Troca da mangueira de pressão

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca da mangueira de pressão

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Pessoal, estou vendo, pois a minha mangueira de pressão estourou pouco antes de eu encostar o carro para a restauração, e gostaria de trocar ela, trocar em casa mesmo, mas como se dá o procedimento para a retirada dela? Ela sai da caixa de direção e vai até a bomba. No meu caso, basta trocar a mangueira, pois não tem nenhum fazamento na DH, nada pinga, nem pela bomba, nem na caixa.

A marca LUCIFLEX foi a única que achei, nem na Accioly eles tem disponibilidade dela.

Pelo que eu vi no CEP, não tem nenhum parafuso, como se ela fosse somente encaixada. Fico no aguardo.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Troca da mangueira de pressão

Mensagem não lida por Rafaelo »

ela nao é com sextavada nas ponta? e so bota a chave e girar? mangueira de alta pressao tem a ponta conica e com uma capa sextava por dentro das ponteiras e prensada com a mangueira

geralmente é assim a capa gira em torno do proprio eixo

http://www.nafil.com.br/gerimagem.php?img=11214 da uma olhada é tipo linha de freio ponta conica e sextavado livre no propio eixo é so pega uma chave e pronto
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Eu vi a foto, mas não vi no carro exatamente. Pois vi isso aqui do trabalho. Acho que vou pegar só a mangueira mesmo e trocar em casa e voltar a ter DH já que a que estourou for perto da caixa de marchas, ou seja, a mangueira deveria estar velha ou ja deve ter sido batida ou não sei.
Rafaelo
MODERADOR

é facil de troca so precisa de uns pano,copo pra coletar oleo, oleo novo prende tudo, e faze a sangria no sistema depois de instalado.

acho que o mais chato e mete a chave ali pra tirar o ja que e um lugar dificil acesso
andre.nizer

Mensagem não lida por andre.nizer »

Marcell 500 EF escreveu:Eu vi a foto, mas não vi no carro exatamente. Pois vi isso aqui do trabalho. Acho que vou pegar só a mangueira mesmo e trocar em casa e voltar a ter DH já que a que estourou for perto da caixa de marchas, ou seja, a mangueira deveria estar velha ou ja deve ter sido batida ou não sei.

as pontas das mangueiras da DH não são presas com pressão ?

dai akela ponta eh parafusada em algum lugar...

se for só com a abraçadeira ela não suportará a pressão e irá vazar direto
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

As mangueiras do sistema de direção hídráulica do meu Monza (não sei se é igual em todos) são mangueiras dessas cujas extremidades são canos rígidos, dotados de uma porca.
Na confecção dessas mangueiras, a parte flexível é rosqueada nas extremidades rígidas e depois recebe uma capa metálica prensada. A mangueira não deve girar sobre o cano, deve ficar fixa nele.
O que gira é somente a porca de cada extremidade.

Qdo eu trabalhei na aviação, o maior terror dos mecânicos eram as mangueiras do motor. Eram do tipo das mangueiras do radiador, encaixadas e depois presas por braçadeiras.
Acontece que, com o calor do motor, essas mangueiras colavam de tal maneira que para remover depois só cortando com faca afiada :smt021 . A gente chamava aquelas coisas de "durites'. Qdo começaram a surgir as primeiras mangueiras com porcas nas pontas, foi um avanço extraordinário para nós :smt023

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Pois é, realmente, a ponta é fixa mas presa pela porca. Como o Rafaelo falou, difícil acesso, mas fácil substituição.

Vou verificar assim que surgir a disponibillidade financeira, irei comprar a mangueira e fetuar a troca da mesma.
Rafaelo
MODERADOR

Marcell 500 EF escreveu:Pois é, realmente, a ponta é fixa mas presa pela porca. Como o Rafaelo falou, difícil acesso, mas fácil substituição.

Vou verificar assim que surgir a disponibillidade financeira, irei comprar a mangueira e fetuar a troca da mesma.
eu to fazendo toda a linha nova dos freio inclusive as ponteiras novas e os tubo tb. da uma olhada na ferramenta e na ponta conica ali da pra ve a porca que gira em torno do eixo da mangueira so que na foto e o de freio mas o sistema é iqual pro hidraulico so muda que a o tubo de aço e prensada na manqueira flexivel e no propio tubo tem ja a porca no seu eixo assim so o conjunto todo gira. ja viu atraz do eixo traseiro tem um sistema assim praticamente iqual ao hidraulico é o flexivel que liga o freio traseiro

Imagem

aqui da pra ve nao é pra monza mas é pra DH. so precisa da uma chave 10 pra desrosca as ponta é barbada so é chato de tira...
Imagem
Editado pela última vez por Rafaelo em 17 Nov 2008, 13:44, em um total de 1 vez.
Responder