Luiz Carlos (Rio) escreveu:Carlos Freire, no catálogo dá a entender que a válvula de alivio do cabeçote está atrás dessa tampa redonda com 4 furos.
Realmente a figura não é muito clara, e não dá para se saber que alívio de cabeçote é, se é do sistema de óleo ou não.
Em outros carros essa válvula atua com essa função que vc falou, mas no catálogo isso está claro.
Achar que essa válvula lidava com água foi uma hipótese, já balançada na minha postagem anterior, se vc teve a paciência de ler
A dúvida agora é se essa peça redonda é removível. No meu motor ela tem um recorte hexagonal, que ao que tudo indica é para remoção da mesma. No carro que está vazando existem 4 furos na tal, ninguém sabe para que os furos.
Contamos com sua experiência para ajudar a destrinchar esse pepino.
Abraços
Luiz Carlos,
eu acompanho a todas as mensagens deste fórum e, entendi perfeitamente as dúvidas. Postei sobre a válvula, porque nas mensagens, haviam dúvidas sobre sua função e, como já tenho experiência de troca dessa válvula, resolvi postar para que todos que leiam as mensagens, e até o pessoal que não estam participando com respostas as mensagens, não se confundam e aumentam os conhecimentos sobre o carro.
Realmente... se verificarem pelo catálogo ChepChev, a linha que liga esse componente a seu local tem a visualização prejudicada. Mas, como você mesmo verificou em outros veículos a função da válvula, passou desapercebido que no catálogo do Kadett, tem o adaptador de posição 24 e o sensor de posição 23. Como o cabeçote do Kadett é igual ao do Monza do mesmo ano, e esse adaptador é igual ao do Monza:
O código: 94638935 - ADAPTADOR do medidor de temperatura
Se procurarem no catálogo do Monza, na seção de Arrefecimento e lubrificação, no assunto termostato, vai perceber que tem o adaptador do medidor de temperatura, na posição 15, e com mesmo código.
Se as peças tem códigos, sugerem que podem ser trocadas.
Abs,
Carlos Freire