Ventilador interno (Painel)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
bgarcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventilador interno (Painel)

Mensagem não lida por bgarcia »

Carlos A. Freire escreveu:
bgarcia escreveu:Fála Carlos,

O meu não tem ar condicionado, como falei antes, até tirei, limpei coloquei lá tudo certo, liguei novamente e parece mesmo que tá emperrado, já joguei o WD nas buchas, de tanto insistir ontem acabei perdendo a paciencia, pensei até em leva-lo num eletricista, mas queria saber a opinião dos amigos aqui antes....

abraço :smt023
Garcia,

para saber o que está ocorrendo, teria que estar com o carro ou equipamento presente. Contudo, se tem noção de elétrica, minha sugestão é retirar o motor fora, desmonta-lo, fazer a limpeza dos eixos, buchas e coletor do induzido. Se necessário, trocar as escovas. Se não tiver conhecimento ou noção do serviço, melhor levar para um reparador auto-elétrico ou oficina que recondicionam motores elétricos.

Abs,

Carlos Freire
Falou Carlos,

Tenho uma noção básica somente para tira-lo do compartimento e dar uma limpezinha apenas, vou tentar no fds que vem, dar uma ultima olhada nele, pois o WD pode ter dado algum efeito lá, caso não ter resolvido vou levar num eletricista conhecido aqui do bairro,
valeu amigo pelas dicas,

abrços :smt023
Nós capota mais num bréka !!!!
Monza SL/E - 91/91 2 portas,Verde,Gasolina.
Original, mais em Transformação,
Rio de Janeiro...
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Motores elétricos comuns costumam usar buchas de bronze fosforoso nos eixos.
Esse bronze é poroso, e mantém durante muito tempo, em seus poros, o óleo de lubrificação aplicado na fábrica. Alguns motores, como os de certos ventiladores domésticos, permitem que se coloque óleo nas buchas.
Já motores mais elaborados (e caros) usam rolamentos selados, onde a graxa é mantida dentro dele.
As vezes acontece dessa graxa ressecar, por ter o motor permanecido sem funcionar. Um WD-40 teoricamente pode penetrar no rolamento e amolecer a graxa, resolvendo o problema por algum tempo. Graxa, como muitos aqui sabem, é óleo misturado com sabão. Mas isso não é garantido.
O correto seria substituir o rolamento ou injetar graxa nova no mesmo.
Para conseguir isso só um aparelho que injete a graxa sob pressão.
Onde eu trabalhava, na aviação, existia esse equipamento, que era adaptado ao bico de engraxadeiras manuais.
Não acredito que os ventiladores do Monza tenham rolamentos, mas nunca abri um ventilador desses para ver [:)]

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por bodinho »

vou tentar desmontar!!! o meu nao tem ar condicionado
bgarcia
Membro SL (Ní­vel 1)

Resolvido Carlos,

Levei num auto-elétrico aqui do bairro hoje, ele trocou as buchas e as escovas, me cobrou R$ 35,00 pelo serviço, não achei cáro não, mas esse é o preço por comprar o carro e não verificar o ventilador do Monzão antes, resultado tudo ressecado, já instalei denovo, chega de perrengue na chuva, agora tá 100% denovo...

abração
Rio de Janeiro...
bgarcia
Membro SL (Ní­vel 1)

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Motores elétricos comuns costumam usar buchas de bronze fosforoso nos eixos.
Esse bronze é poroso, e mantém durante muito tempo, em seus poros, o óleo de lubrificação aplicado na fábrica. Alguns motores, como os de certos ventiladores domésticos, permitem que se coloque óleo nas buchas.
Já motores mais elaborados (e caros) usam rolamentos selados, onde a graxa é mantida dentro dele.
As vezes acontece dessa graxa ressecar, por ter o motor permanecido sem funcionar. Um WD-40 teoricamente pode penetrar no rolamento e amolecer a graxa, resolvendo o problema por algum tempo. Graxa, como muitos aqui sabem, é óleo misturado com sabão. Mas isso não é garantido.
O correto seria substituir o rolamento ou injetar graxa nova no mesmo.
Para conseguir isso só um aparelho que injete a graxa sob pressão.
Onde eu trabalhava, na aviação, existia esse equipamento, que era adaptado ao bico de engraxadeiras manuais.
Não acredito que os ventiladores do Monza tenham rolamentos, mas nunca abri um ventilador desses para ver [:)]

Abraços
Fala Luiz, rolamento acho que não tem não, são buchas mesmo, pelo menos do sem A/C como o meu é, como o Carlos tinha mencionado antes. Foi isso aí mesmo, tudo ressecado, mais depois de uma manutençãozinha e R$ 35,00, tudo resolvido agora... Tu trabalhou na aviação cára ? Eu trabalho, na Aviação Executiva aqui no Rio!

grande abraço
Rio de Janeiro...
rogerio taveira

Mensagem não lida por rogerio taveira »

Galera, como faço pra retirar esse ventilador interno do meu monza, ele é sem ar condicionado, tem uma capa preta de plastico tampando ele, não conseguir retirar ela, fiquei com medo de quebrar, como faço? abraços!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rogerio taveira escreveu:Galera, como faço pra retirar esse ventilador interno do meu monza, ele é sem ar condicionado, tem uma capa preta de plastico tampando ele, não conseguir retirar ela, fiquei com medo de quebrar, como faço? abraços!

Já postou a mesma mensagem em outro tópico e lá, já foi respondida.

Para melhor organização deste fórum, evite ficar repetindo mensagens. Se postou em um tópico, aguarde que logo que alguém que souber a resposta irá postar.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder