PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Cheistopherdomonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RE: PISEI NO FREIO... O MONZÃO MORREU!

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

Carlos A. Freire escreveu: 11 Ago 2025, 17:06
Cheistopherdomonza escreveu: 11 Ago 2025, 16:50
Entendi amigo... A engrenagem do sensor de velocidade que fica dentro do câmbio está girando. Eu sei pq tirei o VSS esses dias e girei a roda para ver se a cabeça que fica la no câmbio girava, e ela girou... Questão da oscilação até apagar é tipo: O carro anda redondo quando eu piso no freio para parar no semáforo ou algumas lombadas, mas tem vezes que nessa mesma situação ele começa oscilar, fica: vrum - ponteiro desce... vrum - ponteiro sobe umas 4 ou 8 vezes seguida. Ai depois estabiliza perto dos 1000 giros... Mas tem vezes na curva desacelerando ou lombada pisando no freio, que ele apaga. Eu vou começar examinando o VSS então, pq remendei um fio dele que tava quebrado, mas continuou sem marcar o velocímetro.

DETALHE: quando o carro fica oscilando e depois volta ao giro normal sem morrer, os faróis oscilam tmb e o ponteiro da bateria segue a mesma oscilação do motor para cima e para baixo sucessivamente até estabiliza dnv no 1000 giros, cerca de 10s no máximo ele leva para estabilizar quando acontece, e na maioria é semáforo. Eu acredito que seja VSS, viu? Pq troquei mangueiras conectei tudo certo no vácuo e etc...
O VSS tem um eixo que montado no câmbio, também vai girar. Então faça o mesmo teste com VSS no local. Do VSS para o painel é um cabo de aço que movimenta o velocímetro. Se girar no VSS e não girar o cabo chegando no painel, o cabo está quebrado. Mas fica atendo! O cabo do velocímetro nos modelos com conta giros, tem uma passagem pela carroceria atrás do painel bem para esquerda, para evitar a quebra do cabo em pouco tempo. Se não passar pelo local correto, o cabo vai fazer curva muito acentuada e vai quebrar em pouco tempo.

Já a oscilação da marcha lenta pode ser o VSS com defeito pois disse que remendou fio. Se quebrou na base do VSS, por experiência o fio já está duro e ressecado e não vai durar muito tempo.
Vale lembrar que o VSS de Monza com câmbio manual é de 8 pulsos e do automático de 13 pulsos.

Abs,

Carlos Freire
Consegui resolver amigo. Tirei o painel e o parafuso pequeno da peça plástica que prende os números do ponteiro de velocidade estava meio frouxo. Acho que aquilo ali fazia algum tipo de aterramento. Pq eu girei o relógio ( a parte que o cabelo de velocidade é acoplado) com a mão depois de apertar e o ponteiro deu sinal. Agora só falta resolver o conta giros... e o VSS realmente já era.
Responder