Fiquei na dúvida desta sua medição. Primeiro seria comparar entre os polos da bateria pra ter noção de qual a tensao que está nela com o motor desligado, pra depois medir no bico usando o polo + da bateria como positivo e o massa que chega no bico. Foi isso mesmo? Olha o que eu vou te falar nao vai ajudar, até porque to sem o manual aqui na faculdade e nao sei de cabeça este controle do injetor rsrsrs...... Com a ignição ligada e o motor parado, algumas saídas da UCE parece que hora ficam negativa mas ai voce liga o carro e ela fica positiva ou vice-versa (os amigos aqui me corrijam por favor!). Digo isso porque quando eu estava instalando meu ar condicionado e fazendo as ligações dele na central, estava procurando os pinos no conector e era a maior loucura ficar medindo tensao nas saidas da UCE. O que resolveu meu problema foi testar com reles rsrs e ve se ele realmente atracava ou nao, que era o meu objetivo final.....
Voltando ao seu problema. Olha no manual da injeção Multec que tem disponivel pra baixar aqui e la tem a sessao de testes e diagnosticos, aonde voce encontrara os valores de tensao em cada sistema e como medir, o que achar, etc. Acho que o teste valido seria mesmo ligar um osciloscopio caseiro nos fios do injetor e ver se ele pulsa direito (va no youtube e procure pelo canal ORAGIO CURSOS AUTOMOTIVOS - neste canal, procuro o video em que este sr ensina a montar um osciloscopio caseiro com 1 cabo de microfone, alguns resistores e baixar um programinha gratuito para pc pra voce poder usar. recomendo!)
Vai mantendo a gente informado ai a medida que for fazendo testes, ou se ja resolveu....
Monza efi a álcool liga normal e depois de segundos morre
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza efi a álcool liga normal e depois de segundos morre
Cooper...na alimentação do bico, se eu usar o + (Que vem direto da bateria) e medir com Massa da bateria, bate 12v. Mas com a chave ligada, se testar o mesmo + com o Massa que a UCE envia para controlar o sinal, chega apenas 10.8v, não sei se é normal, se alguém puder me informar eu agradeço.
O módulo de controle da injeção do Monza EFI utiliza um sistema diferente para controlar a abertura do injetor.
Ao contrário da maioria dos carros, o bico injetor do EFI não possui resistor em série com ele para baixar a voltagem (e a corrente) e evitar a queima do mesmo. O Monza MPFI, por exemplo, possui um resistor em série com cada bico.
O injetor do EFI recebe a voltagem do sistema e faz terra através do circuito eletrônico do módulo.
Para abrir o injetor, o módulo provê uma massa real, isto é, toda a voltagem do sistema é aplicada no injetor, para ele abrir rápido.
Para evitar a queima do enrolamento da bobina do injetor, logo em seguida o módulo muda a massa para uma massa 'atenuada', isto é, coloca resistência no circuito, baixando assim a corrente (e a voltagem) circulante no injetor.
A página seguinte contém, entre outras coisas, dicas de como testar a válvula injetora:
http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca53.htm
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