Tensionamento correia sem esticador

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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luiz sle
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Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoal, queria saber qual o tensionamento correto da correia dentada do Monza 87/88, visto que o mesmo não usa esticador. O manual de reparo do Monza 82 indica ferramenta especial para conferência, o do 90 ensina pelo esticador.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por Reitech »

Cara os 87 q já mexi tinham esticador os únicos q não tinha eram os 85 pra baixo..... Pra esticar esses mais antigos tem q ser pela.bomba d'água com tensão de 90graus de giro apenas isso
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luiz sle
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por luiz sle »

Os 87 e 88 não tem. Começou em 89

Como assim em 90°?
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Gilmar Martins
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

luiz sle escreveu:Pessoal, queria saber qual o tensionamento correto da correia dentada do Monza 87/88, visto que o mesmo não usa esticador. O manual de reparo do Monza 82 indica ferramenta especial para conferência, o do 90 ensina pelo esticador.

Pois é Luiz sle, os 85 e 86 que que eu tive não tinham esticador de correia, a tensão é feita através da posição da bomba d'água. Na maioria das vezes que eu troquei eu nem mexi na tensão, foi tirar uma e colocar a outra. Eu colocava as polias na posição correta de sincronismo, e empurrava a velha para fora com uma chave de fenda ou algo parecido e saía fácil, a nova eu posicionava com cuidado e empurrava no lugar. Era muito fácil. :smt023

Abraços,

Gilmar
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pablopttm
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por pablopttm »

Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples

Abraço

EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.

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luiz sle
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por luiz sle »

pablopttm escreveu:Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples

Abraço

EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.

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Perfeito, farei assim também!


Tô tendo problema de vazamento na bomba, pelo oring com o carro desligado, troquei a porcaria do oring e continua vazando, não sei mais o que fazer.
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por pablopttm »

Faz assim , limpa tudo ali no alojamento da bomba e passa vaselina em pasta no alojamento da bomba e no oring . Vai em qualquer borracharia e pega um pouquinho eles nem vão cobrar.
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Gilmar Martins
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Re: Tensionamento correia sem esticador

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

luiz sle escreveu:
pablopttm escreveu:Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples

Abraço

EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.

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Perfeito, farei assim também!


Tô tendo problema de vazamento na bomba, pelo oring com o carro desligado, troquei a porcaria do oring e continua vazando, não sei mais o que fazer.
Já verificou se o alojamento da bomba no bloco não está corroído ou danificado? Se for o caso talvez tenha que colocar silicone ou alguma cola junto com o anel de vedação (oring). Eu tive que fazer isso nas conexões de algumas mangueiras (por causa da corrosão da flange) que não paravam de vazar e deu certo. :smt017

Abraços,

Gilmar
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