
Há algum ganho sustentável (custo vs. benefício) em trocar fisicamente o sistema (conjunto total de peças) originalmente de R12 para R134a? Tipo:
- mais poder de esfriamento
- maior gerenciamento para armar/desarmar o compressor
- menos "peso" do compressor ligado para o motor
- menor possibilidade de corrosão
- manutenção mais barata, caso necessidade de intervenção
- menos risco de futuras intervenções
Caso sim, perfeito! Faz sentido trocar tudo pra os ganhos acima + outros que talvez eu não esteja lembrando.
Só que, ao que tudo indica, parece que o investimento é alto e o ganho não é tão alto assim, cara...
Talvez a sugestão do Diego em manter todas as peçcas do R12 originais, boas, já no seu devido lugar e fazer a troca mínima de peças + gás do R134a seja mais viável:
- Menos investimento na troca do que for extremamente necessário substituir
- Poder de esfriamento satisfatório
- Gás que não agride a camada de ozônio
- funcionamento estável
- reversão do investimento das peças do R134a para outras coisas no carro.
Abraços!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Dai diegao.. blz? Obrigado pela informação... tinha por mim que nao precisava mecher no evaporador e no condensador... mas já que muda.. vou me programar...Diego Paiva escreveu:Muda as conexoes de tudo! Fisicamente o evaporador do r12 e r134 sao iguais...mudam as conexões. O mesmo vale pro filtro secador, condensador, bem como todas as peças. Vc vai ter que mexer simplesmente em tudo.
Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
Depois q entrei no projeto, dificilmente abandono.. vou até o fim agora.
Obrigado mesmo!
Sera que a peneira vem junto com o evaporador?
Opa e ai Robson, blz? sobre a grana, não tenho sobrando... mas gosto de fazer mudanças desse tipo.Robson Lott escreveu: Cara, SÓ isso é o problema? A grana investida não? A grana a ser gasta em seguida também não?!?!?! :smt017 Tem certeza do "fazer o quê"?
Há algum ganho sustentável (custo vs. benefício) em trocar fisicamente o sistema (conjunto total de peças) originalmente de R12 para R134a? Tipo:
- mais poder de esfriamento
- maior gerenciamento para armar/desarmar o compressor
- menos "peso" do compressor ligado para o motor
- menor possibilidade de corrosão
- manutenção mais barata, caso necessidade de intervenção
- menos risco de futuras intervenções
Caso sim, perfeito! Faz sentido trocar tudo pra os ganhos acima + outros que talvez eu não esteja lembrando.
Só que, ao que tudo indica, parece que o investimento é alto e o ganho não é tão alto assim, cara...
Talvez a sugestão do Diego em manter todas as peçcas do R12 originais, boas, já no seu devido lugar e fazer a troca mínima de peças + gás do R134a seja mais viável:
- Menos investimento na troca do que for extremamente necessário substituir
- Poder de esfriamento satisfatório
- Gás que não agride a camada de ozônio
- funcionamento estável
- reversão do investimento das peças do R134a para outras coisas no carro.
Abraços!
Robson
Acredito que tudo isso que você falou eu terei em beneficio...
Se tiveram que mudar o sistema todo, algum beneficio a mais ele tera...
senão nao teriam mudado tudo...
Como já disse, ja tenho a maioria das coisas... sobre trocar o condensador, já era previsto.. o meu esta torto.. todo deformado.... horrivel.
por sorte achei original e se precisarei... comprarei.. pq de uma forma ou de outra eu iria comprar futuramente. haha
não ligo de trocar peças que ainda funcionam... tenho certeza que é por um bem maior...
e depois posso vender as minhas e recuperar parte da grana... nem tudo esta perdido. o grande problema vai ser encontrar as duas mangueiras que faltam...
por favor, se alguem souber de um Monza sucata 96 que tenha essas 2 mangueiras me avise... eu compro..
preciso demais....

A minha maior preocupação é essas (2) mangueiras! kkk
o resto vou comprando aos poucos.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 5569
- Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Ronaldo, eles mudaram o sistema todo, porque foi proibido produzir e comercializar o gás refrigerante R12!
Já vi muitos relatos que o AC do Monza com o R12 gelava muito mais que com o r134a!
Já vi muitos relatos que o AC do Monza com o R12 gelava muito mais que com o r134a!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990