transformação de carburado para injeção eletrônica

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: transformação de carburado para injeção eletrônica

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw, to bastante satisfeito com o resultado da parte mecânica e eletrônica,cada vez mais me convenço que investi bem.
sem duvida podemos, tudo oque está querendo pode ser feito, só vai depender da tua exigência, porem temos que ver algumas coisa, como disse, o investimento vai ser da pesada, pra conseguir 140cv sem apelar pra turbo,comando, e tudo mais, só no MPFI basico nao vai dar. é preciso primeiro comprar um cabeçote roletado fase 3, depois o coletor admissao original dele, aumentar taxa compressao pra otimizar a gasolina, e preferenciamente um filtro de alta vazao de boa marca com sistema CAI como é meu caso. ae sim consegue os 140cv ou ate mais. e o torque tambem sobe pra 20kg, quanto ao consumo é possivel fazer 13 km/l rodoviario e 10 km/l na cidade nessa configuração. ate pq vai ter sistema de sonda wideband que monitora o tempo todo a queima com alta precisao e rapidez na correçao. tras muita economia isso.

vai certir que esta com outro carro, pq muda ate aceleração, se pisa menos, tem melhor resposta do pedal, gasta menos, polui menos, vibra menos, melhora fase fria, melhora partida, fica outro carro.

mas prepara o bolso, ja vo logo dizendo os valores pra nao te iludir e criar falsa expectativa.
* kit bosch wideband 600,00
* ECU MS 2 3.0 original 1700,00
* cabeçote completo N20XF 800,00 a 1100
* coletor completo N20XF S/TB 350,00

fora resto como MO, eletrica,outras peças. só pra fica ciente do que gastar.

opa,legal, sou ivoti agente mora perto. quem sabe um dia aparece aqui, no momento nao to podendo atender por motivos particular, mas em breve se Deus quiser vai esta tudo bem.

hoje a noite vou fazer mais um teste de partida a frio sem auxiliante. como hoje ta frio aqui pra nos, na rua agora ta 4° e la na garagem 8° ja é o suficiente pra re-testar, ainda nao confirmei se nessa temperatura ele consegue pegar de primeira só no alcool. precisa de mais dias assim pra confirmar, só fiz um teste agora que nao me agradou muito, demorou pouco demais, apesar de se melhor que qualquer carro ae de prateleira.

foto recente, no meu caso tenho o motor completo injetado N20XF. na projeção do teu seria essa parte de cima.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por marcelosaldanha »

Déco e Rafaelo,

Obrigado pela atenção que dedicam ao meu projeto. Vcs estão de parabéns, não apenas pelos carros (UAU!) mas pela generosidade na oferta de informações.
140cv ou ate mais. e o torque também sobe pra 20kg, quanto ao consumo é possível fazer 13 km/l rodoviário e 10 km/l na cidade nessa configuração
.

Essa configuração é o meu sonho. O meu ex-monza (1990 Carburado/gas 99 cv) era ótimo. Gostava do carro, mas fazia 11 na estrada com muito custo. Eu sempre imaginei que ele precisa-se de pelo menos 120cv para rodar legal. Eu até abro mão de um pouco de potência para gastar menos gas (já me acostumei com a baixa cilindrada daqui da Europa). Mas 130/140 é uma configuração ótima. Apesar do preço da modernização, eu acho que vale a pena se compararmos com carros mais atuais e bem mais caros. Acha-se um bom monza por menos de 10.000 e com a modernização ainda fica abaixo do preço praticado em carros mais novos, com a vantagem do estilo. Eu procuro um carro para ficar por um longo período, por isso, faz todo o sentido esse trabalho.

Eu vou seguir pesquisando e, sem dúvida, desejo ir a Ivoti conhecer esse teu monza.

