Dúvida bobina de ignição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, eu disse que a bobina é para uso de pré resistência, foi mesmo por conta da imagem postada, imaginando que aquela estava no carro.
A etiqueta moderna da bobina de ignição asfáltica Bosch mostra bem por conta da cor. Ad antigas não eram assim.

Veja essa matéria:

http://eletricistaautomotivo.blogspot.c ... -azul.html

Os links que passei foi para tirar a dúvida postada de qual era e qual valor, onde mostrei que já tem pronta com suporte e de fácil instalação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá tyo. Sim meu Monza tem módulo ez-k. Sim no painel acende lâmpada da injeção quando gira a chave de ignição. Quando o motor pega a lâmpada apaga
Abs
Gilmar
Vectra 97 GLS
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

então um pulso vem do modulo ez-k para bobina e não tem o fio resistivo originalmente pois não é a ignição resistiva da bosch você pode comprar um resistor igual o Carlos postou o link instalar e ser feliz com a kw da bosch. Meu monza que é carburado tem o modulo da bosch tem o fio resistor originalmente
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

eu disse que a bobina é para uso de pré resistência, foi mesmo por conta da imagem postada, imaginando que aquela estava no carro.
A etiqueta moderna da bobina de ignição asfáltica Bosch mostra bem por conta da cor
Carlos Freire

Segundo o catálogo 2016/2017 da Bosch para bobinas, as bobinas com final 67, 77, 91 e 97, apesar de serem todas vermelhas, têm aplicações e voltagens de trabalho diferentes.
Segundo esse mesmo catálogo (existe um mais novo?), somente a de final 67 usa pré resistência, e como eu escrevi e mostrei imagem do CepChev, não é aplicável ao Monza do Gilmar. Segundo imagem postada pelo Gilmar, é a bobina que ele acabou de instalar no carro dele.
A bobina para o carro dele é a vermelha com final 91, que substitui as originais 522 69 744 e 932 12 547 (fig 2)
Colocar pré resistência que não existe no projeto original, pra mim, é gambiarra.
Se fizer isso, vai ter de instalar um fio entre o automático de partida e o positivo da bobina.
Se um dia quiser substituir o motor de arranque por um mais moderno vai ter dificuldade com esse fio, pois os automáticos mais novos não tem esse conector.
Por outro lado, e para mim mais importante, é que os componentes do sistema de ignição formam um conjunto, as bobinas não têm só diferença na voltagem de trabalho. Elas têm diferenças outras de funcionamento, que podem causar superaquecimento ou outro problema se não for mantido o projeto de fábrica (fig 1).
Claro que, no final das contas, o Gilmar é quem decide. Afinal quem vai usar o carro é ele. :)
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 09 Abr 2018, 21:57, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins

Beleza pessoal. Muito obrigado por todos os posts.
Me esclareceu muito essas propostas que comentaram.Vou refazer minhas contas e decidir o que farei.
É bem provável que eu opte por uma original, afinal minha intenção é deixar o carro mais próximo possível do original, embora isso é praticamente impossível devido ao auto custo. Mas na medida do possível eu farei isso.
Então seria esse o produto? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -monza-_JM
Abraços a todos vocês.
Gilmar
Vectra 97 GLS
JGiovanniL
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por JGiovanniL »

Gilmar, tu falaste em uma gambiarra para auxiliar na partida quando o motor já está quente.

Eu tenho enfrentado problemas com a partida no meu carro quando quente desde que o comprei. Ele estava usando a mesma bobina há 28 anos desde que saiu da fábrica (uma bosch dessas vermelhas. Já tinha marcas da corrosão do suporte impressas no aluminio da bobina).

Troquei a bobina por uma Olympic que muitos conhecidos que trabalham no ramo de reparação me garantiram que é boa. Realmente, o carro parece ligar mais fácil QUANDO FRIO (é só deixar na posição II uns 5s e pega quase no susto). Já quando eu ando, paro o bicho e vou ligar de novo, mesmo deixando a chave no II um tempo, ele custa a pega. Vira, vira e vira e pega quando quer.

Ele é um 500EF e quando eu troquei a bobina, notei que ele tinha esse fio verde mais fino. Como ele estava na rua, enguiçado por não ligar e eu fiquei com medo de fuçar muito tempo exposto, tirei a bobina antiga às pressas e botei a nova sem nem apertar os parafusos direito.

Acabei colocando o fio verde no negativo.
Monza Classic 500 E.F. Bordô 1990 2.0 MPFi Gasolina
Gilmar Martins

JGiovannil, você quer dizer que a minha ligação está errada, é por isso que quando o motor está quente tem dificuldade de "pegar"?
Vectra 97 GLS
Gilmar Martins

Eu troquei a bobina por a recomendada, conforme foi mencionada já nesse tópico (final 091) e ela continua esquentando muito, eu acho que está acima do normal.
Vectra 97 GLS
Responder