RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
EverJrAm
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por EverJrAm »

Bom dia a todos!

Primeiramente o brigado pelas informações e opiniões que estou recebendo.

Minha situação é que terei que fazer o motor de qualquer forma, o carro ja esta até parado para evitar mais desgaste. Galera minha duvida principal, é o que melhor fazer? Turbinar ou Trocar o motor.

Sempre gostei de carro turbo, mas nunca tive muita coragem pois nunca encontrei alguem aqui em Manaus de confiança para mexer em motor GM, AP encontro de quilo!
Quero se possível Turbinar meu motor para rodar no dia dia, e as vezes brincar um pouco na pista da Drag Racing aqui em Iranduba. Mas o principalmente é meu dia a dia com meu carro.

Preciso saber o que devo comprar, o que devo fazer pra já reforçar as coisas para isso?. Alguém ai conhece algum site que tenha uma "receita básica", sei lá galera estou um pouco sem "Norte" agora.

Pensei em comprar o motor 2.4 da S10,(De S10 porque foi o que consegui encontrar por aqui),pois a uns dois meses atras fui a um treinamento em São Paulo, tive oportunidade de andar em um monza 94 com esse motor só que do 16v do Vectra, ele me deu muitas ideias mas era muito fechado a detalhes. O carro tava muito bom pra andar, bem forte de certa forma com motor ainda original, ele me afirmou que com a mudança que fez, o consumo de gasolina era muito bom.

Por isso que me empolguei, pensei mais também pelo fato de "Atualizar o Monza", mas ja estou batendo de frente com muitas barreiras com o DETRAM daqui e pra piorar ainda mais, carro turbo aqui naõ se legaliza de maneira alguma.

Tirando algumas duvidas.

Preciso fazer meu motor. ele é um 2.0 EFI Original em tudo, nunca foi aberto a nao ser para descarbonizar.

As primeiras duvidas são,

Para Turbinar da forma correta.

1- Uso os meus Pistões? Se, pra reforçar, tiver que trocar pra qual seria?
1.1 - Dizem que se eu passar para pistoes de 0,50, fica perigoso pra turbinar.

2- Meu carro é um bico, como faria a alimentação disso? Alguns falaram que passar pra MPFI seria melhor.

3- Andei um tempo atrás em um turbinado aqui em manaus, mas percebi que 1º, 2º e 3º esgoelando muito, nã sei se a turbina era pequena. ou se caixa de macha do meu carro é curta demais.

Inicialmente é isso.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Depende do objetivo. Mas pecas forjadas encarecem bastante o projeto.

Quanto quer de potencia? Da uma passeada pelo topico do meu 500EF turbo na secao de fotos e veja se isso seria suficiente para voce.

Meu carro tem motor original, STD, nada forjado, com mais de 220.000 km rodados e esta turbo desde 2007.

Quanto a injecao, é possivel turbinar com ela. Ai coloca-se um gerenciador externo para controlar outro bico mono e atraso de ponto somente quando entrar pressao.

Desta forma, andando normalmente, sem a turbina "entrar", somente sua injecao original alimenta o motor. E quando afundar um pouco mais o pe, o gerenciador entra junto para completar o que falta.

Simples, facil, pratico e funcional. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

EverJrAm escreveu:mas ja estou batendo de frente com muitas barreiras com o DETRAM daqui e pra piorar ainda mais, carro turbo aqui naõ se legaliza de maneira alguma.
ae vai complicar.... ja tentou pedir um expedição especial pra carros modificados?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
EverJrAm

Bom dia a todos!
Quanto quer de potencia? Da uma passeada pelo topico do meu 500EF turbo na secao de fotos e veja se isso seria suficiente para voce.
Ainda não consegui encontrar seu topico!

MEu objetivo é andar na rua, no dia dia mesmo, meu trajeto durante a semana normalmente é Casa X trabalho - Trabalho X Casa, não rodo muito no carro durante a semana mas nos finais de semana pego estrada.

Toda quarta-feira de noite, a Pista da Drag Racing, é aberta para que possam testar os carros, seria o máximo que iria fazer!

Quero primeiramente resolver os problemas do meu carro, mas já dando uma apimentada nele.

Ja estou comprando o básico, Bomba de Água, de Óleo, Sensores,

Voces poderiam me passar um contato que consiga as peças necessárias para esse projeto?

Consigo chegar aos 200 cv sem muitas mudanças?? Estou lendo e pesquisando vários exemplos e modelos de turbinas, ainda não encontrei nenhum lugar que eu encontrasse um "passo a passo", mas aqui com vocês, já encontrei algumas boas informações, :smt024

Em abril, vou começar a mexer nele, abrir motor, ver se vou consigo mate-lo STD, estou com receio que tenha que passar para pistões 0,50.

Vamos ver né! Agora que comecei, so quieto quando meu carro começar a espirrar com segurança. :lol:
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Não deve ter nenhuma dificuldade para chegar (e até passar) dos 200cv, turbinando.

Não tenho vídeo recente dele (pelo menos não algum que possa colocar aqui, abertamente... rsrsrs).

Aqui o carro pré-parado:

https://www.youtube.com/watch?v=KML8lPbzwC4

E aqui ele pré-andando... rsrsrs. Feito em 2012, numa subida, quando ainda rodava com 0,8bar e ignição indutiva:

https://www.youtube.com/watch?v=lXTMrcfjZAA

Hoje está andando muito mais forte que isso, com 1,0bar, ignição CDI e algumas melhorias aqui e ali... Canta pneu até o final da terceira, a uns 120 km/h.

https://www.youtube.com/watch?v=bzVIsQbLIqE

Mas deve servir de referência para você. ;)

Sobre material para leitura, eu posso sugerir que leia nesta página ( http://www.cmracing.com.br/ ) as seções de "Mitos e verdades - Turbo compressor" / "Técnica - Manual de instalação do MEG" e "Técnica - Transforme seu motor para álcool".

Mesmo que depois vá usar outro tipo de gerenciador, as informações que tem aí devem ajudar a orientá-lo sobre como proceder para turbinar o carro. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
EverJrAm

Ola,

Segue a lista do que devo comprar, Inicialmente.

1 - Peças para retifica do motor (OBS: Lembrando que quero Turbinar o Monza, e com isso quero reforça-lo ou ao menos deixa-lo bem certinho pra receber a turbina)

1.1- Kit de Junta com Retentor,
1.2 - Jogo de Anéis,
1.3 - Bronzina de Mancal,
1.4 - Bronzina de Biela,
1.5 - Bomba de Óleo,
1.5 - Bomba d'Água,
1.6 - Correia dentada,
1.7 - Correia do Alternador
1.8 - Correia do Ar. Condicionado,
1.9 - Kit Pistões STD ou 0.50. (Ainda não sei se vou precisar trocar, mas já estou tirando minhas duvidas.)

2 - Duvidas,

2.1 - Jogo de velas e cabo de velas, Compro Original? Já ouvi falar sobre as velas Multiponto, não sei se faz diferença.
2.2 - Já poderia colocar um modulo de ignição? Ainda mais que vou ter futuramente que incluir um bico suplementar.
2.3 - o Kit de embreagem, compro original ou já de cerâmica ou coisa do gênero, algo que não fique muito pesado pois é carro para o dia a dia.

3- Para Turbinar,

3,1 - Qual Kit e Turbina devo comprar,pessei numa .50 mas não sei caberia sem que colocasse um coletor deslocado. que marca da turbina? Onde vocês me indicam comprar? e demais peças necessárias.

Ainda tenho que aprender mandar fotos aqui, mas quando consegui envio do meu carro.
Responder