Mais uma vez, obrigado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Marcelo, vai acostumando a galera aqui ajuda mesmo !!

como vc quer montar um projeto de primeira pro seu motor, no SEU caso, o ideal seria encontrar um carro impecavel de lata, interior e com motor RUIM, aí vc pagaria preço de banana e ja colocava um parcial novo com todo projeto que o Rafaelo citou, pagava no maximo uns 5 ou 6 conto, gastava uns 5 ou 6 conto e ficava com um projeto super moderno, eficiente sem ter que pagar um ABSURDO de IPVA, fora que a manutençao é mais barata que um carro zero.
Mas achar um carro bom de lata e interior com motor ruim nao seria facil nao, mas nao impossivel.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR

sem duvida Marcelo, eu tb acho pouco 100 cv pra monza que é um carro meio pesado 1150kg. poderia ter pouco mais, tem carro mais leve com mais potencia como é o caso do clio 1.6 tem 115cv e 0-100 em 9.5 seg 1000kg, andei do meu cunhado, anda muito esse carrinho. entao pq nao fazer isso de uma forma honesta né, so modernizando o sistema. to acostumado a andar com carro de potencia mais alta como um de 145cv e outro de 177cv e um de 60cv heheheh posso te dizer, nao precisa mais que 140cv é muito agil e forte, o resto é bonus.

como agente ta tratando de engenharia mecanica no caso programaçao de motor virgem, pode ser feito como queira, baixa potencia e alta eficiencia(baixo consumo), ou o normal, ou ainda alta potencia e media eficiencia assim dizendo. um exemplo se tu tem um motor de 140cv que faz 11 km/l na estrada ajustando os mapas combustivel e avanço pode aumentar essa quilometragem por litro sacrificando um pouco a potencia. em fim, vai depender do que se quiser fazer, eu sempre faço o normal e otimizo ele, sem colocar demais combustivel nas areas de potencia e nem de menos. ja viu carros com botao modo economia? é isso que estou falando, tem o modo economia, modo esportivo é isso que acontece, aperta um botao e escolhe o modo de ajuste da ECU operando o motor. claro, o mesmo pode ser feito atraves da programaçao da ECU via um computador, ou via um botao fisico. eu prefiro via sofware pra evita adaptaçao. sao so benefícios que hoje em dia nos temos acesso, coisa que no passado nao se tinha. te garanto que depois de tudo pronto nunca mais vai querer um monza motorizaçao original. pode apostar

sem duvida o investimento acaba ainda compensando por varios fatores, manutençao barata, sem ipva, sem risco de roubo, exclusividade de mercado ate pq nao é algo normal do mercado, baixo custo combustível, maior durabilidade do motor, melhor qualidade de vida. temos um amigo aqui que tinha carburado ano 1990 eu instrui ele a distancia a colocar a MS ECU nem preciso dizer que ele so se arrepende de nao ter feito isso antes. nunca mais ele quer saber de carburador e afins.

vi que esta em portugal, se estivesse nos EUA era so comprar da loja oficial da megasquirt, dae pagaria barato. ae na europa nao tem, de qualquer forma se da um jeito, se importa ou compra no brasil usado em bom estado. nao é problema isso pq tem muito fluxo de compra e venda da marca. claro, só aparecer, marcamos um dia, bom mesmo é no inverno assim vê todo o potencial dele no frio a álcool.

a ideia do Deco é muito boa, pq motor ruim o preço abaixa, e um bloco parcial novinho ta uns 2700,00 quando ver da elas por elas, mas com um motor novo e nao usado.
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Rafaelo,

Aqui até a megasquirt mas custa em média € 420 (R$1.271). Vi no site dos EUA a versão 3 (http://www.diyautotune.com/catalog/mega ... p-435.html). Tu conheces ela? Vale a pena? Por vezes tenho amigos que vão ao Canadá ou EUA e pensei em encomendar de lá já que é algo pequeno. Não se se eles trazem, mas não custa pedir. hehehe

Sobre a ideia de comprar um e trocar o motor, achei que é uma baita ideia. O difícil é conseguir um com lataria e interior OK. Forro da porta então... Já estou vendo no fórum sobre restauração do interior, pois restaurar pode ser uma boa saída. Sobre um motor parcial (desculpem-me a ignorância) se compra onde? Tem-se de mudar os documentos tb?

