Mecanica 2.0 16v N/A

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
dash
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por dash »

Vou descrever um pouco do meu projeto neste tópico, especificamente o motor e o que pretendo com ele.

Trata-se de um bloco 2.0 8v N20XF, do Astra flex e familia até 2011.

Imagem
Imagem
Imagem

A parte de cima vai ser dos motores 96~97 em diante os 16v que sairam no Astra/Vectra e familia, o x20xev.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As bielas serão do c20xe do famoso Vectra GSI/Calibra, com parafusos ARP.

Imagem
Imagem
Imagem

Na admissão quero usar borboletas individuais de GSXR 1000, de 42mm, com um coletor de admissão adaptado para as 4 borboletas.
Vai ser soldado 4 tubos para alongar os dutos e terminarem redondos para casar com as borboletas.

Imagem
Imagem

Faltam diversos detalhes, que quero ir completando ao longo desse ano.
Superficialmente o projeto é isso, espero que gostem e que compartilhem de opiniões :)

Imagem
Imagem
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por 500EF »

Vai usar que pistoes?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
dash
Membro SL (Ní­vel 1)

500EF escreveu:Vai usar que pistoes?
Vou usar os originais, com cavas.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

legal dash, apesar que nao sou fã de 16v e adaptações desse tipo. o resultado final fica bem legal mesmo

como nao sou leigo no assunto, ja imagino que tu vai aprontar né? pq 16V + coletor curto + individual teu torque vai ser de carro mil. e se por comando de maior duraçao ae sim ta completo, nem falo na outra ponta pq é obvio que é superior.

aproveite e faça polimento dos dutos dao muita diferença na subida de giro, veja meus videos tenho ate datalog neles pra ver em numeros. porem uso o motor completo N20XF

obs: o N20XF não é motor do astra. e sim do astra,vectra,zafira e uma parte da S10.
fabricaçao do N20XF foi de 2009 a 2012
depois venho o N24XF
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dash
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo escreveu:legal dash, apesar que nao sou fã de 16v e adaptações desse tipo. o resultado final fica bem legal mesmo

como nao sou leigo no assunto, ja imagino que tu vai aprontar né? pq 16V + coletor curto + individual teu torque vai ser de carro mil. e se por comando de maior duraçao ae sim ta completo, nem falo na outra ponta pq é obvio que é superior.

aproveite e faça polimento dos dutos dao muita diferença na subida de giro, veja meus videos tenho ate datalog neles pra ver em numeros. porem uso o motor completo N20XF

obs: o N20XF não é motor do astra. e sim do astra,vectra,zafira e uma parte da S10.
fabricaçao do N20XF foi de 2009 a 2012
depois venho o N24XF
O negócio é mais potência e torque para rotações mais altas, meu carro é muito leve, então torque demais em baixa é luxo.
Pra quem andava de 1.6 com carburador simples e se divertia, com mais cilindrada a coisa vai ficar divertida :smt023

Quero colocar uns comandinhos tb, e penso em retrabalhar os dutos e ângulos de válvulas bem de leve, esse cabeçote é provisório, então não posso investir muito nele.

Quanto ao n20xf, eu disse Astra e família, já embasando os outros veículos tb.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

esses cabeçote nao geram taxa, ae complica ainda mais a coisa do torque... so daria adaptando pistao mesmo.

tu resumiu bem, negocio dele é na alta, ae sim, dae é potencia.

é verdade, eu digo o mesmo, tinha um trequinho de 72cv que consumia mais que meu omega 3.0 e agora a potencia dele ta proxima do omega 3.0 com o aperfeiçoamento da ECU, escape, cabelote, etc. pra um carro de 1100kg ta muito bom. se o omega com 177cv e com seus quase 1500kg anda muito imagine esses mais leve como os nossos. ninguem precisa mais que isso, a nao ser se for pra outros fins.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dash
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo escreveu:esses cabeçote nao geram taxa, ae complica ainda mais a coisa do torque... so daria adaptando pistao mesmo.

tu resumiu bem, negocio dele é na alta, ae sim, dae é potencia.

é verdade, eu digo o mesmo, tinha um trequinho de 72cv que consumia mais que meu omega 3.0 e agora a potencia dele ta proxima do omega 3.0 com o aperfeiçoamento da ECU, escape, cabelote, etc. pra um carro de 1100kg ta muito bom. se o omega com 177cv e com seus quase 1500kg anda muito imagine esses mais leve como os nossos. ninguem precisa mais que isso, a nao ser se for pra outros fins.
Com os pistões flat com cavas pras válvulas vem bastante taxa, pelo menos 12 de taxa vem, se vier mais, melhor.

O conjunto bem balanceado faz toda a diferença, relação peso/potência comanda :smt005

Estou com dúvidas em relação a qual volante de motor usar, e suas respectivas embreagens.

Eu quero usar o volante dos carburados fase 2, por ser mais leve, porém a dúvida é na embreagem, sei que tem diversas embreagens, com tamanhos diferentes, queria saber se a perca é muito grande devido a menor área de contato no volante, ou se a dos carburados é maior, sou leigo nesse assunto, e o que pesquisei acabei não encontrando muita coisa explicativa sobre :smt017

Se puderem ajudar fico grato.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

No 2.0 eu acho que pode nao chegar aos 12:1.

Teria que medir.

Os de alcool com cavas no 2.2 chegam a 13:1.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder