TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

sobre vazar no respiro foi nos trechos do estado de brasilia e era de madrugada isso aconteceu umas 2 vezes , aqui umas 4 , e vazava mas como goteiras pelo respiro
<se for entao so o meu carro é cheio de novidades paranormais como o seu dono kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk>

Concordo :D :D :D
so nao entendi que o retorno vai por gravidade ?! pois o meu ta com 2 bar no tbi , e ao virar a chave da pra ouvir o combustivel voltando ,
tem certeza disso ?
entendo que vai por gravidade + um resto de pressão da bomba de combustível, isto é, eventualmente a bomba está mandando mais que 3 bar, o regulador no TBI mantém 2 bar para pulverizar através do bico e o excedente retorna ao tanque, não que retorne com os mesmos 2 bar do regulador do TBI. A abertura da válvula é intermitente e não constantemente aberta. Se a válvula injetora der passagem a válvula de pressão fecha... e aí 'pode' iniciar novo ciclo. Ao ligar a chave a bomba pressuriza a linha de combustível e para. Ao dar a partida a bomba liga e o TBI se vira.

Imagem

Imagem

Mas, tudo bem, você faz as experiências e depois nos conta como foi :smt020

O caninho amarelo da sua foto lá encima é o retorno para o tanque, né não?

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 84#p230121
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Waldir posso te afirmar que nao é pro gravida nao... se leu em algum lugar a informaçao nao processo.

lembro quando coloquei o EFI no meu antigo 1.6 e medi com um T e manometro no retorno e marcou pressao, muito baixa mas marcou acho que era menos que 10 psi. é claro que a pressao se deve a redução do tubo do tanque 6mm retorno, mas mesmo assim tem pressao. e se coloca-se em modo de "coluna dagua" ou seja contra gravida derrama facilmente... mesmo na linha superior do motor.

no meu MPFI atual tem regulador 3.5 bar bosch e o sistema pede entre 3 a 3.5 bar(variavel por vacuo) e o retorno é muito forte. com o retorno dele pra alimentar um EFI facilmente heheheheh

outra coisa interessante, a pressao da bomba EFI, tb ja medi e a mesma estanca a 130 psi sem regulador. muita coisa!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Rafaelo,
obrigado por contestar com sua experiência e vivência.

Por não ter certeza é que coloquei acima:"entendo que vai por gravidade + um resto de pressão da bomba de combustível..."
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

uma vez eu fiz um teste , peguei um passador de metal curvado , o mesmo é de passagem de cabo de acelerador de moto rsrsr e coloquei no retorno , dai botei o manometro e o meu mecanico condenou o regulador de pressao pois quando ele ia abaixar a pressao nao abaixava e quando ele ia aumentar tambem nao aumentava kkkkk so ficava nos 2 bar , dai tirei a peça , e tudo voltou ao normal kkkkkkkkkk ele ficou doido kkkk

sim, aquela mangueira amarela é retorno de fabrica pois nao á indicio de que fizeram depois da fabrica, sobre gravidade acho que iria escoar o restante do retorno caso o tanque estivesse muito vasio mesmo ,afim de nao atrapalhar na caneca o que tem de descer e ainda assim deveria haver alguma despressurização na linha , na bomba etc.....

quando eu coloquei essa bomba , foi voltando do piaui , foi entre brasilia e goias , fiquei na mao, me socorreram e eu memso comprei e botei , em fim
quando medi a primeira vez , o manometro marcou 8 bar ao se fechar a pressao ou estancar , ou pressurizar seila, quando chegava ai o carro ja caia a rortaçao , meu mecanico falou caramba cara !!! onde voce achou essa bomba ? nossa pra equipar num pŕeparado ate com 2 bancadas !!!! eu disse : roberto so sei que comprei e o cara nao tinha original e ainda paguei 260,00 porai , a marca dela é da DPL e ta ate hoje , ja faz entorno de 3 anos
so isso que sei rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Retorno de Combustivel

Li na apostila da Multec 700 - Rochester que quando o retorno está funcionando (não está entupido no TBI ?)
a vasão normal é de 1 litro por minuto... o que derruba meu achismo de gravidade.