Realmente, vcs estão me animando para esse projeto. Desculpe o amontoado de perguntas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

marcelosaldanha escreveu:Rafaelo,

Aqui até a megasquirt mas custa em média € 420 (R$1.271). Vi no site dos EUA a versão 3 (http://www.diyautotune.com/catalog/mega ... p-435.html). Tu conheces ela? Vale a pena? Por vezes tenho amigos que vão ao Canadá ou EUA e pensei em encomendar de lá já que é algo pequeno. Não se se eles trazem, mas não custa pedir. hehehe

Sobre a ideia de comprar um e trocar o motor, achei que é uma baita ideia. O difícil é conseguir um com lataria e interior OK. Forro da porta então... Já estou vendo no fórum sobre restauração do interior, pois restaurar pode ser uma boa saída. Sobre um motor parcial (desculpem-me a ignorância) se compra onde? Tem-se de mudar os documentos tb?

Realmente, vcs estão me animando para esse projeto. Desculpe o amontoado de perguntas.
.
Marcelo, pra encontrar aí fora, talvez até pelo EBAY seja mais barato (normalmente metade do preço do Brasil)

Motor Parcial tem que procurar nas autorizadas, em Sampa encontra na faixa de 2600, mas tem que pesquisar e pedir pra galera que comprou recentemente, talvez encontre no mesmo lugar que eles .

O motor parcial vem com nota e um numero novo, vc vai dar "baixa" no seu velho e colocar o novo numero no documento, a vantagem é que como vc vai comprar um carro , vai ficar mais barato o docto, voce ja faz o processo na hora de transferir pro seu nome.
O motor novo vai vir assim:

Imagem

Imagem

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR

marcelosaldanha escreveu:Rafaelo,

interessante, nao sabia que tinha ae, não sei qual o custo de vida e o que pedem, aqui pra importar custaria mais caro, daria uns 1700,00 com o dolar atual. em 2010 quando importei dos EUA o kit completo custou 1200,00 o dolar a R$1.70 e ICMS RS a 17%, hj ta bem mais caro.

sim, conheço bem esse modelo. uma das melhor ECU do mercado, pode-se fazer oque quiser com ela, tem dezenas de portas, centenas de funçoes, abre um leque enorme pra qualquer aplicação. eu um dia pretendo por uma pra ligar meu N20XF em modo SFI(seq), no momento por limitação de hardware não me permite isso. pode pegar de olho fechado, quem tem nao vende. apesar que acho muita ECU pro teu projeto agora, uma MS2 vai muito bem como a minha. ela é mais voltada pra quem tem muita coisa como seria meu caso N20XF completo original(SFI usam muitas portas),AC,VSS,etc se tu tem condiçoes pode pegar que terá oque tem de melhor hoje se tratando de ECU programável, dae tu tira uma ideia do que to falando. sem exageros mas é muito bom. tenho um amigo que comprou uma recentemente completinha ate com o MS3X, caso queira pode pegar. pra pegar aqui uma dessa completa chega a 3,000 reais

verdade, achar com todas as peças e originais é complicado, se acha é faltando peça e quando tem é paralela ou estao tudo quebrado. mas se tratando de monza carro foi aos milhares, nao deve ser dificil uma hora aparecer um. o bloco parcial é a parte de baixa do motor completo, se compra na concessionaria ou em rede GM. o meu comprei no parana, na caixa, documentado direto da GM. no documento vem NF da peça e do transporte, o suficiente pra legalizar no carro. super simples. ja vem marcado de fabrica é tudo facil, eles facilitaram a própria GM.

-----------------------

fiz novamente o teste de consumo, e realmente meu consumo era oque ja tiva visto 1.4 l /h , mas desta vez melhorei um pouco a media oque daria entre 1,3 a 1,4 l/h

primeira verificaçao a + 70 dias atrás

segunda verificaçao hoje

são valores bastante expressivos melhor que o monza 2.0 EFI alcool e que o proprio N20XF alcool bosch, ainda um longe de um modelo gasolina, mas quem sabe quando ele for SFI vai melhorar ainda mais.
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Rafaelo,

Desculpa a demora em responder. Estou no meio da escrita da tese e a coisa está feia. heheheh

Bah! Teu carrro tá bebendo menos que eu. Esse vídeo alimenta mais ainda meu projeto. Ando lendo um monte sobre motorização, injeção e outras coisas aqui no fórum. Vcs são fera!

Outro dia vi um Opel, uma mistura de monza/ascona e Kadett. Tive de tirar uma foto!
https://www.dropbox.com/sc/c1onl1hies7a ... EgPzmAI-Sa

Abraço
Responder