Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
So por precauçao...Carlos e qual a forma mais pratica de checar se o HEI está ou nao chaveando a bobina de alta tensão? Imaginando que se tem a disposiçao um multiteste, ferramentas, mas nao osciloscopio.
Fiz um osciloscopio caseiro com cabo de microfone,resistores e um programa que precisa rodar no notebook (aprendi num canal de injeçao eletronica de um senhor, recomendo fortemente;ja deixei um link uma vez num topico mas posso postar novamente se interessar), mas nao sei como testar com ele.
Fiz um osciloscopio caseiro com cabo de microfone,resistores e um programa que precisa rodar no notebook (aprendi num canal de injeçao eletronica de um senhor, recomendo fortemente;ja deixei um link uma vez num topico mas posso postar novamente se interessar), mas nao sei como testar com ele.
- Carlos A. Freire
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Italo, o osciloscópio é a melhor ferramenta para esse tipo de teste. Caso não tenha um equipamento desse ou não saiba usa-lo, use uma caneta de polaridade. Ela tem custo baixo e não danifica nada no circuito do carro. A medição deve ser feita no terminal que vai para o negativo da bobina de ignição.
Vale lembrar que para o HEI funcionar, deve ter alimentação de entrada aterramento e sinais de entrada e saída.
Abs,
Carlos Freire
Vale lembrar que para o HEI funcionar, deve ter alimentação de entrada aterramento e sinais de entrada e saída.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Ferramenta indispensavel, tenho uma girafa em casa mas n tenho essa canetinha rsrs Vou providenciar
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Boa noite monzeiros .li sobre os assuntos todos. o mesmo sintomas do meu efi 91 . Dava partida e nao ligava.coloquei o modulo rey reserva e nada Coloquei a bobina i mpulsora e dei partida e funcionou com ajuda dos monzeiros até
Editado pela última vez por jose benedito moura em 27 Out 2016, 21:01, em um total de 1 vez.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Olá pesssoal.
Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.
Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.
Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.
Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.
Abs
Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.
Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.
Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.
Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Boa tarde galera, li vários tópicos aqui sobre a bendita da bobina impulsora, aconteceu q eu mesmo troquei a bobina e o módulo H E Y. Mas agora o carro num quer ligar...o motor gira gira mas num liga, comecei a mexer nos fios da impulsora q ligam no hei e deu um mal contato pois quando eu mexia saia centelha do cabo q liga a bobina de ignição no distribuidor..comprei outra bobina impulsora e a mesma coisa... Quando coloco os plugs Da bobina no hei sai centelha mas quando encaixo ele certinho parece q isola e num sai mais centelha. Tô quase abandonando tudo, pois se o carro num pega como vou levar numa oficina. O bico pulsa e injeta gasolina certinho, tenho quase certeza q o problema é nessa conexão entre o hei e a bobina impulsora...me ajudem por favor
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
- waldir
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
pode ser mal contato nos terminais da bobina impulsora.
Se colocou excesso de pasta no Hei para ajudar na dissipação de calor, verifique se não isolou com pasta o parafuso
que forma o aterramento (negativo) no Hei.
Se colocou excesso de pasta no Hei para ajudar na dissipação de calor, verifique se não isolou com pasta o parafuso
que forma o aterramento (negativo) no Hei.
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
O meu 93 estava com esse mesmo sintoma, ligava e parecia que tinha cortado o combustível e apagava, solava, solava e nada. Após um tempo dava partida e pegava, mas apagava logo após. Era o módulo hei, foi trocado junto com a capa do distribuidor e já era.problema resolvido.