A gravidade existe mas o resto de pressão vindo da bomba e não 'ocupado' na dispersão da válvula injetora
ajuda a empurrar o combustivel excedente para o tanque.

E acrescento que devido a isso se estiver correto em 50 minutos de motor funcionando o tanque inteiro já foi filtrado uma vez !!! pelo
pré filtro,
filtro na bomba,
filtro de combustível no suporte
dutra s a

waldir escreveu:Retorno de Combustivel

Li na apostila da Multec 700 - Rochester que quando o retorno está funcionando (não está entupido no TBI ?)

??????????????? nao entendi

uma vez , eu puxei uma mangueira no retorno do tbi pra um galao e liguei o carro kkkkkkk
ele pegava funcionava mas nao demorava muito a rotaçao começou a cair rsrsr nisso com um alicate apertei o retorno e estabilizou a lenta e pra nao ficar segurando com alicate eu fazia uma dobra pra pressurizar o retorno , dai condenei o regulador rsrsrr, foi uma vez que eu botei um alcool ruim que doi , tao ruim que botamos no del rey do roberto , nem o o carro dele carburado nao saia do lugar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs estamos ai
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é Waldir a pressao é tao baixa que da a impressao que é por "gravidade" mas sempre tem uma pequena pressao, no meu manometro de ate 30 psi consigo precisar a mediçao. lembro no EFI que o tanque vazio dava pra escutar o jato de combustivel batendo no tanque pelo retorno. no atual ainda nao testei pq tenho que tirar o tanque pra limpar... tem gasolina de 2010 :lol: viro cola de sapato.

agora que lembrei que tenho um video ilustrando isso, esse é o meu atual, ali no becker esta com o retorno e admissao obvio. o retorno tem baixa pressao e da pra ver movimentando o alcool do recipiente. o video em questao foi feito pra coletar o consumo do motor.

esse é um ponto importante vazao! sai muito combustivel do retorno mesmo que com pouca pressao. ou seja o excedente saindo, basicamente o regulador de pressao tem uma mola que ao atingir a pressao pre-estabelicidade a mola abre deixando passar o restante pro retorno o outro tanto pra alimentaçao. nisso sempre sobra pressao, essa pressao é o suficiente pra ganhar de curvas,e ate mesmo contra a gravidade da tubulação.

no caso do Dutra se tiver virado o retorno nao vai causar problemas. so causaria se estivesse entupido ae detonaria a bomba,injetor, e tudo mais que tiver ligado.

Dutra pressurizar 8 bar sem vazao(estanqueada) é facil, quero fez pressurizar 8 bar com 8mm rolando frouxo na linha hehehe dae chama o lava jato pra competir :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ele so fez um teste pra ver se a bomba era boa , mal lembro como ele fez no manometro , sei que ele fechava uma valvula no manometro devagar e as vezes dando umas cortadas e segurava , coisa de 1 a 2 segundos dai quando o motor ia morrer ele soltava rsrsr

eu por exemplo nao acreditava que a pressao da direçao poderia chegar a 80 bar rsrrs coisa de louco rsr

eu ainda nao entendi o que tu disse : no caso do Dutra se tiver virado o retorno nao vai causar problemas. so causaria se estivesse entupido ae detonaria a bomba,injetor, e tudo mais que tiver ligado. ??????????????????

como assim virado, ? com a curva pra cima como a do danilo , ? na horizontal como o waldir falava ? ou no modo que esta na foto onde se virar pro lado numa curva e se o retorno estiver entupido pode ocasionar a queima da bomba etc,,,,, (claro com pouco de combustivel )??????????????????

abs estamos ai
Responder